"Meu querido" Redmoon:

مواضيع مفضلة

الاثنين، 14 أبريل 2014

"Meu querido" Redmoon:


Como já o disse no teu post, não sei o que fiz para merecer uma honra tão grande de ter um post completamente dedicado a mim! O 'ordinarão do Shadows' não merece nada disso! :)

Sabes, eu perco pouco tempo ou nenhum a irritar-me com comentários ou escritos que sejam pouco apreciativos às minhas opiniões. Isto porque levo tudo na desportiva, mesmo quando a minha mãe é invocada num ou outro comentário.
O "Shadows" cumpre o seu papel de ser o mauzão da fita. Aquele que tem sempre maus fígados, e que está sempre preocupado mais com outras coisas que com apenas as bolas que não entram na baliza.

Mas confesso que foi com surpresa que vi que grande parte do que escreves sobre as minhas opiniões é falso ou completamente distorcido. Mas não será por causa disso que nos vamos chatear(com pena dos que queriam sangue e porrada entre nós). Até porque me ri bastante com a tua confusão. :)

Curiosamente, foste tu que a 6 de Novembro de 2013 dizias que já em Julho tinhas previsto o desastre. Criticaste o barrete Cortez que foi uma aposta de JJ, bem como o bazófias Jesus logo na primeira entrevista da época.
Esse teu post tinha o título de "Ser bom Benfiquista é quase mandar o Benfica às malvas e deixar de se importar com isto tudo". Se tudo tem sido uma maravilha, então não percebi.

A 7 de Dezembro, dizias que "a verdade nua e crua é que este Benfica não joga nada!" 
Continuaste afirmando que "o melhor plantel dos últimos 30 anos é uma farsa!".  E acrescentaste que se o Benfica continuava na luta com o título, era por benesses e por um mau ano do adversário mais directo dos últimos anos.

Ainda fizeste um exercício que vou copiar integralmente:


"Diz Alex Ferguson: 
“Na cabeça dos jogadores há sempre três perguntas no ar: 
1. Este treinador será capaz de formar uma equipa ganhadora? 
2. Este treinador será capaz de fazer de mim melhor jogador? 
3. Este treinador será leal, para comigo, os outros jogadores e a equipa?

Falhando numa destas, as tuas possibilidades de sucesso são infímas!”

Falando agora no nosso caso, a resposta à primeira pergunta parece-me óbvia: "Não." Os jogadores já não acreditam na equipa ganhadora com Jorge Jesus, e essa, tal como venho dizendo desde Julho, é a razão pela qual já não correm, jogam mal e parecem jogar sem qualquer motivação ou crença! Nem sequer parecem ter vontade de estar ali, apesar de, segundo sei, os ordenados aparecerem sempre na conta a tempo e horas.

A resposta à segunda pergunta também me parece óbvia: "Apenas em casos muito pontuais." A maior parte dos jogadores estagnaram na sua evolução, parecem piores jogadores do que eram há um ano atrás. Os reforços não trouxeram nada de novo e vieram para as posições erradas. O plantel tem quase 30 jogadores, há mais gente desmotivada do que motivada e muitos deles, com potencial incrível, praticamente colocados na prateleira."


E a resposta há terceira pergunta é uma consequência das duas últimas: "Não."  Neste Benfica são os nomes dos jogadores a criar o modelo de jogo, e não o modelo de jogo ou as necessidades da equipa a escolher para si os melhores jogadores.

Jogadores a jogar fora das suas posições, Rodrigo com um potencial incrível a jogar como ala, Markovic que devia jogar num 4-3-3 e anda ali também amarrado à linha; Djuricic que veio para ser importante mas que foi tapado pela permanência de Cardozo, enfim, demasiadas trapalhadas para um ano só!

Mas é possível a um treinador passar o teste da lealdade num balneário que tem quase 30 jogadores?! Para mais vindo de um ciclo de 4 anos tão marcado pelo insucesso?" 
- Sim Redmoon, isto foi escrito por ti.

A 8 de Dezembro de 2013, remataste com esta:
"Já aqui escrevi e volto a dizer:
Jorge Jesus tem inúmeros méritos no Benfica dos últimos anos! Mas foi um erro crasso tê-lo mantido! Só LFV (quem mais?) não percebeu isso!

O que restava do elo de identificação entre treinador e jogadores quebrou-se por completo naquela final do Jamor! Não mais os jogadores voltarão a correr esgazelados por aquele líder, especialmente, quando inequivocamente, o sistema de jogo do sofre 4 golos para marcar 5, falhou redondamente e só trouxe aos jogadores desgaste, lágrimas, criticas e sonhos de transferências milionárias desfeitos! 

O constante discurso egocêntrico do treinador quebrou também progressivamente o elo de ligação aos adeptos, que apenas as vitórias desportivas poderiam remediar." - Redmoon dixit.

A 11 de Dezembro de 2013, deixavas bem claro o que achavas do passado recente do clube:
"A única coisa que é realmente estável neste clube no que ao futebol diz respeito, é que as desilusões são mais que muitas e batem-nos à porta todos os anos!" 

A 14 de Janeiro de 2014, o ponto de situação que fazias da temporada do Benfica era:
"Temos este ano a nosso favor o facto do Porto estar também ele mais fraco, porque num ano normal, se calhar, já estávamos arrumados!"

A 26 de Janeiro de 2014, a ideia que fazias da aposta nos jovens valores era esta:
"O Benfica Made in Benfica é afinal e apenas Cash Made in Benfica, é o vender tudo a preço de saldo antes que o barco afunde de vez, estilo Sporting que se gaba das brilhantes escolas que tem, mas onde todos os seus craques saem bem cedo sem um único momento alto passado com a camisola leonina. Quando era com eles, gozávamos e achincalhávamos, agora como é connosco já devemos aplaudir!
Benfica Made in Benfica?! Não me lixem! Parvo é quem ainda vai nestas cantigas!" 
-----------------------------------------------------------------------------------

O que é facto, caro Redmoon, é que poderia colar aqui mais frases tuas a desacreditar o trabalho de Vieira e de Jesus. Se acho que estavas de má fé ou mal intencionado? Claro que não.

O que não faço é, apesar dos resultados prometerem ser melhores que os dos últimos 3 anos, achar que agora tudo está bem e que aprendemos com todos os erros. 

Em especial Jorge Jesus, que por cada sinal de que evoluiu positivamente, esforça-se por logo deitar tudo por terra com atitudes ou acções pouco dignas de um treinador de topo. 

Falarei em pormenor de JJ e em consequência do que escreves no teu post no fim da temporada, que será a altura apropriada. Sem dúvida que manterei a mesma opinião de hoje: Jorge Jesus não deve continuar. 

Sabes, Redmoon, é que é muito fácil ir a reboque do aparente sucesso e ser mais um.
É muito mais difícil, em contra-corrente, assumir o papel daquele que não perde de vista aquilo que acha ser o superior interesse do Benfica, mesmo que alguns discordem.

Mas deixo-te um conselho: o "ordinarão do Shadows" não vale o tempo que lhe dedicaste. 

Prefiro que gastes tempo a falar do Benfica, a defender os teus pontos de vista e a dares contributos para combater os verdadeiros inimigos do Benfica. Mesmos os que estão dentro do clube.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف