Vou escrever isto apenas (mais) uma vez:
- Não alinho em teorias da conspiração em torno de Vieira ou Jesus, como emissários de um Deus maior para prejudicar o Benfica!
- Não sou capaz, na verdade e com honestidade, de considerar que algum dos actuais membros relevantes do SLBenfica lá está para enriquecer à conta do Benfica, ignorando por completo o clube.
Agora, percebo e partilho da preocupação dos que entendem que o SLBenfica não está bem, que neste caminho dificilmente voltará a conquistar titulos de forma sustentada e que, pasmem-se, possivelmente a curto prazo vai "rebentar" desportiva e financeiramente.
Vamos então analisar as causas e na minha perspectiva é só uma e muito muito simples:
No Benfica não há Estratégia, há Táctica!
Ou seja, o SLBenfica não tem um projecto desportivo, com linhas orientadoras às quais se mantém fiel e gere depois todas as questões em função desses objectivos, desse plano, dessa estratégia.
Uma estratégia quando não tem associada um plano de execução e, acima de tudo, gente qualificada para a executar, que se sujeite a ser avaliada e julgada por tal e que assuma compromissos no tempo... não é uma estratégia.
O SLBenfica de Luis Filipe Vieira, desde cedo, foi "montado" para reagir às adversidades... e ainda hoje é assim. O Presidente, perante a ausência de titulos, perante a falta de dinheiro, perante o domínio do sistema pelo FCPorto, perante a corrupção, perante a falta de competência interna... limitou-se a encontrar formas de contornar essas questões, saber reagir a essas adversidades e manter o clube "ao cimo de água" a respirar.
Ora... isso não é uma Estratégia! Isso tem zero de planeamento, precisa apenas de quem reaja de acordo com o líder sem acrescentar valor e isso não é mais do que utilizar Tácticas em função dos problemas.
Portanto, se perceberem... Luis Filipe Vieira não mudou nem lutou contra a ausência de titulos, a falta de dinheiro, o domínio do sistema pelo FCPorto, a corrupção, a falta de competência interna. Luis Filipe Vieira dotou o SLBenfica de uma capacidade de lidar com isso...
E, convenhamos, fê-lo muito bem!! Que clube na Europa, ou no Mundo, consegue ter o nível de receitas, as infra-estruturas ou a capacidade de inovação empresarial que o SLBenfica tem... sem títulos!? Nem um...
Isto aconteceu à custa da competência e da visão empresarial de Luis Filipe Vieira que, um dia e quando estava já à beira do precipício pois o cerco apertava a nível desportivo... descobriu Jorge Jesus. A primeira temporada do treinador, aquele futebol entusiasmante e 1/2 Europa atrás de mais de metade dos titulares do SLBenfica abriu a Luis Filipe Vieira uma ideia nova: É possivel dar ainda mais dimensão a esta forma de gestão... com Jorge Jesus a potenciar 2 ou 3 jogadores todos os anos.
Mais uma vez... Luis Filipe Vieira não mudou nem lutou contra a ausência de titulos, a falta de dinheiro, o domínio do sistema pelo FCPorto, a corrupção, a falta de competência interna. Luis Filipe Vieira dotou o SLBenfica de uma capacidade de lidar com isso e, agora, manter-se mais a salvo dos credores, leia-se a Banca.
Há muitos exemplos disto, mas olhemos para o caso mais recente, o do Matic. Era muito dificil adivinhar que com a eliminação da Champions já nada segurava o Matic ao Benfica? Era complicado ter chamado o empresário há umas semanas largas atrás e gerido com ele o processo de saída inevitável, já que tinha sido cometido o erro crasso de o manter a todo o custo (nunca correu bem, nem no Benfica nem em clube nenhum!!).
E depois há o lastro deste "filão sérvio". Um dia alguém descobriu que ali valia a pena... e como não há Estratégia, a Táctica/Estratagema foi ir para lá com tudo e trazer... 6 jogadores. Agora temos os sérvios que só se são uns com os outros (até nos exercícios de treino e aquecimento se vê isso), temo-los a protegerem-se uns aos outros, e temos, portanto um conjunto de problemas...
Portanto, o SLBenfica transformou-se então numa empresa onde Luis Filipe Vieira gere a empresa e manda executar de acordo com o que entende, com clientes que alimentam essa máquina (os sócios e adeptos) e com um responsável de produção que supostamente agarra na matéria prima e a transforma em algo possível de vender por mais do que aquilo que o gestor Luis Filipe Vieira comprara.
E é isto o SLBenfica! Revêem-se?! Pois... aqui é que está o problema. Há agora dois tipos de benfiquistas a olhar para isto:
1. Os benfiquistas, como o meu pai, que são do tempo das conquistas do Eusébio, Coluna, José Augusto, Simões, etc. E esses creem num SLBenfica vencedor e que a pouco e pouco com as vendas vai ter dinheiro para ter capacidade de ter uma equipa capaz de vencer.
2. Os benfiquistas, como eu e muitos dos que lêem os blogs e vão ao estádio, que começam a desesperar por esse regresso ao passado que os nossos pais sempre nos contaram e que nos recordamos de ter vivido ainda miudos, nas décadas de 70 e 80.
Ora, os primeiros estão cada vez mais velhos, gradualmente mais desligados da vida activa do Clube e de se fazerem ouvir. Eram eles, sim eles, que até agora iam votar, alguns iam às AG, etc e que valiam os votos que iam "segurando" o status quo. Mas eles vão gradualmente, seja por se cansarem de esperar, seja pela lei da vida dar lugar aos outros.
E esses outros não vão aguentar muito mais tempo pelo SLBenfica das décadas de 70 e 80 (já nem falo das décadas de 60). Esses que durante algum tempo perceberam que não era possível ter esse Benfica sem primeiro passar este deserto... começam agora a desconfiar.
É precisamente dessa desconfiança que começam a surgir as teorias da conspiração: "O homem só pode estar ao serviço do Porto"; "O problema é o Domingos Soares Oliveira que quer é sacar dinheiro para o BES"; "O Jesus quer é quem lhe dá comissões por fora"; "O Rui Costa está-se nas tintas quer é dinheiro"... enfim...
Já diz o outro: Podes enganar uma pessoa uma vez, mas não enganas todas as pessoas todas as vezes.
Ou seja, a táctica de reacção à adversidade começa a ficar curta! As pessoas começam a fartar-se de acreditar e sair sempre desiludidas e tristes, olhando para o clube e nunca vendo quem lá está assumir responsabilidades e sair pelo próprio pé. Pelo contrário, começam a perceber que a "Gestão Táctica" rapidamente aparece com mais uma desculpa, mais um bode espiatório, mais uma manobra de diversão.
O tempo disto está a acabar e perder o título este ano será possivelmente a gota de água que fará transbordar o copo que ameaça já não aguentar mais.
Vão aparecer as crises directivas! Não sei bem como "puros" como Rui Cunha ou Rui Gomes da Silva, que sofrem a sério com o SLBenfica e que viveram o tempo do "Glorioso" ainda não explodiram... só mesmo por grande solidariedade com Luis Filipe Vieira.
Vão aparecer as manifestações dos sócios nas AG cada vez mais concorridas. A última foi o um bom exemplo e o Presidente já viu uma pequena amostra do que o espera.
Depois... será uma questão de tempo até os benfiquistas estarem dispostos a fazer o que fez o SportingCP! Ou acham que quem votou em Bruno de Carvalho o fez na certeza que seria este o resultado? Claro que não...
Muitas vezes ouvi sportinguistas dizer "vamos ver o que vai dar" ou "a ver se não é outro Vale Azevedo" ou "pior que o Godinho Lopes não será" ou mesmo "seja quem for a alternativa desde que saia o Godinho".
O SLBenfica, como disse acima, é hoje Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus. Os outros só lá estão porque esses dois simplesmente não conseguem fazer tudo sozinhos e porque há regras que obrigam a que mais gente lá esteja?
Jorge Jesus, outrora demasiado "empowered" por Luis Filipe Vieira entende hoje em dia que só dá feedback a Luis Filipe Vieira e que todos os outros têm que aceitar calados as suas decisões. Tornou-se uma pessoa arrogante e instável, teimoso não nas suas convicções mas na vontade de mostrar que ele é que manda. Obviamente: Não tem estratégia... tem tácticas. Onde é que já vimos isto?
Luis Filipe Vieira, no campo desportivo, está refém de Jorge Jesus e da, lá está, "Táctica" que usa para gerir o SLBenfica. Por um lado ele está em "roda livre" e não deixa que ninguém influencie o seu trabalho e com isso é impossível ter uma estratégia para o Clube. Por outro lado Luis Filipe Vieira terá já consciência que Jesus, com essa atitude está a transformar-se parte do problema e não da solução, sendo por exemplo impossível ter um Director Desportivo com poder.
SR. PRESIDENTE! OU A ESTRUTURA MUDA... OU O SR. PRESIDENTE VAI SER EMPURRADO PARA FORA DO CLUBE CASO ESTE ANO O SLBENFICA NÃO VENÇA O TÍTULO!
Será impossível?
As mudanças são simples e fáceis de implementar:
- Jorge Jesus ou se adapta ou terá que ser demitido para dar lugar a um treinador capaz de ajudar a optimizar a estratégia desportiva do SLBenfica alavancada na formação e em jogadores estrangeiros de potencial inquestionável. Jesus está a mais? Entendo que não, está sim num formato errado que deve ser corrigido, assim ele tenha disponibilidade e interesse.
- Domingo Soares Oliveira está mais que provado que não é o "mago das finanças" que sempre foi apresentado. O SLBenfica é gerido precisamente da mesma forma que o FCPorto e SportingCP em termos financeiros, ou seja, todos são deficitários e vivem da venda de jogadores... com a diferença que o SLBenfica "se aguenta" sem titulos porque tem muito mais receitas que os demais e os outros possivelmente "morrem" sem titulos - sim, veremos o que será de Bruno de Carvalho se não vencer o título nos próximos três anos ou se não for à Champions num desses três anos. DSO está a mais? Entendo que não, simplesmente a estratégia tem que deixar de partir das finanças, ou seja, a venda de activos e gestão financeira tem que deixar de ser o core business.
- Luis Filipe Vieira, como excelente gestor de empresas que é... deve limitar-se a isso mesmo! Gerir o Grupo Empresarial do SLBenfica. O core business do SLBenfica, tal como aqui já defendi e expliquei várias vezes e à semelhança dos melhores clubes da Europa, deve ser gerido por um gestor profissional, benfiquista e com história e presença no clube e no futebol. Esse gestor profissional, como expliquei várias vezes, deve ser remunerado em função dos objectivos desportivos. Já expliquei muito disto no tópico: Exclusivo NGB: Ideia 1. - O Presidente. Luis Filipe Vieira está a mais? Claro que não... está é demasiado disperso em áreas onde não acrescenta valor.
- O Modelo de Comunicação do SLBenfica deve ser integralmente revisto. Actualmente funcionamos como um partido político ou uma empresa mediática, ao que obviamente não é alheia a experiência de João Gabriel, mas na verdade temos que implementar um modelo de comunicação na SAD separado do modelo de comunicação do Clube, sendo que na SAD pode e deve ficar na dependência do CEO da mesma- o homem forte da estrutura do futebol que trabalha na directa dependência do Presidente e só do Presidente, como expliquei aqui: Exclusivo NGB: Ideia 2. - A Comunicação. João Gabriel está a mais? Não! Simplesmente deve ser integrado noutra estrutura e não estar exposto a estar sempre a reagir ao invés de agir e ser proactivo.
Se o Presidente mudar, pelo menos, estes três pontos... todos os demais acabam por se alterar como consequência de uma estrutura e de uma organização orientada aos resultados desportivos e que, com isso, irá igualmente continuar a honrar compromissos com os credores, mas cuja dívida começara a reduzir-se - sim, bem sei que não é isso que os credores querem mas sim que paguemos uma e possamos contrair mais logo de seguida. Mas é a vida e o SLBenfica aí tem que saber marcar a sua posição...
A partir daí deixará de haver apenas "Tácticas/Estratagemas de Gestão" para passar a haver uma estratégia, uma liderança global e uma gestão efectiva do core business por um gestor experiente e da confiança do Presidente.
Há muitos exemplos disto, mas olhemos para o caso mais recente, o do Matic. Era muito dificil adivinhar que com a eliminação da Champions já nada segurava o Matic ao Benfica? Era complicado ter chamado o empresário há umas semanas largas atrás e gerido com ele o processo de saída inevitável, já que tinha sido cometido o erro crasso de o manter a todo o custo (nunca correu bem, nem no Benfica nem em clube nenhum!!).
E depois há o lastro deste "filão sérvio". Um dia alguém descobriu que ali valia a pena... e como não há Estratégia, a Táctica/Estratagema foi ir para lá com tudo e trazer... 6 jogadores. Agora temos os sérvios que só se são uns com os outros (até nos exercícios de treino e aquecimento se vê isso), temo-los a protegerem-se uns aos outros, e temos, portanto um conjunto de problemas...
Portanto, o SLBenfica transformou-se então numa empresa onde Luis Filipe Vieira gere a empresa e manda executar de acordo com o que entende, com clientes que alimentam essa máquina (os sócios e adeptos) e com um responsável de produção que supostamente agarra na matéria prima e a transforma em algo possível de vender por mais do que aquilo que o gestor Luis Filipe Vieira comprara.
E é isto o SLBenfica! Revêem-se?! Pois... aqui é que está o problema. Há agora dois tipos de benfiquistas a olhar para isto:
1. Os benfiquistas, como o meu pai, que são do tempo das conquistas do Eusébio, Coluna, José Augusto, Simões, etc. E esses creem num SLBenfica vencedor e que a pouco e pouco com as vendas vai ter dinheiro para ter capacidade de ter uma equipa capaz de vencer.
2. Os benfiquistas, como eu e muitos dos que lêem os blogs e vão ao estádio, que começam a desesperar por esse regresso ao passado que os nossos pais sempre nos contaram e que nos recordamos de ter vivido ainda miudos, nas décadas de 70 e 80.
Ora, os primeiros estão cada vez mais velhos, gradualmente mais desligados da vida activa do Clube e de se fazerem ouvir. Eram eles, sim eles, que até agora iam votar, alguns iam às AG, etc e que valiam os votos que iam "segurando" o status quo. Mas eles vão gradualmente, seja por se cansarem de esperar, seja pela lei da vida dar lugar aos outros.
E esses outros não vão aguentar muito mais tempo pelo SLBenfica das décadas de 70 e 80 (já nem falo das décadas de 60). Esses que durante algum tempo perceberam que não era possível ter esse Benfica sem primeiro passar este deserto... começam agora a desconfiar.
É precisamente dessa desconfiança que começam a surgir as teorias da conspiração: "O homem só pode estar ao serviço do Porto"; "O problema é o Domingos Soares Oliveira que quer é sacar dinheiro para o BES"; "O Jesus quer é quem lhe dá comissões por fora"; "O Rui Costa está-se nas tintas quer é dinheiro"... enfim...
Já diz o outro: Podes enganar uma pessoa uma vez, mas não enganas todas as pessoas todas as vezes.
Ou seja, a táctica de reacção à adversidade começa a ficar curta! As pessoas começam a fartar-se de acreditar e sair sempre desiludidas e tristes, olhando para o clube e nunca vendo quem lá está assumir responsabilidades e sair pelo próprio pé. Pelo contrário, começam a perceber que a "Gestão Táctica" rapidamente aparece com mais uma desculpa, mais um bode espiatório, mais uma manobra de diversão.
O tempo disto está a acabar e perder o título este ano será possivelmente a gota de água que fará transbordar o copo que ameaça já não aguentar mais.
Vão aparecer as crises directivas! Não sei bem como "puros" como Rui Cunha ou Rui Gomes da Silva, que sofrem a sério com o SLBenfica e que viveram o tempo do "Glorioso" ainda não explodiram... só mesmo por grande solidariedade com Luis Filipe Vieira.
Vão aparecer as manifestações dos sócios nas AG cada vez mais concorridas. A última foi o um bom exemplo e o Presidente já viu uma pequena amostra do que o espera.
Depois... será uma questão de tempo até os benfiquistas estarem dispostos a fazer o que fez o SportingCP! Ou acham que quem votou em Bruno de Carvalho o fez na certeza que seria este o resultado? Claro que não...
Muitas vezes ouvi sportinguistas dizer "vamos ver o que vai dar" ou "a ver se não é outro Vale Azevedo" ou "pior que o Godinho Lopes não será" ou mesmo "seja quem for a alternativa desde que saia o Godinho".
O SLBenfica, como disse acima, é hoje Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus. Os outros só lá estão porque esses dois simplesmente não conseguem fazer tudo sozinhos e porque há regras que obrigam a que mais gente lá esteja?
Jorge Jesus, outrora demasiado "empowered" por Luis Filipe Vieira entende hoje em dia que só dá feedback a Luis Filipe Vieira e que todos os outros têm que aceitar calados as suas decisões. Tornou-se uma pessoa arrogante e instável, teimoso não nas suas convicções mas na vontade de mostrar que ele é que manda. Obviamente: Não tem estratégia... tem tácticas. Onde é que já vimos isto?
Luis Filipe Vieira, no campo desportivo, está refém de Jorge Jesus e da, lá está, "Táctica" que usa para gerir o SLBenfica. Por um lado ele está em "roda livre" e não deixa que ninguém influencie o seu trabalho e com isso é impossível ter uma estratégia para o Clube. Por outro lado Luis Filipe Vieira terá já consciência que Jesus, com essa atitude está a transformar-se parte do problema e não da solução, sendo por exemplo impossível ter um Director Desportivo com poder.
SR. PRESIDENTE! OU A ESTRUTURA MUDA... OU O SR. PRESIDENTE VAI SER EMPURRADO PARA FORA DO CLUBE CASO ESTE ANO O SLBENFICA NÃO VENÇA O TÍTULO!
Será impossível?
As mudanças são simples e fáceis de implementar:
- Jorge Jesus ou se adapta ou terá que ser demitido para dar lugar a um treinador capaz de ajudar a optimizar a estratégia desportiva do SLBenfica alavancada na formação e em jogadores estrangeiros de potencial inquestionável. Jesus está a mais? Entendo que não, está sim num formato errado que deve ser corrigido, assim ele tenha disponibilidade e interesse.
- Domingo Soares Oliveira está mais que provado que não é o "mago das finanças" que sempre foi apresentado. O SLBenfica é gerido precisamente da mesma forma que o FCPorto e SportingCP em termos financeiros, ou seja, todos são deficitários e vivem da venda de jogadores... com a diferença que o SLBenfica "se aguenta" sem titulos porque tem muito mais receitas que os demais e os outros possivelmente "morrem" sem titulos - sim, veremos o que será de Bruno de Carvalho se não vencer o título nos próximos três anos ou se não for à Champions num desses três anos. DSO está a mais? Entendo que não, simplesmente a estratégia tem que deixar de partir das finanças, ou seja, a venda de activos e gestão financeira tem que deixar de ser o core business.
- Luis Filipe Vieira, como excelente gestor de empresas que é... deve limitar-se a isso mesmo! Gerir o Grupo Empresarial do SLBenfica. O core business do SLBenfica, tal como aqui já defendi e expliquei várias vezes e à semelhança dos melhores clubes da Europa, deve ser gerido por um gestor profissional, benfiquista e com história e presença no clube e no futebol. Esse gestor profissional, como expliquei várias vezes, deve ser remunerado em função dos objectivos desportivos. Já expliquei muito disto no tópico: Exclusivo NGB: Ideia 1. - O Presidente. Luis Filipe Vieira está a mais? Claro que não... está é demasiado disperso em áreas onde não acrescenta valor.
- O Modelo de Comunicação do SLBenfica deve ser integralmente revisto. Actualmente funcionamos como um partido político ou uma empresa mediática, ao que obviamente não é alheia a experiência de João Gabriel, mas na verdade temos que implementar um modelo de comunicação na SAD separado do modelo de comunicação do Clube, sendo que na SAD pode e deve ficar na dependência do CEO da mesma- o homem forte da estrutura do futebol que trabalha na directa dependência do Presidente e só do Presidente, como expliquei aqui: Exclusivo NGB: Ideia 2. - A Comunicação. João Gabriel está a mais? Não! Simplesmente deve ser integrado noutra estrutura e não estar exposto a estar sempre a reagir ao invés de agir e ser proactivo.
Se o Presidente mudar, pelo menos, estes três pontos... todos os demais acabam por se alterar como consequência de uma estrutura e de uma organização orientada aos resultados desportivos e que, com isso, irá igualmente continuar a honrar compromissos com os credores, mas cuja dívida começara a reduzir-se - sim, bem sei que não é isso que os credores querem mas sim que paguemos uma e possamos contrair mais logo de seguida. Mas é a vida e o SLBenfica aí tem que saber marcar a sua posição...
A partir daí deixará de haver apenas "Tácticas/Estratagemas de Gestão" para passar a haver uma estratégia, uma liderança global e uma gestão efectiva do core business por um gestor experiente e da confiança do Presidente.
إرسال تعليق