Diz o Record de hoje que Gonçalo Guedes vai ser emprestado já em Janeiro, e que o Belenenses e Gil Vicente se afiguram como destinos mais prováveis.
Se assim é, é uma decisão que colhe o meu apoio. O Gonçalo Guedes precisa de jogar, precisa de crescer num ambiente competitivo superior à Segunda Liga.
Mas aqui, e aqui apenas entra a minha opinião, eu acho que era assim que deveria acontecer com TODOS os jogadores em quem o Benfica vê como GRANDES apostas para o futuro.
Confesso que não sou grande adepto das equipas B, equipas B que já existiram em Portugal há vários anos atrás, depois deixaram de existir, agora voltaram, e eu duvido que durem muito mais tempo.
E baseio e minha opinião em quê?
1. No exemplo Gonçalo Guedes, e no entendimento óbvio que a Segunda Liga não é o espaço ideal para o seu crescimento. Se não é para ele porque raio há-de ser para os outros? É porque são mais fracos? Se são mais fracos é porque se sabe desde já que não servem.
2. No meu entendimento que se a Primeira Liga já tem um nível competitivo globalmente muito baixo, a Segunda Liga ainda mais baixo terá, pelo que não creio ser o espaço ideal de desenvolvimento a um jogador que quer um dia afirmar-se como jogador de topo no Sport Lisboa e Benfica.
3. Nos próprios custos financeiros da participação num campeonato de segunda liga, como acontece com o Benfica B, uma competição a nível nacional, e quanto a mim com pouco retorno no que diz respeito à promoção de jogadores desse Benfica B ao Benfica A.
Daquilo que eu vejo:
A. Continuarão a ser, hoje e no futuro, poucos os jogadores da equipa B que encontrarão o seu espaço na equipa A;
B. Daquilo que eu vejo, há MUITOS jogadores na equipa B do Benfica sem futuro nenhum dentro do Benfica;
C. Daquilo que eu vejo haverá 4 ou 5 jovens na equipa B com possível futuro na equipa A, mas que, e tal como se reconhece ao Gonçalo Guedes, deveriam completar esta etapa do seu crescimento num nível mais exigente, numa primeira liga e não na segunda;
D. Daquilo que eu vejo, e tal como sempre entendi a situação, jogador que se queira afirmar na equipa A do Benfica, tem de ser capaz de se afirmar num Belenenses ou Gil Vicente. Afirmar-se num Benfica B não é um verdadeiro teste, na minha opinião.
F. Se a equipa B não serve para fazer jogar jogadores menos rodados como Cristante ou Nélson Oliveira por exemplo, torna-se difícil, para mim pelo menos, entender o real papel das equipas B num clube como o Benfica.
G. Aqueles jogadores medianos, com poucas possibilidades de chegarem ao Benfica A, mas ainda assim a quem o Benfica reconhece algumas possibilidades de darem um salto qualitativo a curto prazo e que o Benfica não quer perder desde logo, poderiam continuar a ser emprestados a equipas da segunda liga nacional, e encontrarem aí o espaço competitivo que encontram atualmente na equipa B. A desculpa do poderem crescer na Luz dentro de um sistema de jogo específico, para mim não tem grande sentido, já que um dia sairá Jorge Jesus e de repente muda tudo.
H. Se a equipa B, por exemplo em relação ao Gonçalo Guedes, só serviu para ele dar os primeiros passos, e escassos meses depois já se acha que não é o espaço indicado ao seu desenvolvimento e tem de sair para jogar a um nível mais alto (o que eu concordo), será então que as equipas B terão um papel assim tão decisivo no crescimento destes elementos? Os benefícios justificam os custos que têm?
I. Entendo que a não existência das equipas B, obrigaria o Benfica a ser muito mais seleto e criterioso quanto aos jogadores que quer manter nos seus quadros, em vez da quase total anarquia que existe hoje, uma catrefada de elementos que chega todos os dias para tomar parte no Laboratório das Experiências, a maioria deles, sabemos nós, sem futuro nenhum na Luz, e com custos elevadíssimos.
As equipas B também têm vantagens? Sem dúvida nenhuma. Mas os benefícios, na minha opinião, não justificam os custos. E cá estaremos para ver por quantos mais anos, numa hora em que todos os clubes apertam o cinto, esta história das equipas B vai durar nos grandes clubes. O Sporting já ameaça sair, e nestas coisas, normalmente o resto vem por arrasto.
إرسال تعليق