A "GeraçãoBenfica" ou se preferirem "Geração Seixal"

مواضيع مفضلة

السبت، 2 أغسطس 2014

A "GeraçãoBenfica" ou se preferirem "Geração Seixal"

Benfiquista que é benfiquista apoia pah! E portanto eu já me habituei que vale tudo para defender o indefensável... 

Se o Jesus não aposta na formação é porque não prestam... Quando aposta nos mesmos que não tinha apostado... É porque obviamente prestam e nunca ninguém disse que não prestavam, apenas que não era aquela a melhor altura.

Quando não se aposta o motivo é obvio e até tem provas que o sustentam: então os rapazes não têm qualidade como se pode ver pelo facto de que os que saíram... Não foram apostas ganhas em lado nenhum.

Digam lá que não é um argumento irrefutável? Pois... Não é! E aqui o amigo explica devagarinho e começo logo de uma frase de alguém que até o Benfica reconhece como capaz para avaliar potencial de jogadores jovens (é dos que faz parte do comité de avaliação do Benfica Stars Fund), então o belo do Carlos Dinis refere assim:

"é preciso formar e a formação deve ter «qualidade de treino», sim senhor, mas os futebolistas só se desenvolvem quando jogam com os melhores e os mais capazes".

Portanto, para os que esperam que os jogadores cheguem dos juniores ou da equipa B a "partir a loiça toda", lamento as más notícias! Vão ter que continuar a espera de ver isso nos estrangeiros que costumam chegar todos os anos... Ah espera! Esses também não o fazem e quase todos precisam de ser trabalhados para ser jogadores de topo - será que já todos se esqueceram que até oferecido queriam ver sair o DiMaria quando ele fazia tudo bem, mas... Perdia sempre as bolas?

Então mas que chatice... Não era suposto o Miguel Rosa deixar de treinar com o Aimar e com o DiMaria e render mais ainda ali junto ao Fredy e ao Tiago Silva? Então mas não é a mesma coisa jogar na movimentação do Belenenses, do Arouca ou Paços de Ferreira comparativamente a ter o DiMaria, o Aimar, o Rodrigo ou Gaitan a meter-nos bolas nos pés? 

Lamento, amigos... Vão ter que ir a procura de mais um argumento, aliás mais dois porque vem já aí outro que também vai cair...

"Ora digam lá os defensores da formação quem é que o Benfica não aproveitou nos últimos 5 anos"

Cinco anos? Portanto que jogadores tinha 18 ou 19 anos em 2009, ou seja, que já jogavam nos últimos escalões desde 2005 (dois anos de juvenil e dois de junior), ou seja, alguém da geração de 1990 / 1991... É dai em diante que estão a falar?

Muito bem, só para os mais desatentos, recordo que está geração ficou em 2002 sem espaços de treino e voltou a ter em 2006. Até lá, além de uma prospecção deficiente, porque fora "destruída" por Vale Azevedo, não tinham campos fixos de treinos e jogos.

Portanto o que querem saber é quem é que se proveitou ANTES do Seixal? Não, não é? Isso seria motivo para eu vos gozar... Mas querem então saber quem é que treinou no Seixal nos dois anos de junior e que depois não foi aproveitado:

A primeira geração que encaixa na vossa dúvida é a do Nelson Olveira. Ah pois é, lamento... Pensavam que era a do Miguel Rosa, do Miguel Victor e do David Simão? Não... Esses são os HERÓIS que se fizeram jogadores "com a casa às costas" e ainda assim conseguiram ser melhores que os Filipe Menezes, os Carlos Martins e outros que tais... E acho que já vos expliquei acima porque não estão hoje a um nível mais alto...

Voltemos então à geração de 1991/1992 em diante, que vocês querem: Nelson Oliveira, Danilo Pereira, Mario Rui, Luís Martins, Lassana Camará e Roderick Miranda são os nomes de maior destaque dessa geração e que estiveram no famoso mundial de Sub20 de 2011, onde Nelson Oliveira foi considerado o segundo melhor jogador do torneio e o Danilo Pereira o único português a entrar para o 11 ideal da FIFA.

Portanto, o que me querem dizer é que para ser jogador de qualidade para o Benfica, não chega entrar nos melhores 11 do Mundial Sub20 nem ser o segundo melhor jogador do torneio? Dou de barato os outros, ainda que lamento que, à excepção de Siqueira, não tenhamos tido nenhum defesa esquerdo superior ao Luís Martins e até ao Mario Rui (que tinha a estatura contra ele).

Porque é que o Danilo não "explodiu"? Acho que já vos respondeu o Carlos Dinis mais acima... 
Porque é que o Danilo este ano já foi dos melhores do campeonato na posição dele? Pela mesma resposta que o Carlos Dinis vos deu...
Porque é que o Benfica não vai buscar o que foi um dos melhores 6 da época passada? Nem o Carlos Dinis sabe responder a isso...

O Nelson Oliveira? Bom, acho que ter sido integrado logo depois do Mundial Sub20 foi uma excelente opção do Benfica, não tivesse um treinador preconceituoso e que sempre exigiu do Nelson o que ele ainda estava a aprender a fazer... Ainda assim, quem é que marcou na Champions? Pois... Quem é que enchia páginas de jornais com a evidência de que seria o novo ponta de lança para o Paulo Bento? Pois...

... Até que teve o azar de falhar, porque está em idade de falhar, em Stanford Bridge e com isso o Benfica não passou a eliminatória! Nesse dia o Jesus "matou-o"... Até hoje! "Ainda és muito verdinho, nunca vais ser jogador"...

Naaaah! O Jeus não faz isso, pois não Joao Texeira? Quem te mandou falhar um lance que ia dando golo do Bilbau numa pré-época??? Pois... Imagino que agora estejas muito mais confiante cada vez que tiveres que tomar decisões, não é? Viva a pedagogia e o sentido de formação deste craque das relações interpessoais que é o Jorge Jesus.

Voltando à vossa pergunta, a GeraçãoBenfica, ou se preferirem, a "Geração Seixal" começa nos putos nascidos em 1992, só daí em diante é justo exigir o aproveitamento dos miúdos de ENORME qualidade e esses, por enquanto, ainda estão na Luz e felizmente estão na pré-época a ser "aproveitados" pelo Jesus.

A geração que estou a falar começa nos que lutaram lado a lado com James Rodriguez, Oscar, Philippe Coutinho, Willian, Danilo, Griezmann, o Isco, o Koke, o nosso Rodrigo, etc tudo jogadores que estão hoje em dia nos melhores da Europa e que alguns ficaram aos pés do Nelson Oliveira e do Danilo Pereira.

Sim, continuo a insistir que o Danilo já deveria estar de volta ao Benfica para lutar com André Almeida (e com o Fejsa mais tarde, que não considero mais forte que ambos) naquela vaga de 6 e que o Nelson Oliveira deveria ser o grande substituto do Rodrigo, que o Ivan Cavaleiro não é inferior em nada ao Sulejmani e que o Cancelo tem valor para ser, no mínimo, o substituto de eleição do Maxi Pereira, que o Bernardo Silva pode perfeitamente ser "a chave" para alguns jogos em 4-4-2 losangulo ou em 4-2-3-1 e que o João Teixeira pode ser claramente uma opção de rotatividade para o Talisca a 8.

Desaproveitem estes e daqui a dois anos já não terão a lata de fazer essas perguntas absurdas!

Os reforços estão em casa, Presidente. Continue, e muito bem, a mostrar isso ao treinador...

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف