É um facto, a equipa joga diferente das ultimas épocas.
Mais pragmática na forma como aborda os jogos, cai em cima do adversário desde cedo, num claro 1x4x1x1x4 com laterais muito subidos, cedo, para meter o primeiro e poder gerir o jogo, baixando a linha dos avançados e acima de tudo meter Enzo Perez a galgar metros com e sem bola no controlo do jogo e dos espaços, com isto aproveita a velocidade e talento em fase ofensiva dos 4 homens da frente. A capacidade de trabalho, dos mesmos 4, na fase defensiva, completa uma estratégia, que resulta. É um 1x4x4x2 que no papel é clássico, mas que no campo se desdobra muito bem tanto em fase ofensiva como em defensiva. E é assim que deve ser... a única táctica que é fixa é a 1x2x5x3, os matraquilhos! A equipa desdobra-se bem a atacar e dobra-se bem a defender. Palmas para o Jorge Jesus, ou não?..
Quando se olha para um treinador, tem de se olhar para várias facetas e numa das mais importantes, o nosso treinador não merece pouco mais do que umas vaias. A forma como gere a equipa a partir do banco.
No jogo de ontem contra os ingleses, Christian Eriksen entrou em campo e encostou-se á esquerda, caindo em cima do nosso defesa direito, Maxi Pereira, que é um Ás da entrega e no querer, mas o Joker da equipa nos erros posicionais defensivos. Maxi foi atrás do internacional pela Dinamarca e o seu bombeiro (jogo após jogo...) Luisão, teve de ir tapar o buraco que Maxi deixava nas suas costas... a defesa abria repetidamente, foi assim durante 18 minutos (dos 76 aos 94) e nesse tempo, nas costas de Luisão se criaram dois golos para os ingleses... o estádio da luz tremeu. Por muito que ache Maxi descuidado, a culpa não é dele, é de Jesus. Maxi não tinha o apoio de Sálvio (ou mesmo por momentos na direita, de Sulejmani) a defender. Se alguém fosse e colocasse a mão a tapar a boca de Sálvio ele ia explodir de cansado. Jesus tinha no banco André Almeida e Markovic para render o argentino. Entrou o Sérvio... aos noventa e tal minutos, para queimar tempo... para o flanco esquerdo!
Outras duas substituições, outros dois erros, na minha opinião:
Djuricic a jogar fora de posição e na zona onde menos pode render (insisto, é extremo.. tem de jogar com mais espaço, de frente para a baliza e fora da zona de choque dos centrais e trincos, joga frustrado), ainda assim esforçado o jogo inteiro... continua a tentar jogar sempre em "nota artística elevada" com toques elaborados, mas em zonas que não os pode fazer. Parte culpa dele (pode e deve jogar simples ali) e parte culpa do treinador que incentiva um jogo deste género (Recado para Jesus: Jesus se me estás a "ouvir", Urinar a fazer bonecos no chão também pode ser arte, mas não deixa de ser urinar!). Djuricic não aguentou muito mais frustração e acabou por sair orgulhoso pelo aplauso que a luz lhe deu, mas mais uma vez de cabeça baixa, entrou Enzo. Já o disse, é para mim o jogador mais importante deste Benfica, mas a jogar no sitio dele. Jogou na mesma zona de Djuricic, com o mesmo grau de frustração. Porque troca de jogadores e não acrescenta nada á equipa J.J.? Porque não fechar a equipa num 1x4x3x3 e descansar o estádio, mas acima de tudo a equipa? Passa um pouco a imagem de um treinador que não sabe mais, dependente da qualidade dos jogadores.
Cardozo, não faz falta á maior parte do tempo deste Benfica. É um jogador a mais numa estratégia que depende da capacidade que ele menos tem, a de trabalho defensivo... mas ontem estava a usar bem a sua melhor arma, estava a obrigar os centrais dos ingleses a ficarem fixos lá atrás, porque ele não saia de lá... e na fase em que o Benfica precisava mais que os centrais ingleses (um deles um trinco de origem com poder de passe médio/longo) não se envolvessem no futebol ofensivo, J.J. lança Lima com claras obrigações defensivas. Lima juntou-se ao meio campo, e deixou trabalhar á vontade dois, a partir desse momento, organizadores de jogo. O Benfica perdeu um homem na frente, o Tottenham ganhou dois no processo ofensivo.
Será este o treinador que se quer numa equipa da qualidade da do Benfica?
مواضيع عشوائية
أصناف الموقع
- اخبار رياضية (7)
- الدوري الأسباني الدرجة الأولى (32)
- الدوري الألماني الدرجة الأولي (2)
- الدوري الإنجليزي الممتاز (18)
- الدوري المصري (18)
- بث مباشر (388)
- دوري أبطال أسيا (3)
- دوري أبطال افريقيا (29)
- دوري أبطال أوروبا (30)
إرسال تعليق