Benfica Made in Benfica?! My arse!!

مواضيع مفضلة

الاثنين، 27 يناير 2014

Benfica Made in Benfica?! My arse!!

Como esclarecimento apenas àquilo que foi a discussão de ontem sobre a POSSÍVEL venda de André Gomes, aqui fica o seguinte:

1. Se chegassem ao pé de mim e me dissessem, temos de fazer 15 milhões urgentemente este mês, dão-nos esse dinheiro pelo André, achas que devemos vender? Eu diria: Acho que sim, antes o André que um dos jogadores nucleares.

2. Portanto, o valor da venda nunca esteve aqui em causa, embora eu, ao contrario de outros (vale o que vale), seja da opinião de que aos 20 anos de idade, André Gomes tem tudo para vir a dar grande jogador e a render muito mais.

3. Registo também, todos os comentários daqueles que defendem SEMPRE (mas realmente SEMPRE) o que a Direção decide. Há gente que continua a confundir um blogue com um espaço de decisão e não como aquilo que é, um ESPAÇO DE OPINIÃO. E como espaço de opinião que é, desconfio sempre daqueles que dizem Ámen a tudo e para quem nunca há nada para criticar. 

4. Esta POSSÍVEL venda de André Gomes, implica forçosamente que algo esteja errado: ou a venda, ou o anunciado projeto Benfica Made in Benfica, no qual, como aqueles que nos vão acompanhando saberão, nunca acreditei.

5. Volto pois a dizer que o Benfica Made in Benfica é uma ilusão. Volto a dizer que não mais os tempos andarão para trás, e que em tempos em que qualquer BOM jogador português (à semelhança dos BONS estrangeiros), não ficam em Portugal mais do que um ou dois anos, tal implica que um Benfica Made in Benfica será sempre um Benfica mediano! Mediano porque cá só ficam os jogadores medianos. A não ser que haja alguém que acredite haver alguma escola do mundo capaz de substituir permanentemente e com qualidade indiscutível a venda dos seus melhores jogadores. 

6. Para mim esse slogan do Benfica Made in Benfica, é pois apenas mais uma tonelada de areia lançada aos olhos dos adeptos, como o slogan do melhor plantel dos últimos 30 anos (mas só até Janeiro) ou o slogan da equipa maravilha dos Zahovics, Drulovics e Argéis!

7. Se o argumento daqueles que defendem esta venda é pois os 15 milhões por um jogador da equipa B, o argumento será o mesmo se amanhã derem 15 milhões pelo Bernardo e ele sair, pelo Cancelo, pelo Joaquim ou por todos os bons produtos que saiam da equipa B. Para esses pois, as vendas, desde que haja milhões estarão sempre bem e justificadas... Falta pois saber onde fica então o tal projeto Benfica Made in Benfica de que o presidente tanto se orgulha. Onde fica? Fica pois na gaveta, à semelhança de tantos outros! 

8. Volto pois a afirmar que a venda (a acontecer) por 15 milhões é boa. Mas se os milhões justificam todas as vendas, e se também é verdade que por qualquer bom jogador (nacional ou estrangeiro) haverão sempre boas propostas a aparecer e jogadores a pedir para sair, então meus amigos, a verdade é que continua tudo na mesma: o Benfica Made in Benfica é apenas mais uma invenção e fantochada do Presidente, o Benfica continuará a ser um entreposto de jogadores, tudo continuará na mesma, até porque essa é na verdade a nossa única hipótese de sobrevivência.

9. Levando pois a questão agora ao treinador, importa também perguntar: que vantagens para ele em apostar na miudagem?

10. Para mim haverá sempre 3 estágios na carreira de um jogador: o lançamento, o desenvolvimento, a consolidação: 

O que se está a pedir ao treinador do Benfica é que participe apenas na primeira fase, a do lançamento, precisamente aquela que acarreta mais riscos para ele, a fase em que cometem mais erros, a fase em que custam mais pontos, a fase em que custam percas de títulos e QUASE carreiras de treinadores. Apostas tipo Roderick, lembro eu!

Que vantagens então para Jorge Jesus em participar neste processo, sabedor que chegando o jogador à fase de desenvolvimento, e se tiver mostrado já algum bom potencial, e quando o treinador já pode finalmente tirar do jogador algum rendimento e apostar nele de forma mais consistente, irá pois amadurecer (e render) para outras paragens por 10 ou 15 milhões? 

Diferente pois aquilo que tem feito até aqui (e que compreendo perfeitamente): comprar ele a outros clubes esses jogadores de 20 ou 21 anos, que chegam à Luz já com 50 ou 60 jogos nas pernas, já mostraram pois o seu potencial noutras paragens, e que chegam às suas mãos já lançados e mais preparados, e já num estágio mais avançado do seu processo evolutivo.

Para Jorge Jesus é pois bem mais fácil que fique tudo na mesma!

11. Falar num Benfica made in Benfica é pois muito fácil e fica sempre muito bonito. Difícil é levar o projeto à prática e perceber todos os contornos que o processo implica.

12. Um Benfica Made in Benfica, da forma como eu entendo, significa jogadores a nascer na Luz, a desenvolverem-se na Luz, a construírem uma história na Luz, a ganharem na Luz, a chegarem à seleção jogando na Luz, e depois sim, saírem aos 23 ou 24 anos já como jogadores feitos, com estatuto e muitíssimo valorizados. 

13. O que se assiste é pois ao Cash Made in Benfica, apenas isso. A Sportinguização do Benfica, justificada sempre pelos milhões, tal como os milhões das vendas dos Nanis e dos Ronaldos (o Ronaldo participou em apenas 25 jogos com a camisola do Sporting, e a maior parte no banco!!), vendas essas que antes serviam para nós os gozarmos e achincalharmos, mas que agora, porque acontece connosco, já devemos aplaudir!

14. Sinais dos tempos?! Pois claro que sim. Isso é precisamente o que ando a dizer há anos.

Benfica Made in Benfica?! My arse!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف