Sucessão de Pinto da Costa?! E a outra...?

مواضيع مفضلة

السبت، 30 نوفمبر 2013

Sucessão de Pinto da Costa?! E a outra...?

Pinto da Costa estará aborrecido com o seu coração! Talvez não tenha planeado usar o comprimido azul tantas vezes...

O homem tinha um plano de sucessão bem delineado e agora está num dilema:

- ou faz tudo à pressa e sujeita-se a que se descubra muita coisa negra no FCPorto, numa espécie de Vale Azevedo II (mas esperem pelo tempo passar porque ainda vão conhecer o III e o IV)

- ou na verdade mantém o plano e neste caso sujeita-se a "bater a bota" mais cedo do que gostaria e mais cedo do que a Nandinha do Alterne esperava (o que para ela é boa noticia).

Então e qual é o plano?
A estratégia não é nova e foi desde o inicio assente num pressuposto: já se fala demais do Sistema (em boa hora arranjaram na banca quem tenha corrido com o Dias da Cunha do Sporting), por isso a estratégia passa por dar a ideia que anda tudo de "candeias à avessas", que não há sistema ou que este está fraco e dividido. Vejamos:

- primeiro foi Fernando "Facturas" Gomes que saiu em alegada ruptura com Pinto da Costa e como represália ia candidatar-se à Liga e ser o rosto da credibilidade do futebol e da arbitragem.  

Os tolinhos de Lisboa caíram que nem uns patinhos nesta história e correram todos atrás do Gomes na ânsia de o ver a castigar o FCP e o Joaquim Oliveira, dois seus antigos patrões de sempre e para sempre.

- depois o governo lá aprovou o novo regime jurídico das federações e como a FPF ficaria menos "controlável" lá se tratou de decidir passar a arbitragem para a FPF, transformando esta no centro do poder do futebol nacional com o domínio sobre a arbitragem e a disciplina. A Liga ficaria sem poder e com a figura de dinamizador comercial da Liga Portuguesa.

Quem aparece? Mais uma personagem ligada desde sempre aos pilares do Sistema, Mario Figueiredo, mas obviamente aparece... Em alegada ruptura com estes. Farta-se de disparar para o ar e ainda hoje parece um elefante numa loja de cristais, só gera confusão.

Ao inicio os principais clubes não foram na cantiga e lá arranjaram um candidato alternativo, mas muito fraquinho e tratado em cima da hora, ja muito do trabalho de bastidores estava feito pelo sistema e muito acolhia aquele discurso de "agarrem-me que eu vou-me a eles" do Mario Figueiredo.

Chegado ao poder, está a fazer um esforço imenso para acabar com a Liga e dar o poder todo à FPF. Ou seja, está a criar uma situação de tal modo insustentável que não restará outro caminho que o de voltar ao inicio da década de 90 e centrar tudo na FPF, mas agora com o FCPorto já bem estruturado no poder e a dominar todos os factores de decisão e o modelo de junção da Liga com a FPF.

A personagem Mario Figueiredo, entretanto até já apoiada pelo Benfica (dizia Vieira, agora que foi eleito temos que o apoiar) lá sairá de cena e a FPF, liderada por Fernando Gomes assume todo o futebol português.

... Liderada por Fernando Gomes, por pouco tempo. Obviamente e desde sempre, como há muito aqui escrevi, o sucessor de Pinto da Costa e quem este tem estado a preparar para ser o novo todo poderoso do clube corrupto é... Fernando "Facturas" Gomes.

A missão dele na FPF era precisamente a de ganhar notoriedade e ascendência sobre todos os clubes e organismos, conhecer todos e saber os seus pontos fracos e estratégias para voltar ao FCPorto e subjugar toda a gente. 

A estratégia não é nova, foi assim na década de 90 com a Liga de Clubes.

A duvida que se coloca, então, não é sobre quem vai suceder a Pinto da Costa, mas sim quem vai suceder a Fernando Gomes à frente de uma FPF ainda mais reforçada em poder com a extensão da Liga de Clubes e como bastião de Fernando Gomes, entretanto na sua... Cadeira de sonho!

Está é que é a questão e para isso talvez se perceba porque Antonio Oliveira voltou à televisão como comentador frequente, com um discurso ponderado e apenas qb em relação ao seu portismo, com um distanciamento alegado face ao seu irmão Joaquim...

... Enfim, não estranharia nada que as duas personagens que hoje fazem capa do CM Sport viessem a ser os novos rostos do futebol português no FCPorto e na FPF, que é o mesmo que dizer que o FCPorto dominaria todo o contexto de poder e Pinto da Costa poderia sair de cena descansado que a falta de títulos não iria por a nú crimes e ilegalidades que o transformariam no novo carrasco e que marcariam o FCPorto para sempre. Caso isso aconteça, ele tem sempre o plano "Fuga para o Brasil" onde diz que sabe que ele tem ja tudo preparado: casa, negócios, etc - caso não saibam, se estiver a braços com a justiça em Portugal, no Brasil não pode ser extraditado.

"Vamos ver" como dizia o Eriksson!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف