A história repete-se, e o novo campeão nacional 2013/2014 é, à semelhança das últimas duas épocas, o Benfica.
Pelo menos para a comunicação social, jornais e televisões, até parece que o campeonato já acabou.
Razão tinha Carlos Queirós o ano passado, quando numa entrevista televisiva depois do términos do campeonato nacional, decidido no foto finish com a vitória do FCP, disse que a imprensa tinha grande responsabilidade no desfecho trágico da época do Benfica o ano passado, dando como exemplo as últimas 15 primeiras páginas dos jornais Abola e Record antes do jogo do Dragão, e nas quais, claramente, era como se o Benfica já tivesse sido campeão e não tivesse qualquer hipótese de perder o campeonato.
Disse ainda Carlos Queirós, que por motivos óbvios, interessa sempre fazer do Benfica o campeão durante 11 meses do ano, deixando apenas aquele mesinho livre em que tudo se desmorona, em que as vendas de jornais vão baixar mas compensadas pelas altas vendas dos outros meses do ano.
E de facto é assim, e a fórmula repete-se. O Benfica já ganhou alguma coisa? Evidentemente que não. Mas vamos pois fingir (nós, a Comunicação Social), que o Benfica ja ganhou. O que importa é que a malta ande excitada, que reserve o Marquês antes do tempo, e que compre jornais, muitos jornais, porque um clube que, caramba, até foi eleito o melhor clube do mundo no mês de fevereiro (sim, meus amigos, do mundo!!, para que não pensem que estamos com brincadeiras), como pode um clube dessa dimensão estratosférica como o nosso, não ganhar uma simples competiçãozeca dentro de portas?
Por isso meus amigos, que ninguém duvide, o título já é nosso, pelo menos é o que nos querem fazer crer. E muitos acreditam e vão na cantiga!
O que interessa é passar a mensagem que este já não é um campeonato para ser conquistado mas um campeonato para ser perdido!
O que interessa é fazer-nos a todos caminhar no céu antes da hora, para que, se houver uma queda, esta seja bem grande! E depois, se houver uma queda e mais uma desilusão, essa mesma imprensa que hoje passa a mensagem da glória que não pode ser perdida, será a mesma que virá acusar os jogadores de falta de humildade, e que fizeram a festa antes da hora, e isto e aquilo, como se os jogadores não sejam também influenciados por este folclore todo, e não leiam jornais e não vejam televisão, e não sintam a pressão que diariamente lhes colocam nos ombros, enquanto os nossos adversários lá vão caminhando e trabalhando com a tranquilidade que aos nossos não é permitida!
E basta realmente ler jornais e ver televisão para perceber que para muitos o FCP já não se levanta (até há quem já ponha em causa o terceiro lugar pois o mais certo é ser apanhado pelo Estoril!!), e o SCP não conta, mesmo que ali vá caminhando na penumbra a 5 pontos do primeiro.
E no meio disto tudo, temos um jogo dificílimo no fim de semana com o Estoril, temos uma ida à Madeira para defrontar o Nacional na semana seguinte, temos ainda uma saída a Braga, e uma ao Dragão na última jornada! Sem contar com as taças de Portugal e da Liga e o brilharete da Liga Europa que se metem no meio! Este ano é tudo nosso carago!
E alguém se lembra da saída de Matic? Alguém imagina sequer que este Matic ainda nos vai fazer falta? Claro que não, quem não caça com Matic, caça com Ruben Amorim!
O campeonato está ganho? Só para quem alinhar neste folclore e acreditar na cantiga que nos querem vender! Ao Sporting por exemplo, basta manter-se a uma distancia de 2 pontos do Benfica (e para isso basta que o Benfica tenha um deslize), para levar o campeonato até ao fim, sempre na esperança de que o percamos na última jornada no Porto.
O problema do excesso de confiança é que basta um deslize para se transformar em desespero.
É pois bem mais fácil de lidar com a pressão de um clube que tem tudo a ganhar neste momento (SCP ou FCP), do que a pressão de um outro que só tem tudo a perder.
Da minha parte não tenho dúvidas: Este campeonato está bem longe de estar decidido, vai ser jogado até à última, e só peço a Jorge Jesus que não se entusiasme com a Liga Europa antes de resolver o que importa resolver dentro de portas.
Aos jogadores pede-se humildade, suor e concentração. Sem ler jornais, que a estratégia, mais uma vez, passa por nos elevar ao Olimpo... para depois nos ver cair!
مواضيع عشوائية
أصناف الموقع
- اخبار رياضية (7)
- الدوري الأسباني الدرجة الأولى (32)
- الدوري الألماني الدرجة الأولي (2)
- الدوري الإنجليزي الممتاز (18)
- الدوري المصري (18)
- بث مباشر (388)
- دوري أبطال أسيا (3)
- دوري أبطال افريقيا (29)
- دوري أبطال أوروبا (30)
إرسال تعليق