LFVieira ou Jesus: Quem "ganhará"?

مواضيع مفضلة

السبت، 6 سبتمبر 2014

LFVieira ou Jesus: Quem "ganhará"?

Há dois dias, no tópico O Dia em que Nelson Oliveira "morreu" para Jesus... eu referia algo que foi, porventura, desvalorizado por muita gente:

"Jogador morto, jogador ressuscitado? Veremos... para já parece que um "telefonema do gabinete" terá passado o jovem avançado para a frente do argentino Franco Jara que parecia ser posicionado na frente dele. A última vez que isso aconteceu, um "telefonema do gabinete" a reforçar a posição de um jogador, acabámos a vendê-lo por 30M€ ao Real Madrid."

Hoje o Jornal O Jogo traz isso mesmo à capa:

Jonas é, aparentemente, um "desejo" de Jorge Jesus para substituir o Rodrigo. Tal como referi sobre Samaris e Cristante, não dizer que um jogador dispensado do Valência não serve para o Benfica, simplesmente porque não o conheço.

Mas o Presidente, e muitíssimo bem, parece mais focado em "impor" ao treinador que os reforços que ele pretende estão já no SLBenfica: Nelson Oliveira e Gonçalo Guedes. O primeiro é um ponta de lança de raiz (um claro substituto para a vaga de "homem de área" de Cardozo) e o segundo, à semelhança de Rodrigo, pode jogar nas alas mas também nas costas do ponta-de-lança.

Bem sei que muitos defendem a tese que Jesus "matou" definitivamente o Nelson Oliveira. Eu, sinceramente, também acho que sim, mas alimento uma esperança que tal assim não seja. Por outro lado, custa-me muito a acreditar que o Jesus deixe no banco um outro seu pedido, Derley, e um seu fetiche, Lima, para apostar num jogador que "odeia" e noutro que terá dificuldade em dar confiança por não ser produto da sua "visão", na verdade o Guedes parece ter sido descoberto por todos antes do Jesus, e o mestre não gosta dessas coisas.

Quem "ganhará"? Se o Presidente se quiser impor e não contratar o Jonas (ou o Hugo Almeida, LOL, que também está livre) então o que fará Jorge Jesus?

Vai "esticar" o Lima como unica opção do ataque? Vai jogar com dois avançados usando dois jogadores semelhantes (Lima e Derley) e quando tiver que mudar passa para um sistema só de um avançado? "Promove" o Jara novamente apesar da pré-época ter mostrado que é muito inferior?

... Ou será que "se rende" ao Presidente, arregaça as mangas e se transforma no verdadeiro "formador" do Nelson Oliveira, retirando-lhe os "tiques de vedeta" à lá Ibrahimovic e dando-lhe dimensão futebolítica que ele sem sem qualquer dúvida, como aliás o treinador assumiu?

... Será que Jesus percebe que o Gonçalo Guedes, com ainda muito para evoluir (vai ser fenómeno, este puto) é já, possivelmente, a melhor opção que Jesus tem para apoio ao avançado, o tal "9,5"?

Há muitas questões que os próximos meses se vão encarregar de esclarecer. Para já, Luis Filipe Vieira parece irredutível na defesa dos jogadores da formação, aliás o Ivan Cavaleiro já tinha dado a entender essa mesma informação quando saiu.

Fica, desde já, a minha vénia para o Presidente pela coragem neste tema. O Presidente está, na minha opinião, carregado de razão. Só lamento que não tenha havido a mesma para "segurar" o João Cancelo (e talvez não fosse preciso ir buscar outro 6, porque o André Almeida quando puder jogar ali com regularidade vai ser um caso sério), o Ivan Cavaleiro (que continuo com a opinião que é melhor alternativa ao Salvio e Gaitan que qualquer das opções que o Jesus actualmente tem) e o fantástico Bernardo Silva (que sem dúvidas é mais jogador hoje e, acredito mesmo que, também no futuro do que será o Talisca naquele espaço do terreno).

Mais até do que no caso do Gonçalo Guedes, o Presidente estará a "forçar" a questão em torno do aproveitamento do Nelson Oliveira. A propósito da posição do Jesus relativamente a este jogador volto a recordar este tópico: E este, Jesus? Vale Milhões... ou não te sentes capaz?

Muita gente diz que o jogador deixou de ser aposta pelo que disse nas entrevistas nos anos seguintes a sair da Luz para equipas de fundo da tabela de Espanha e França.

Depois há os que dizem que ele deveria ter marcado "100" golos em cada época nessas equipas que, pobres coitadas, mal marcavam golos quanto mais pedir que o Nelson os marcasse e esses também ainda não me responderam a isto: Quem fez o que Nelson Oliveira não fez?

Ora, se Jesus não é vingativo em relação ao lance com o Chelsea (ver tópico  O Dia em que Nelson Oliveira "morreu" para Jesus...) então porque o jogador fez uma época positiva, palavras do treinador, e acabou dispensado? Isso tudo que lhe apontam foram reacções de mágoa depois de ter sido dispensado no final dessa boa época.

O PRESIDENTE ESTÁ CERTO E ESTÁ A DEFENDER OS INTERESSES DO BENFICA AO VALORIZAR AS APOSTAS NO NELSON OLIVEIRA E NO GONÇALO GUEDES.
ESTOU COM O PRESIDENTE NISTO!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف