Leiam antes de escrever e comentar por aí

مواضيع مفضلة

الأربعاء، 14 مايو 2014

Leiam antes de escrever e comentar por aí

Vão mesmo destilar ódio sobre o treinador e os jogadores do Benfica?

Talvez fosse preciso estarem em Turim como tive a felicidade de estar para perceberem a dimensão do nosso clube naquele momento de comunhão que durou hoje mais de 120 minutos. Fomos de todos... Um só.

Não venho triste com Jesus, nem com o Cardozo. Porventura poderia ter a tentação de me perguntar se não seria um bom momento para o Jesus apontar o dedo ao Cardozo, como este fizera no ajamos, mas não... Não sinto que o Cardozo seja o culpado pelo penalty falhado, nem o Jesus pelas opções, nem o André Gomes por más decisões... Enfim, eu sou dos que saiu do Estádio a acreditar que houve  um homem que esteve numa grande noite e nos tirou a taça...

... A pensar que se alguém tinha que o fazer, ainda bem que foi um português. Não estou a falar daquele paneleirote que beijou na boca o Rakitic (que jogador!!), mas claro do Beto. Mas não estou a falar dos penaltys - a isso já lá vou.

O Beto, olhando à estatística, fez 15 (QUINZE) defesas nos 120 minutos! Um exibição em grande para um grande momento que é uma final. O Oblak teve a felicidade de estar lá nos momentos certos, mas não fez nenhuma defesa de grande nível... Porque não precisou, mas o Beto, das 15 defesas terá feito umas 4 ou 5 de nível galáctico! Ou seja, cerca de 1/3 das bolas que foram à baliza, eram bolas de golo... Mas o Beto evitou.

Será que vamos mesmo escolher o caminho mais fácil e procurar culpados nesta derrota que não seja a grande e dura realidade de o Beto ter segurado a eliminatória com uma exibição de luxo feita por um guarda-redes mediano, mas que se agiganta nos grandes momentos.

Quanto à questão dos penaltys falhados... Antes de crucificarem o Cardozo e o Rodrigo (ainda que efectivamente os penaltys não tenha sido batidos da melhor forma), a realidade é que foi permitido ao Beto o que ele faz SEMPRE - foi assim com o Betis e agora com o Benfica - o português avança SEMPRE dois/três passos antes de o jogador bater o penalty, o que lhe dá uma vantagem clara ao reduzir o ângulo ao jogador e facilitar a defesa da bola "tornando a baliza mais pequena".

A minha critica vai, não para o Cardozo ou o Rodrigo, mas sim para o árbitro e para a estrutura do Benfica. O primeiro tinha a obrigação de ter feito o trabalho de casa e saber da forma IRREGULAR como o Beto defende. Os segundos (o Benfica) precisamente pelo mesmo facto e por não terem alertado o árbitro devidamente antes da marcação dos penaltys, requerendo a sua atenção para essa irregularidade. Só isto pode ser criticado a alguém hoje.

De resto, aguenta-se o sentimento de injustiça e vitoria moral, aguenta-se a vontade de sair a criticar tudo e todos, aguenta-se as lágrimas da derrota, aguenta-se o ambiente pesado a caminho dos autocarros, depois no aeroporto e o ar irrespirável que vinha no avião, aguenta-se as piadas invejosas dos nossos rivais em Portugal, enfim... Aguenta-se tudo menos o desejo que o próximo Domingo chegue depressa para vermos novamente o nosso Benfica em campo e os nosso bravos heróis (que hoje deram tudo e ficaram sem gota de força) possam novamente defender o manto sagrado com a distinção que só eles sabem porque muitos ali já perceberam o significa aquela camisola.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف