O pior plantel da "era Jesus"?

مواضيع مفضلة

الثلاثاء، 2 سبتمبر 2014

O pior plantel da "era Jesus"?

A melhor contratação do defeso foi, claramente, a permanência de Enzo Perez. Isso diz muito, na minha opinião, sobre a fasquia elevada do plantel da época passada.

Quando aqui falei se Jesus iria mostrar ser o pai da Obra Prima do Mestre ou apenas o pai da Prima do Mestre de Obras, referi que o SLBenfica terá, porventura, o plantel com menos soluções da "era Jorge Jesus" e isso viu-se nem no derby.

Este defeso, para o SLBenfica, valeu acima de tudo pelas últimas duas semanas: Samaris (que volto a referir que "vendo pelo preço que comprei" quando digo que é mesmo reforço porque nunca o vi jogar) e o jovem Cristante (aplico o mesmo que escrevi sobre Samaris). De resto, no deve e haver é minha convicção que ficamos a perder em toda a linha nas substituições.

Dito isto, que é obviamente discutível do ponto de vista futebolístico, a minha esperança vai toda para o treinador auto-proclamado mentor da "potencialização" (como ele diz) de jogadores.

Li hoje uma tese que, sobre o real (muito real) problema da frente de ataque, dizia que era hora de ver se Jesus era capaz de transformar um dos jogadores que tem numa referência de ataque, num finalizador capaz de decidir jogos; se seria antes capa de transformar o modelo táctico da equipa para não precisar de um jogador assim; ou se não seria capaz de nenhuma destas duas coisas.

Neste ponto estará aquilo que é a opinião de cada um sobre Jesus:
1 - "potencializador" de jogadores;
2 - "potencializador" de equipas;
3 - ou apenas um bom treinador de grandes jogadores 

A história recente joga a favor do ponto 2. Muitos jogadores evoluíram com Jesus, mas acima de tudo num contexto global. Jorge Jesus não é, reconhecidamente, um treinador com perfil para "fazer jogadores", mas antes para por bons jogadores a serem ainda melhores num contexto táctico ao alcance de poucos estrategas dentro de campo.

Olhemos ao que Jesus tem:

Julio Cesar - um guarda redes experiente ou em fim de carreira (como preferirem ver o copo), que há três anos que excepção feita à selecção tem estado claramente em fase descendente. Artur Moraes será um suplente "queimado", Paulo Lopes um jogador de balneário e Bruno Varela... Terá que continuar na B.


Maxi Pereira - vai ter que aguentar esta posição "sozinho", sendo um jogador muitíssimo experiente e de valor, mas que tem contra ele a "fama" de caceteiro e o facto de estar a perder velocidade de ano para ano - o que o obriga a recorrer a faltas. A opção é Andre Almeida que Jesus continua a adaptar ali, mas que rende muitíssimo mais no centro do meio campo defensivo. O Maxi, portanto precisa claramente de um Salvio de grande disponibilidade física para ajudar, sob pena de ser complicado em alguns jogos. Mas terá Salvio uma alternativa que o permita "rodar" e descansar de vez em quando?


Eliseu - tem a alternativa Benito que deu boas indicações na pré-epoca a atacar mas, tal como o Eliseu, defensivamente é frágil, mais do que se exige. Também aqui o SLBenfica fica a perder pois Siqueira, depois de um ou outro soluço inicial parecia ser a opção para a ala que há muitos anos andava perdida. Com Maxi sem velocidade, especialmente quando lhe jogam nas costas, se Eliseu subir como é sua característica (até por ser um médio de raiz), os centrais "vão passar um mau bocado" ali sozinhos em adversários que saiam rápido para o ataque e sejam capazes de aguentar o posicionamento do SLBenfica no ataque.



Luisão e Jardel - podem dizer o que quiserem do Lisandro, mas ele não era a escolha de Jesus para a alternativa ao Garay, seria o César, porém o brasileiro mostrou que terá valor mas ainda terá "muito que pedalar" até se adaptar ao futebol europeu bem mais rápido e agressivo do que ele estava habituado. O Lisandro não tem a imponência física que o Jesus valoriza (motivo pelo qual tentou ver se o Steven Vitoria daria para o Benfica). Ficamos com cinco centrais, mas apenas dois estão efectivamente preparados para o tipo de estratégia de Jesus. Onde chegarão César e Lisandro (se chegarão) é uma incógnita a avaliar. Novamente, ficamos a perder em relação às temporadas de Garay e mesmo antes com David Luiz. O capitão, tal como Maxi, está a perder agilidade e velocidade (bem visto no derby) e que precisa de um puro-sangue ao lado.



Samaris - parece que será, até pelas lesões de Fejsa e Luisão, o pivot defensivo, o "novo Matic". Jesus gosta de jogadores com poder físico e capacidade defensiva, que tenham vindo da frente (8 ou 10) para trás. Foi isso que foi feito com Matic e penso que será o "plano" para Samaris que terá no curto prazo Cristante e André Almeida como alternativas, sendo que o português passará a ser a escolha para alternativa ao Maxi apenas com a chegada do italiano. Parece, claramente, uma posição em que melhoramos face ao ano anterior (pós-Janeiro), veremos se melhoramos face a Matic e Javi Garcia.



Enzo Perez - a grande contratação do defeso, o que por si só não é um grande notícia para uma equipa que viu sair muitos jogadores importantes. Seja como for, precisamos de "mais Enzo" do que temos visto nesta temporada, nomeadamente no derby em que esteve muito abaixo do "nosso Enzo". Este ano terá alternativa de Pizzi e Talisca segundo Jorge Jesus. Porém o português será adaptado e o brasileiro tem potencial mas terá muito que jogar na Europa até "lá chegar". Há ainda Cristante e Samaris que podem fazer também a sua posição e penso que o italiano terá mesmo já chegado na perspectiva do argentino sair em Janeiro para o Valência - se não sair agora aos 28/29 anos, fico tentado a acreditar que Enzo pode perfeitamente acabar a carreira na Luz. 



Salvio e Gaitan - formam, com Enzo e Luisão, os quatro pilares do "SLBenfica 14/15, Rumo ao 34". Na minha opinião nestes quatro deveriam estar os capitães do SLBenfica, sem menosprezo para o Maxi mas a sua propensão às faltas e expulsões colocam-no depois destes. Além da frente de ataque, também aqui reside uma preocupação minha. Estes jogadores têm que ter rotatividade e Bebé, Ola John e Sulejmani estão longe de dar as garantias de disponibilidade física (o Sulej tem lesões com frequência) e desportiva (o holandês é muitíssimo inconstante e o Bebé ainda não o vimos sequer no Benfica justificar "poder" para ser alternativa válida a nenhuma das alas - em Inglaterra ficaram famosos os seus centros disparatados). Tenho pena que o Cavaleiro tenha saído porque, não sendo um craque, oferecia mais garantias que estes e juntando o Guedes à equação... teriamos bons "escudeiros" para os dois argentinos.



Lima e Talisca - o Jesus inventou essa posição do "9,5" e diz que Talisca dá para isso, é uma espécie de 10 mais avançado, mas não é um segundo avançado (eheh - ideias do mestre!). Bom, seja como for o SLBenfica só tem no plantel um jogador capaz de ser a presença física e potencialmente finalizadora que tinha Cardozo (com todos os seus defeitos e qualidades!): Nélson Oliveira. Para isso Jesus tem que se sentar com ele e conversarem como homens para acreditarem um no outro e Nelson Oliveira poder vir a ser o titular que o Benfica (e a Selecção) precisa, neste momento não é. Jara para mim não tem qualidade para jogar no Benfica e Lima está longe da primeira temporada em que "encheu as medidas" ao terceiro anel, porém é um segundo avançado muito importante, mas não baixa tanto como o Jesus pede a um "9,5"! Porém o Talisca ainda não é capaz de "jogar na Europa" ao nível que se precisa. Dado que Derley é mais clone de Lima... eu diria que entre Nelson Oliveira (mais fixo) e Lima/Derley ao lado... mas com Gonçalo Guedes muitoá espreita para ser o tal "9,5"... será a solução. Mas lá está, precisamos de "muito Jesus" no crescimento destes jogadores.


Ora, está à vida porque disse no início que vamos ver que caminho Jesus vai seguir... sendo que tem que escolher um, pois este ano não se trata de um processo de continuidade dado que, ainda que tenha aqueles quatro (cinco com o Maxi) jogadores-nucleares do ano passado, tem muito maiores dificuldades em trocar jogadores e manter a qualidade.

Agora... o pior plantel da era Jesus é um mau plantel? 

NÃO, de todo, é apenas (globalmente) inferior a outros que eram fantásticos!


O pior plantel da era Jesus não pode ser campeão?

PODE, claramente... E VAI SER CAMPEÃO!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف