Desmistificar as homenagens póstumas a Eusébio

مواضيع مفضلة

الأربعاء، 8 يناير 2014

Desmistificar as homenagens póstumas a Eusébio

Começo por afirmar dois pontos prévios:
1. Concordo com praticamente todas as iniciativas que foram anunciadas por Luis Filipe Vieira.
2. É importante saber "sair da emoção do momento" para tomar decisões.

Ora, o que conhecemos até ao momento é que Luis Filipe Vieira anunciou que a águia em "marca de água" da camisola será substituída pela imagem de Eusébio e que a estátua deixará de estar "a céu aberto" na praça centenário, para ser criado ali um espaço de culto onde seja possível preservar o gesto e as ofertas dos portugueses ao King no momento da despedida. Fora de questão estará o naming do estádio do SLBenfica, segundo o Presidente por nunca ter sido um desejo manifestado pelo King.

Olhemos então a cada uma das propostas:

- Ter a marca de água do Eusébio nas camisolas do SLBenfica ao invés da águia parece-me totalmente adequado. Ao contrário do que aqui já se escreveu, não se trata de vender mais ou menos camisolas. Trata-se de ter a imagem de Eusébio sempre presente no equipamento que tantas vezes ele deu a conhecer e divulgar ao Mundo inteiro. A águia faz parte do simbolo do SLBenfica e ali ficará, no símbolo, abrindo espaço para que além da águia do simbolo, tenhamos a imagem do King.

Seria uma iniciativa puramente de marketing, sim, se de repente se "inventasse" o equipamento comemorativo ou celebrativo de Eusébio, ou se de repente se passasse a jogar de preto em sinal de luto. Portanto, friamente, acho uma iniciativa bonita e ajustada.

- Relativamente à criação de um "masoleum" no espaço da actual estátua, só vejo vantagens. Ora, na verdade trata-se da hipótese de manter para todo o sempre o espólio de ofertas dos portugueses a Eusébio e permitir ainda que esse espirito se mantenha vivo e se torne, porventura, um culto futuro para todos os visitantes do Estádio da Luz: poderem ali deixar uma oferta à memória do King que levou tão longe o nome do Benfica e de Portugal.

Só dessa forma é, por exemplo, possível que equipas estrangeiras venham cá fazer parte dessa homenagem e a façam perdurar através do tempo. Só assim será possível criar um culto em torno de Eusébio.

Obviamente que poderão sempre continuar a aceder ao "masoleum", a tirar fotos, etc. Talvez não possam fazê-lo agarrados à estatua, mas perante a hipótese de criar um espaço de culto para os benfiquistas, os portugueses e para todo o mundo... será que são essas pequenas questões que devem ser valorizadas?

Não obstante, já foi hoje divulgado que a estrutura NÃO SERÁ DEFINITIVA e durará apenas o tempo do ano de luto decretado pelo Clube, ou melhor pelo Presidente, pela morte do King e terá como unico objectivo ali preservar os objectos deixados pelos portugueses durante esse período.

Por fim, o nome do estádio! Para os que não sabem, Eusébio nem sequer jogou na primeira Taça dos Campeões Europeus que o SLBenfica conquistou. O que quero com isto dizer é que, tal como escrevi anteontem, a história do SLBenfica não é Eusébio... o King é uma das paginas mais nobres e relevantes da nossa história, que possivelmente seria menos gloriosa sem ele... mas daí a ser ele o Benfica... vai uma grande distância.

Na verdade, acho que apenas Cosme Damião merece o titulo de nome individual merecedor de destaque a este nível, na qualidade de fundador do Clube, e essa menção está dada no Museu. Assim sendo, parece-me que percebem por aqui porque não concordo com a nomeação do "Estádio Eusébio da Silva Ferreira", independentemente da justificação que Luis Filipe Vieira dê.

Contudo, não me chocaria de todo uma revisão do naming do parceiro incluindo o nome de Eusébio e, porque não, fazer disso "escola" para outras referências eternas. Ou seja, gosto bastante da ideia de convidar a CGD a rever o nome do Caixa Futebol Campus para, por exemplo (e é apenas um exemplo) Academia Eusébio Caixa.

Depois, noutro momento que o naming do Estádio seja vendido, porque não propor a inclusão do nome do King ou de outra grande glória do SLBenfica? Atentem na dimensão que o parceiro pode ter pela "fusão" do naming com um nome mundialmente conhecido e associado ao futebol português e ao SLBenfica?

Nesse contexto, apontaria as nomes de Mário Coluna para o Centro de Estádio e de Eusébio para o Estádio. Algo do tipo "Eusébio Emirates Stadium" e "Academia Caixa Mario Coluna". Depois a Casa do Jogador poderia ser Casa de Repouso José Torres. Esse contexto pode ser alargado as bancadas, como termos a bancada Sagres António Simões ou Meo Chalana. Poderiamos trazer essa "ligação" para os pavilhões como o Pavilhão Fidelidade Carlos Lisboa ou a Piscina EDP Yokochi.

Na prática, ao nível do naming são apenas exemplos, alguns do ponto do vista fonético podem até ser infelizes e sujeitos a revisão, mas que penso que do ponto de vista global assegurariam duas perspectivas: 
1. Marking e Económica permitindo a venda do naming do espaço, mas dando-lhe ainda mais expressão ao juntar o nome de uma grande glória do Clube
2. Homenagear para todo o sempre aqueles que nos tornaram no clube que hoje somos e aprendemos a amar.

Fica a ideia...

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف