"Ah e tal um tópico destes quando vamos à frente...". Bullshit, rapazes! Isto é um espaço de opinião e comentários pessoais. Deixem-se lá de merdas que isto não é nenhum jornal de tiragem nacional com impacto na opinião pública e, menos ainda, com impacto na preparação/moral da equipa, olhem para isto como uma conversa de café que vocês vão ser capazes de dar uma opinião simples e sem tolices.
Dito isto...
A minha convicção é que aos 60 anos (fará em Julho) e depois de 4 anos no SLBenfica, Jorge Jesus merecia sair de Portugal para tentar "uma perninha" num campeonato estrangeiro e voltar para ser o futuro seleccionador nacional depois do "ciclo Paulo Bento".
Estes quatro anos que se iniciaram com um titulo de campeão e que se poderão fechar da mesma forma - tenho plena convicção que seremos campeões este ano - seriam a saída triunfal para um treinador de enorme qualidade e que, pelo seu feitio, teimosia e personalidade, não se conseguiu impor como unânime entre os benfiquistas - e não creio que nem mais um título fará mudar essa situação.
Jorge Jesus, com melhor orientação que o ajudasse na vertente mental, psicológica e relacional/comunicação, seria possivelmente um treinador de nível mundial e "namorado" pelos melhores clubes do Mundo. O SLBenfica perdeu a oportunidade de ter uma organização que ajudasse Jesus e, com isso, ele ajudasse o Benfica. Se com essas lacunas fez tanto... imaginem se fosse ajudado a ultrapassar os seus maiores defeitos.
Este ano, um muito melhor SLBenfica em qualidade e mentalidade, arriscava-se a ser campeão sim... mas não podemos esquecer-nos que esse melhor Benfica, não fora a fragilidade comum a Sporting e FCPorto, teria - apesar da muito superior qualidade - passado um muito mau bocado para chegar ao título, se fosse possível.
Dito isto, talvez faça sentido repensar este ciclo de Jorge Jesus no Clube - porque o Benfica não pode/ não quer dar ao Jesus o que ele precisa para ser um fabuloso treinador melhorando nas vertentes que já referi - e procurar alicerçar em cima do trabalho de Jesus numa mentalidade diferente, porventura aproveitar para melhorar também a estrutura do futebol.
Jesus, vencendo o campeonato e com Jorge Mendes a apoia-lo, tem as portas de Espanha abertas, onde o Valencia seria uma grande porta de entrada - com dinheiro fresco - e que poderia permitir a Jesus fazer figura num campeonato e numa lingua onde é capaz de se fazer entender.
O SLBenfica ganharia um novo folego entre vários adeptos descontentes e que constantemente apontam a Jesus cada momento menos positivo, cada jogo menos conseguido... enfim... tudo é culpa de Jesus - na verdade, algumas coisas são, mas outras começam a ser perseguição. Por outro lado, a solidez do modelo de gestão permitiria aproveitar o que de bom Jesus deixou.
Ao nível das apostas de futuro, Marco Silva é um nome muito reconhecido na Luz entre dirigentes e adeptos e poderia ser uma boa opção para um treinador destemido que não aposta nos nomes mas nas soluções, algo que poderia perfeitamente abrir a porta aos jovens da formação enquanto consolidava processos e mantinha a solidez dos mais experientes.
A imprensa que dá Marco Silva no FCPorto teria muitas paginas para escrever sobre um alegado "roubo" quando muitos, como eu, acreditam que o próximo treinador do FCPorto já está escolhido e será estrangeiro - é apenas uma convicção.
Talvez fosse uma via que agradasse a todos... até ao Jorge Jesus que, saindo pela porta grande para um projecto estrangeiro não perderia dinheiro (e o Benfica não tinha que lhe pagar a saída).
Isto era o exercício!!! A minha opinião é simples: se for para mudar por mudar, eu acho que um "Jesus vintage", como se te assistido nos últimos tempos (um/dois meses), é claramente a melhor solução. Se for para mudar para "aliviar o cansaço" do Jesus e dos adeptos, porque não querem mudar a estrutura da SAD para o apoiar (esta seria SEMPRE a minha opção nº1), então talvez o cenário de "saída em grande" fosse uma boa via. O Valência vai investir muito e com o Mendes na retaguarda talvez fosse um "final de carreira" em grande para JJ.
Mas mais uma vez repito: manter JJ e melhorar a SAD para o ajudar/apoiar nas suas lacunas mais fortes (comunicação interna e externa, algumas teimosias absurdas, muits sobranceria, etc) seria de caras a melhor solução.
PS- Apesar de gostar da juventude, atitude e irreverência do Marco Silva, a minha aposta para suceder a Jesus num cenário destes seria: Rui Vitória.
إرسال تعليق