Temos trazido aqui várias vezes a questão da liderança da Liga. Não é um tema de hoje... é um tema de sempre. Hoje em dia anda tudo muito esquecido porque vencemos o último campeonato (o futebol tem memória muito curta), mas nós desde a primeira eleição do Fernando Gomes que denunciámos o G5 - quem não sabe o que é: O que os adeptos não vêem....
Já tinhamos aqui também levantado a questão do "Masterplan": O Proença saberá esperar pelo "MasterPlan"? e a dimensão europeia que tem o "esquema" que o G5 tão bem domina em Portugal e que é tão essencial para que um dos pilares de financiamento do mesmo se mantenha com o "pescoço fora de água" e, assim, a sua capacidade de criar dependência dos clubes, dependência essa a que Luis Filipe Vieira foi capaz de fugir. Mas as declarações de amizade e gratidão nunca sairam da agenda e continuo a espera para ver porque "não há almoços grátis".
Mas adiante... O plano de liderança, na minha opinião claro, está apresentado e tem diferentes pilares como já expliquei:
- A Liderança dos Orgãos de Poder Absoluto (Organização, Regulação, Arbitragem e Disciplina)
- O Dependência dos Clubes por via do Financiamento (na mais importante fonte de receita)
- A Movimentação nos bastidores das Associações (que têm os árbitros)
- O Beneficiado que ajuda depois a garantir as vantagens desportivas aos "Amigos" (Quem sobe e desce e quem recebe os jogadores)
- O "Todo Poderoso" que influencia os negócios mais relevantes e as relações de milhões entre clubes (e quem procura com jogos de influencia e relação garantir o acesso a jogadores melhores para "amigos")
São os tais 5 que falei... não tem nada que enganar. Mas isto é o esqueleto, claro...
... Depois há a influência que a liderança dos orgãos de poder exerce nos orgãos da Liga e FPF com vista aos arranjinhos de calendários, às alterações, aos castigos, às multas, ao acesso a informação... Há os "jogos" de chantagem para fazer chegar as verbas dos direitos aos clubes sob determinadas condições... Há a relevância das "negociações" nas Associações pelos árbitros, pelas escolhas, formação e classificações dos mesmos... Há os clubes que fazem favores a quem tem que ganhar e com isso têm compensações em jogos, jogadores, dinheiro ou "ajudas"... Há os "fundos escuros" que colocam jogadores, que emprestam a este e àquele, que arranjam compradores para quem interessa que saia, etc.
Há tanta coisa...
Isto tudo para vos contextualizar o que recentemente aconteceu no curso de elite de árbitros e que o Antitripa deu a conhecer na sua página do Facebook e muito bem, e que só hoje tive oportunidade de ver e aqui dar o devido destaque.
Reparem bem nos requintes de malvadez com que que arranja forma de colocar fora das escolhas um árbitro que obtém 92% de classificação, para beneficiar dois da AFPorto que nem sequer reuniriam as condições para serem escolhidos para árbitros de Elite. Recomendo a leitura do texto do jornal.
A FPF, claro está, tratou de abafar este tema e não deixar que surgissem demasiadas repercussões, de modo a que o CJ possa manter o benefício dos arbitros da AFPorto e que a contestação da AFBeja caia em "saco roto".
Caso não tenham reparado, na capa da Bola de hoje, que estava no tópico anterior, no canto inferior esquerdo vêm mais capítulos desta história com a revelação que há mais árbitros impedidos de apitar, como é o caso de Rui Costa. (curiosamente esta notícia não está disponivel no site, nem em nenhuma página online).
Eles gostam muito de "dar umas borlas" ao SLBenfica e depois quando andamos todos entretidos a falar de títulos, de conquistas e de vitórias e jogadores... eles vão organizando os bastidores para mais uns anos de "jogadas sujas" que lhes financiam tudo o que precisam...
Nós temos avisado... depois não se queixem!
إرسال تعليق