Não, isto não é um ataque pessoal a LFV ou a JJ. Não, isto não é o "ódio" que aparentemente tenho a estes senhores.
Assim ficam já arrumados aqueles que preferem despejar os chavões de treta em vez de discutir os assuntos e procurar perceber de onde vêm os problemas.
No "Ponto de Situação", mencionei alguns dos problemas que têm afectado a equipa.
Mas neste momento e perante as palavras de JJ ontem, a coisa vai fiar mais fino nos próximos dias. A contradição nas palavras de JJ, que num dia afirma que na Emirates teríamos a equipa mais próxima da realidade e que afinal já não é assim, deixam em aberto várias interpretações sobre o que está a acontecer.
Seja qual fôr a sua, a minha é a de que tanto Jorge Jesus como Luis Filipe Vieira são os grandes responsáveis pela política desastrosa de vendas e contratações e nenhum deles se pode considerar inocente e livre de dar explicações sobre o desmantelamento da equipa, o péssimo planeamento da pré-temporada, e acerca da política de contratações.
Luis Filipe Vieira como presidente do clube e responsável do futebol não tem como se safar das suas responsabilidades.
Mas Jorge Jesus escusa de vir fazer agora o papel do coitadinho que lhe destruíram o plantel.
A 30 de Maio, JJ dá uma entrevista ao "SOL" afirmando que "a única pessoa com quem partilho as ideias sobre a equipa é com o meu presidente, sempre foi assim. Não tenho conversas com mais nenhum director."
Quando questionado se mesmo com Rui Costa não o faria, respondeu JJ: "Sobre quê? Sobre problemas da equipa? Não. Nem pensar. Nem com os meus próprios adjuntos partilho determinadas coisas."
O remate final do papel de Jorge Jesus no Benfica é dado com a afirmação: "Num clube só há uma pessoa que me dá ordens. Mais ninguém, porque não admito".
Para quem ainda tivesse dúvidas(nós no NGB não as tínhamos e várias vezes as mencionamos), ficou claro que a estrutura do futebol do SL Benfica é Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus.
O resto são verbos de encher. Nem a tal presença de Rui Costa se disfarça, com as palavras de JJ sobre o administrador da SAD.
Quero com isto dizer que se nos momentos de festa(e não foram muitos) estes 2 senhores não hesitaram em dar a cara como os grandes responsáveis de um sucesso estrondoso, neste momento têm também de assumir as suas responsabilidades e explicar o que se está a passar.
Jorge Jesus não pode querer dar ar de "manager" quando lhe convém e noutros momentos menos efusivos limitar-se a querer aparecer como treinador.
Já o caso de Luis Filipe Vieira é mais grave. É que se Jorge Jesus é apenas um empregado, Luis Filipe Vieira foi eleito e tem que prestar contas do que faz aos sócios e aos adeptos.
Quer num caso quer noutro, têm os dois muito a agradecer ao Sport Lisboa e Benfica.
Jorge Jesus porque nunca antes tinha justificado com resultados esta oportunidade. Era um eterno derrotado e treinador de equipas medianas a quem foi dada uma oportunidade fantástica.
Não me lembro de noutros clubes nenhum jogador ter saído por 10/15/20 ou 30 milhões de euros fruto do crescimento nas mãos de Jorge Jesus. Foi o SL Benfica que o fez!
E Luis Filipe Vieira no futebol também tinha um passado, no mínimo medíocre. O mais que tinha para mostrar foi um Alverca falido.
Não me lembro de no Alverca uma Emirates, uma Vodafone ou uma Shell terem oferecido contratos de patrocínio. A única coisa que me recordo foi do protocolo entre SLB e Alverca, e dos negócios do Alverca com o FC Porto.
Se o plantel estabilizar e for reforçado e as explicações aos adeptos surgirem esta semana, talvez o primeiro jogo oficial possa ter outras condições de sucesso e possamos ter o arranque positivo que queremos.
Mas se nada mudar(e já será tarde!)...então espero que quem tem o poder de implodir o actual poder do SL Benfica o faça de uma vez por todas. Terá a coragem para isso?
إرسال تعليق