Vi e li durante muitos anos os nomes com que se apelidou o clube de Alvalade mais conhecido como "Sportém" relativamente à posição de "seguir a manada" face ao FC Porto.
Durante anos grande parte das críticas dirigidas pelos benfiquistas aos sportinguistas passavam por aí. O Sporting era um clube capacho do FC Porto e apoiava todas as iniciativas promovidas pelo FC Porto ou por gente ligada ao clube condenado por corrupção.
O adepto fanático do futebol é mesmo assim. Tem um olho clínico para ver os defeitos nos outros mas é incrivelmente cego para discernir quando se trata de si próprio.
Ler textos ou comentários que batem palmas à exclusão de um dos grandes, neste caso o Sporting, do suposto entendimento para uma "nova ordem" na Liga de Clubes revela curtas vistas e um fraco entendimento do que tem sido o futebol português nos últimos 20/30 anos.
Há que entender que, apesar da língua por vezes comprida do presidente do Sporting é essencial incluir o clube de Alvalade para, dessa forma, diminuir substancialmente a influência do FC Porto.
Não podemos criticar o Sporting de Soares Franco, Bettencourt ou Godinho Lopes quando agora o Benfica não se demarca das Académicas, Bragas ou Estoris servis aos interesses de Joaquim Oliveira e do FC Porto.
Gente com passado de corrupção, quer dentro ou fora do futebol, gente que tem revelado em várias fases da sua história no dirigismo português uma falta de respeito brutal pelo Benfica e pelos benfiquistas.
Podem esquecer as agressões aos benfiquistas no Porto ou em Braga, incitados por António Salvador ou Pinto da Costa, mas eu não esqueço.
Os apedrejamentos ao autocarro do Benfica e até ao carro de Luis Filipe Vieira. Os ataques às Casas do Benfica e a destruição de propriedade pessoal de benfiquistas abnegados.
É com este tipo de gente que vamos fazer acordos? É com este tipo de gente que vamos achar que se pode construir um futebol português melhor, mais justo e honesto?
Alguma vez o presidente do FC Porto demonstrou estar interessado num futebol português justo ou honesto? Então porque raio é que agora o Benfica entra nisto?
É a hostilizar os adversários mas não inimigos que vamos achar que somos diferentes?
É a demonstrar as mesmas vistas curtas que vamos a algum lado?
Excluir, neste caso o Sporting, é contribuir para um FC Porto mais forte e apenas vestir a camisola azul na demanda portista de dividir Lisboa para poder conquistar.
إرسال تعليق