Um dos problemas da centralização é a repartição dos valores.

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 18 نوفمبر 2014

Um dos problemas da centralização é a repartição dos valores.


Fala.se na centralização dos direitos televisivos com o mesmo facilitismo com que se falou das SAD's quando foram apresentadas como a grande solução para os problemas financeiros dos clubes.

Uma das questões mais importantes deste tema será a repartição dos valores pelos clubes.
Por muito que seja incómodo e se calhar até politicamente incorrecto, é-me difícil aceitar que se subam os valores para clubes que nem 3000 pessoas metem regularmente num estádio.
Que em termos de audiências televisivas valem quase zero.

Tenho dificuldade em aceitar que o Benfica reparta o seu valor com o FC Porto, cujas audiências não se comparam, e com clubes cujo comportamento ao longo dos anos tem sido de lacaios do sistema.

Será a centralização dos direitos televisivos que vai libertar os clubes das garras do sistema? Não acredito. 
A FPF está na mão de Fernando Gomes e Tiago Craveiro, os árbitros continuam em guerra entre eles próprios pelo protagonismo, e os principais actores dos últimos anos do nosso futebol comprovadamente corrupto continuam todos cá.

O que mudou para que se acredite que serão esses agora que vão promover a justiça no futebol se nunca o fizeram enquanto tiveram hipótese para isso?

Também a comparação com os modelos de Inglaterra, Alemanha ou qualquer outro país evoluido que tenha a centralização dos direitos televisivos em prática é tão valiosa como a comparação com os valores de impostos entre cidadãos de diferentes países.
Tem mercados muito maiores, bem como a mobilidade entre eles facilita muito campanhas conjuntas de investimento e publicidade. Nada têm a ver com a nossa realidade.

Embora tenhamos a mania vinda dos descobrimentos que somos os maiores, no futebol português vive-se muito acima das possibilidades. Os contratos assinados pela Olivedesportos com os clubes, especialmente o do FC Porto e os de alguns clubes intermédios, pagam muito acima do que eles realmente valem em termos de audiências.

Daí que para manter esses valores, em especial ao FC Porto, essa fatia tera de vir de algum lado. 
Qual é a marca que acrescenta valor para onde quer que vá? Benfica! 
Portanto será sempre sacrificando os valores a pagar ao Benfica que se partirá para uma centralização de direitos televisivos.

Nada do que tem sido dito ou apresentado me convence de que uma centralização irá beneficiar os interesses do Benfica.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف