A esquizofrenia benfiquista...

مواضيع مفضلة

الخميس، 27 مارس 2014

A esquizofrenia benfiquista...

Engraçado "bicho benfiquista"...

Há uns dias quando aqui foi criticado Jorge Jesus pela forma como permitia que a sua conduta e postura fora de campo condicionassem o seu trabalho... "caiu o Carmo e a Trindade".

Quando se levantou a hipótese de "cansaço" dos benfiquistas perante essa sua conduta e postura "supra-Benfica" que o faziam comportar-se como um ser imune... "caiu o Carmo e a Trindade"

... O Benfica vai ao Dragão gerir a eliminatória porque a pode decidir na Luz, já depois das duas mãos da eliminatória com o Az Alkmaar, e se calhar até com o campeonato muito perto de estar conquistado... E estranhamente o blog enche-se de críticas ao Jesus.

Vá lá alguém compreender isto!!!

Do lado desportivo não me revejo minimamente nas críticas. Jesus fez, na minha opinião, muitíssimo bem em rodar bastante a equipa. Não que a Taça não seja para ganhar, como alguns logo acusam, mas porque não é efectivamente nem o primeiro nem sequer o segundo objectivo do Benfica e pela frente tinham um adversário que estava a jogar "as fichas todas" nesta eliminatória.

Ora, ir atrás disso seria correr o risco de extenuar os jogadores - sem falar em castigos ou lesões - num momento em que estamos a jogar de três em três dias durante cerca de um mês (com tendência para continuar se passarmos, como espero, o AZ).

Pergunta: o Benfica precisava mesmo de o fazer? Ou seria mais prudente, como fez Jesus, poupar a equipa, jogar de forma mais controlada até nos índices físicos, tentando manter a eliminatória num patamar de decisão na Luz?

Arriscado? Claro... Mas foi ou não conseguido?

Ah e tal, podíamos ter levado três ou quatro. CERTO! Um facto... Mas a verdade é que não levámos e, mais que isso, em vários momentos fizemos por isso. Mas ainda assim, este será porventura o único contexto desportivo criticarem: A (FALTA DE) ATITUDE, ou se preferirem DE MENTALIDADE, DOS QUE JOGARAM. Mas será que o problema foram eles? Ou com Jesus essa subjugação tem sido nota dominante? Porque será?

A "mensagem de Jesus" (que frase tão esquisita eheheh) foi interpretada de forma relaxada e pouco "agressiva" pela equipa. A equipa entrou com a clara noção que eles vinham com tudo e que nos não tínhamos nem queríamos correr riscos. ERRADO! 

Jesus deveria ter desafiado os que entraram a mostrar que não se tratava de rotatividade, mas sim de "outro melhor 11" do Benfica. Sim, com atitude poderíamos até ter poupado jogadores e ainda assim discutido o jogo.

Fora do plano desportivo... Aqui sim crítico sem qualquer prurido a atitude "auto-imune" de Jorge Jesus. O homem está-se nas tintas para tudo e todos. Se entende que deve andar ali aos abraços e segredinhos com Pinto da Costa, ele anda e acabou... Mesmo sabendo que o homem tem um ódio de morte ao Benfica e tudo faz, não para o clube dele ganhar, mas para que nós percamos. O homem que tem no museu um altar, ou um Kanto (como eles chamam) onde explora e se regozija com Jesus ajoelhado no Dragão.

Como em Londres, Jesus não quer saber se a sua conduta está certa ou errada, se prejudica o Benfica ou se fere a susceptibilidade dos sócios... Isso para ele "é piners". Ele faz o que quer, quando quer e com quem quer.

Tenho muita pena que ele seja assim porque isso dá cabo dele.

Um nota final: Como Jesus é teimoso e tendencioso, mas não é burro, eu acredito que nada disto acontece por acaso, está sua atitude sobranceira não acontece por acaso, mas porque - isto é uma apenas uma tese minha - o Jesus não quer continuar no Benfica na próxima época. 

Estará, porventura, farto da exigência dos benfiquistas que não o vêem como vêem Mourinho, Ferguson ou Guardiola... E ele acredita que é como eles.

Estará, porventura, farto que não compreendam que apesar de não ganhar faz melhor que os outros antes dele nos últimos 15 anos. Na cabeça dele, isso deveria ser suficiente para ser adorado de forma unânime.

Se isto for assim, há algumas coisas que me preocupam:

1) Vieira pode ter muitos defeitos mas não o deixa sair só porque sim. Vai exigir o devido dinheiro depois de o ter segurado várias vezes.
2) Jesus pode estar muito farto mas tem contrato e em Portugal só Benfica e Porto lhe pagam assim. ora se por um lado estou-me nas tintas que vá para o Porto, por outro lado acho que o Jesus se sentir assim e não tiver "como sair", então avizinha-se um ano seguinte à conquista deste título, de verdadeira agonia e confusão.
3) Se Jesus fosse para o Porto talvez o Benfica acordasse para a vida. Não porque fosse vencer mais do que o Porto vence sem ele - lá quem ganha não são os treinadores, são os "meus queridos". Mas sim porque seria a demonstração de como basta "domar" o Jesus para fazer dele um treinador de classe mundial. Só que ele no Benfica mostra resistência a ser domado... e ninguém parece querer domá-lo.

PS- Por favor, o título do tópico é "A esquizofrenia benfiquista" e não é sobre a saída do Jesus nem sobre a ida para o FCPorto, isso foi só uma opinião (a parte da saída, não a do FCPorto, pois já sabem que para mim, depois de sair pode ir para onde quiser que não lhe temo nenhum destino). Foquem-se no tema do tópico, por favor, e não comecem logo a disparar para o ar todos excitadinhos sobre a nota final.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف