By GB: Cantas bem mas não me alegras...

مواضيع مفضلة

السبت، 14 ديسمبر 2013

By GB: Cantas bem mas não me alegras...

Que saudades destas interpelações com o meu companheiro e romântico (cada vez menos) Redmoon...

Oh amigo, "tu cantas bem mas não me alegras," pois olhas os factos da maneira que te dá mais jeito para as conclusões a que queres chegar. Vamos lá por partes acabar com os mitos:

Mito 1- há quinze jogadores da formação que deviam estar na equipa A!

NOT TRUE!!!

Eu nunca aqui escrevi que deveriam estar os 15, mas sim que temos hoje, pelo menos, 15 jogadores que deveriam fazer parte de um plano de evolução em função do potencial elevadíssimo que têm para poder ser integrados no futuro.

Ora um plano implica isso mesmo: planear. Implica olhar cada jogador e respectivas necessidades de trabalho, acompanhamento e apoio.

Se há jogadores prontos para INICIAR (repito, iniciar) a ultima etapa da formação integrados na equipa A, porque estão a um nível mais elevado ou porque para lá chegarem precisam de treinar com e ser desafiados por jogadores mais experientes e evoluídos... Por outro lado, haverá outros que ainda não estão prontos, outros que suspeitamos que possam nunca vir a estar mas lhes identificamos capacidades, etc etc etc.

Para cada um destes deve haver um plano de trabalho que deve envolver várias pessoas da estrutura do Benfica (qual estrutura!?) e ser prioridade de todos eles.

Mas afinal deve ou não haver alguma integração imediata? Claro que sim...

Ivan Cavaleiro já lá está e muito bem, Oblak também está mas deveria ser titular pois é imensamente mais qualificado que um bom jogador como o Artur Moraes. Depois há o Bernardo Silva e o Cancelo que deveriam ser opção em jogos tendencialmente mais acessíveis, como suplentes utilizados se é quando esses jogos o permitirem.

Mito 2 - o Sporting só aposta na formação por necessidade, o que não é o caso do Benfica.

NOT TRUE!!!

Já puseste os olhos no R&C do Benfica, ou melhor, dos clubes portugueses? Não há outra via que não aposta em ter jogadores a custos tendencialmente para o zero (formação) e vender ao mais alto valor possível. Como o pais, temos que produzir internamente e exportar.

BALELAS! É isso que digo dessa treta do Bosman e afins! Ora se a "lei" o permite então vamos lixar e afundar o Benfica andando sempre a pagar milhões a uma estrutura de prospeção internacional (Ah! Lembram-se do Jorge Gomes? Faz parte dela...) e desaproveitar miúdos talentosos?

Errado! A lei pode permitir o que os barões corruptos da UEFA quiser, mas ao final o que interessa é uma gestão sustentável e isso consegue-se apostando na formação. 

Não é uma questão de necessidade, é uma questão de capacidade de gestão e competência. E sim... De resistir às comissões aos prospectores, intermediários, empresários, amigos e outros chulos que tais.

Já que falas no baixo grau de exigência do Sporting, a pergunta que se impor é: quantos mais títulos temos que o Sporting nos últimos 20 anos? Mais: quantos títulos nos tem valido essa "falta de necessidade" e o tal "maior grau de exigência"?

Mas ainda bem que falas em exigência... Se há coisa que tem caracterizado o Benfica é a exigência... Não se vê a atitude de todos perante a situação desportiva dos últimos anos?

Mito 3 - o Barcelona!

NOT TRUE!!!

Seguramente que aqui não me vês falar do Barça, ainda que eu entenda que o SLBenfica tem capacidade e potencial em jovens para fazer igual ou melhor, em termos estratégicos. Nem vale a pena alongar muito nisto.

Mito 4 - não é realista ter muitos jogadores da formação no plantel

NOT TRUE!!!

Não é realista este ano, não é realista no próximo, mas se houver um plano e uma estratégia sólida e imutável perante facilitismos e populismos, podemos claramente ter um cenários desses daqui a 4 ou 5 anos, onde metade desse plantel que referes, e muito bem, de 21/22 jogadores pode muito bem ter origem na formação.

Mito 5 - estão verdinhos!

NOT TRUE!!!

Ou melhor, "TRUE BUT...".
Então quer dizer que o Ivan está verdinho, ainda que jogue com uma entrega brutal e uma garra imensa que por vezes acabam por se sobrepor a sua grande qualidade futebolística e com se se perderem alguns lances... 

... Mas depois há que deixar o Markovic crescer, como se deixou crescer o DiMaria (e muitos perderam a paciência cedo!), como se teve condescendia com a adaptação inicial do Coentrao, como se espera pelos "jogos sim" do Cardozo, como se vai despejando (e bem) oportunidade para o Rodrigo falhar, como se deixa falhar consecutivamente o Lima, como se espera pelo "casamento perfeito" que vai tardando do Fejsa com o Matic, como se compreende que o Gaitan só jogue quando lhe apetece, como se percebe as falhas do Artur porque as vezes faz grandes defesas............ Queres que continue?

Na verdade somos todos muito pacientes e ágeis a desculpar essa gente toda que custou MUITOS MILHÕES mas que chega com rótulo de craque futuro. Mas depois quando chega aos putos... Estão verdinhos, joguem quando estiverem com mais maturidade porque ainda falham muito.

BALELAS! E os que custam milhões não falham de forma clamorosa? A esses custam dinheiro é que lhes deveria ser exigido tudo, mas não!!!! 

Não, mas não é só no Benfica! É geral e acontece nos outros clubes também em Portugal. Pois nos somos o pais onde podemos não ter para comer, mas gostamos de andar a passear de carro e a comprar televisões no Natal porque aquela lá de casa foi o pai que deu e não é LED xpto...

Aqui é igual... Bah! Aqueles são putos da formação, existe a Lei Bosman e podemos ir buscar putos da formação de outros e que outro ja tiveram os tomates de por a jogar e por isso quando chegam ha sempre quem diz "ah mas este tem 19 anos mas já fez 20 jogos pela equipa senior lá na terra dele, este ja não é verdinho"

BALELAS!

Se o SLBenfica tiver uma política definida, um treinador que saiba falar em vez de zurrar e ajudar os miúdos ao invés de os ameaçar e lhes tapar o espaço com jogadores duvidosos que lhe enchem os bolsos de comissões... Talvez tudo mude!

Se não leste/leram o que escrevi ontem, aconselho vivamente para que percebas as contas que fiz sobre os proveitos que obténs em formar evencer jovens por 40% menos do que vendes os jogadores que compras.

O Ola John pode dar um grande jogador? E então!? Eu prefiro formar e vender o Ivan por 15M do que o Ola John por 25M... Ganho mais dinheiro e possivelmente os mesmos (ou mais) títulos e é tão fácil perceber como.

O Miguel Victor teria feito menos que o Jardel? Não...
O Bernardo teria desaproveitado as oportunidades do Djuricic? Não...
O Gaitan renderia menos ao centro com o Ivan numa ala e o Salvio na outra? Não...
A defesa ficaria menos segura com o Oblak em vez do Artur? Não...
O Cancelo teria feito pior na direita que o Cortez fez na esquerda? Teria cometido realmente mais erros direita do que vemos o Maxi clamorosamente fazer em alguns jogos? Não...
E poderia aqui ficar o dia todo...

Claro que não vais mandar putos como o Rochinha ou o Gonçalo Guedes para a equipa A quando o processo de formação nos escalões de formação ainda nem terminou, mas o plano deles, como até o da geração de 97 (aqueles que assinaram contrato profissional a semana passada) deve ser preparado desde ja, não para "ver o que vai dar" mas para fazer tudo por tudo para os aproveitar ao máximo... E olha que nessa geração, os actuais juvenis, tens lá tão bom ou melhor que o Bernardo Silva...


Seja como for, esta discussão é muitíssimo saudável, obviamente aqui e ali empolada por nós para dar piada à diferença de opinião, mas é saudável que andemos a discutir isto porque é sinal que nos preocupados e que o SLBenfica tem "matéria" na formação para ser analisada. Bem hajas...

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف