Nelson Oliveira «dá razão» ao NGB

مواضيع مفضلة

الخميس، 14 نوفمبر 2013

Nelson Oliveira «dá razão» ao NGB

Um chorrilho de asneiras, é o que se pode dizer das últimas declarações de Nelson Oliveira. Vejamos:

“Cardozo é um excelente avançado, mas não é o género de avançado que eu aprecio”, confessou o ponta de lança português, que não tem dúvidas em escolher um modelo: “Zlatan Ibrahimovic. É uma das minhas referências, um dos avançados que mais gosto de ver jogar”

Portanto uma frase brilhante em duas dimensões:

- Primeiro porque "relativiza" a qualidade de um jogador que tem sido decisivo na equipa do SLBenfica, onde alguém decidiu que ele não tinha qualidade para jogar (por muito discutivel que seja essa decisão).

- Depois porque quando Portugal vai jogar precisamente com a Suécia... o destaque dele é Zlatan Ibrahimovic

É caso para dizer que uma asneira nunca vem só naquela cabeça.

Porém, infelizmente, este caso só vem dar razão à necessidade de o SLBenfica implementar um modelo de acompanhamento aos jogadores da formação como aqui defendemos no tópico Exclusivo NGB: Ideia 6. Formação - Projecto Mística a este propósito:

"Um dos factores fundamentais, ao nível do treino mental, por exemplo, passaria por ter jovens mais habilitados a lidar com o processo de transição e com a "mentalidade fácil" de promoção da imprensa ou dos adeptos, evitando comportamentos desviantes como teve o Nelson Oliveira ou João Cancelo."


Na verdade, este tipo de declarações como as do Nelson Oliveira - e agora venham as criticas - são completamente compreensiveis.

Depois de o treinador o ter apontado a ele e a Rodrigo como o futuro do SLBenfica, depois de ser chamado à selecção, depois de estar a marcar golos e a destacar-se em França, depois de o SLBenfica rejubilar com primeiras páginas e reportagens sobre a ascenção da "estrela" Nelson Oliveira... obviamente que um jovem, desacompanhado, ganha expectativas e com essas expectativas vem o vedetismo (nos muitos jovens sem cabeça nem acompanhamento) e vêm as atitudes irreflectidas dentro e fora de campo, como que a querer provar a sua qualidade.



O caso de Nelson Oliveira seria totalmente evitado com um modelo de formação e especialmente com um modelo de transição bem estruturado. Não existe no SLBenfica!

Infelizmente caimos na tentação de prometer aos jogadores mundos e fundos, projectar-lhes uma dimensão galáctica antes sequer de o justificarem ou darem um pontapé na bola... e depois dão-se casos como este e como o de Djuricic.

O jovem sérvio foi resgatado na Holanda, e pelos vistos alguém lhe há-de ter prometido transformá-lo na estrela de uma equipa de dimensão internacional, até houve coragem suficiente para lhe entregar a camisola 10 acabada de sair dos ombros de... Aimar. Estava encontrado o "new rising star".

Porém, ao contrário do que muitos pensam, não é apenas o Ivan Cavaleiro, o João Cancelo ou Bernardo Silva que aos 18 ou 19 anos precisam de crescer. Mesmos o que não têm passaporte português passam por esse mesmo processo, como vimos com DiMaria que muitos pediam que fosse dispensado no final da primeira temporada na Luz.

Por isso Djuricic não chegou com a promessa de o ajudarem a trabalhar e desenvolver para poder mostrar o seu potencial, mas sim com a promessa que seria ele e mais 10.... o que passados uns meses e sem ser possível pela sua competência ainda ter esse estatuto, que se conquista, o jogador começa a mostrar desagrado, a falar demais e a denotar instabilidade e insatisfação.

Evitável? Totalmente...

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف