Galileu Galilei, Ricardo Salgado e... Luís Filipe Vieira

مواضيع مفضلة

الأحد، 3 أغسطس 2014

Galileu Galilei, Ricardo Salgado e... Luís Filipe Vieira

Antes de levantarem as armas pela analogia com o Ricardo Salgado, aviso já que não vou escrever sobre crimes nem corrupção. O Presidente do Benfica pode ter muitos defeitos e outras tantas qualidades, mas considero-o um homem sério e honesto.

O que está em causa é outra coisa...  São as crenças nas verdades absolutas que afinal eram o oposto do que queriam fazer o povo acreditar.

Comecemos pelo Galileu. Um acérrimo físico, matemático, astronomo e filósofo com um papel fundamental no avanço de vários vectores da vida científica, foi no século XV um grande defensor da Teoria Heliocêntrica, que defendia que a Terra girava a volta do Sol, tal como antes Copernico já havia defendido. A conservadora sociedade da altura procurava calar o físico, como fizera com Copernico anos antes e tal como resistira, ainda na Grécia antiga, quando ficou provado que a terra era redonda.

Foram anos de perseguições, torturas e decisões da Inquisição contra todos os que se recusavam a alinhar com o "statu quo" defendido pela Igreja e que dizia que a Terra é que era o centro do Universo.

Apesar da Inquisição, das torturas e das mortes... Copérnico primeiro e Galileu depois, estavam certos.

Poderia dar muitos exemplos da história em que o povo foi levado a acreditar pelo Regime em factos que não correspondiam à verdade, em capacidades que as pessoas não tinham, em promessas que nunca se viriam a concretizar.

Mas penso que para os mais jovens é mais fácil pegar apenas no exemplo de Ricardo Salgado e do BES. Há uns meses atrás, nem preciso dizer anos, todos diziam que o BES seria o único banco que não precisava de ajuda do Estado, o único banco com influência em todos os sectores da sociedade, o único banco capaz de ser uma parte activa em todos os vectores da sociedade, o único banco cujos resultados eram sólidos sem ajudas externas, o único banco capaz de segurar a economia nacional...

... Bastou uma guerra na família (com José Maria Ricciardi) e uma tentativa de tomada de poder numa empresa liderada por um empresário destemido (Pedro Queiroz Pereira) para as denúncias começarem a aparecer e o império de toda uma família cair que nem um castelo de cartas, para ficar à vista que as aparências não eram mais que isso mesmo, aparências, e que toda a solidez era então um conjunto de crimes económicos encapotados e que visavam esconder as fragilidades de modo a garantir o poder de influência e uma tremenda teia de interesses em toda a sociedade nacional e nos PALOP.

Apesar das aparências e da ilusão de poder absoluto... Quem tinha razão, tal como Copérnico e Galileu, foram aqueles que inicialmente eram vistos como desestabilizadores, provocadores da desunião, mal intencionados, etc. Quem estava certo também neste caso foram aqueles que antes tinha sido "julgados publicamente" nos jornais como querendo prejudicar o BES.

Acham mesmo que preciso falar do Benfica?

Acham mesmo que não há imensos sinais de preocupação, e não falo apenas no aspecto desportivo, por termos um clube na situação actual - nem recuperação financeira, nem títulos recorrentes?

Na vossa opinião vamos continuar a assobiar para o lado sem querermos todos começar a virar a direcção deste imenso petroleiro que é o SLBenfica e que irá demorar tempo a alterar a sua rota, porque simplesmente não basta querer?

Não se trata de querer "a cabeça" de Luís Filipe Vieira, mas sim de querer que ele altere a forma como ela funciona. 

Será que ninguém se interroga com a situação financeira? A tal que estava estabilizada e resolvida, mas que afinal obriga a vendas de mais 100M€ sem que possamos investir uma boa parte desse dinheiro? 

Niguem se interroga porque os acordos deixaram de ser públicos e conhecidos? Por essa Europa fora os contratos de parceira e patrocínios são sempre publicitados e divulgados, o Benfica renovou com a Adidas e fez um acordo com a Emirates e ninguém sabe os seus termos e condições. O ManUtd duas semanas antes fizera algo semelhante e correu o mundo... Alguém sabe que tipo de contrato temos com a PT? Quando acaba? Alguém sabe o que se alterou, quando é porquê o contrato da Sagres que seria para ajudar as modalidades e patrocinaria durante 12 anos (!!!) as camisolas das modalidades mas.... Não está nem numa? 

Ninguém quer saber porque se contrata um jogador para o vender, sem se saber porque mais valia, um mês depois a um clube com aspirações a meter-na na luta pelos lugares de topo? Ninguém se interroga com as chegadas todos os anos de jogadores com valor duvidoso e com custos elevadíssimos? Ninguém questiona os custos do Seixal (e que está a crescer) simplesmente não para não haver uma política de formação a nível global?

Nunca ninguém questiona nada... Todos querem acreditar na máxima que diz que "benfiquista que é benfiquista apoia e promove a união". Se assim fosse, ainda hoje a Terra seria plana, o Sol giraria a volta da Terra e o BES teria financiado os seus crimes economicos e continuado a lesar milhares de investidores, desta vez com dinheiro dos contribuintes com um empréstimos da CGD de 2,7mil M€.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف