Exclusivo NGB: Ideia 4. Novo modelo de Comunicação nas bancadas

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Thursday, November 7, 2013

Exclusivo NGB: Ideia 4. Novo modelo de Comunicação nas bancadas

Tecnologia! A palavra-chave desta ideia é "Tecnologia". Obviamente que a tecnologia custa dinheiro, muito dinheiro em alguns casos e o desafio do que vou apresentar é obter um modelo de financiamento ou retorno que sustente o investimento num periodo de tempo aceitável para os custos envolvidos.

O que vamos focar hoje passa pela capacidade de exposição que é dada aos patrocinadores das bancadas Sagres, Meo, TMN e Coca-Cola. Ao dia de hoje é assim:


Esta imagem nem está actualizada, dado que a bancada TMN hoje em dia tem a designação estática de "BenficaTV".

Ora, tal como refiro acima, a exposição que damos aos nossos patrocinadores das bancadas é precisamente isto: ESTÁTICA! Ou seja, já começam até a ser "filtradas" pelos adeptos ao ponto de ninguém ligar nenhuma aquela imagem.

Contudo, especialmente nos Estados Unidos há muito o conceito da dinâmica deste tipo de exposição dos aneis de bancada, recorrendo à utilização de paineis LED, "transformando" esses paineis tradicionalmente estáticos em ambientes interactivos ao longo do jogo. Eis dois exemplos que nos EUA são usados em pavilhões da NBA ou em estádios de futebol americano.



Como podem ver, os aneis das bancadas ao invés de paineis estáticos têm paineis LED interactivos. Em Portugal, talvez pelo investimento ser elevado (estimo em cerca de 2/3M€ por anel) o FCPorto, por exemplo, já avançou para uma solução semelhante mas apenas num dos aneis numa (pelo menos) das bancadas centrais, não sei se tem nas duas, pois apenas reparei nisso no outro dia numa imagem de TV:

Na minha perspectiva, tendo em conta que o SLBenfica tem pelo menos três linhas de bancada "elegíveis" para esta solução, deveria ser seleccionado apenas um anel para esse efeito, sendo que a minha sugestão é o anel do piso 1 (cativos), até por ser o mais "avançado" fisicamente face ao relvado.

Objectivamente não faz muito sentido olhar para esta solução para todos os niveis de cada uma das bancadas, até porque ao nível de exposição não creio que ter mais niveis represente mais visibilidade.

Quanto à extensão dos paineis, ou seja, se apenas nas centrais ou se ao redor de todo o estádio, depende do conceito a explorar. Teoricamente vale a pena pensar numa solução em redor do estádio num dos aneis, mas na prática depende de se queremos criar interactividade em todo o estádio ou se queremos apenas "para aparecer na TV".

Se a ideia for montar isto para "saltar mais à vista" na TV... sinceramente eu não gastaria dinheiro nisto.

Agora se a ideia for desafiar os nossos patrocinadores a ter um "slot" de mais de duas horas (desde que abrem as portas até ao final do jogo) para comunicar com o publico do estádio e com os espectadores da TV, então aí é outra questão.

Abrir-se-iam assim novas formas de comunicação dos parceiros MEO, Sagres, TMN e Coca-Cola (ou outros) directamente com os adeptos no período pré-jogo, ao longo do jogo e mesmo depois. Onde se poderiam fazer passar promoções especiais, concursos directamente relacionados com o jogo (tipo: mande SMS para o numero X e aposte em quem marca o primeiro golo...).

Possibilitaria também soluções de interactividade em função das circunstâncias do jogo: nos golos, em momentos para puxar pela equipa, para estimular certos cânticos, resultados, informações, etc.) etc. etc. etc.

Obviamente que isto acabaria por dar maior visibilidade durante as transmissões de TV, fotos dos jogos, etc. Se calhar não durante a totalidade do jogo, essa é mais focada no relvado e nas primeiras e segunda linhas de publicidade onde o SLBenfica já tem este tipo de soluções em LED. Mas seguramente que teria bastante mais impacto que esta opção actual estática.

Outra abordagem possivel passaria pela integração de conteúdos do Clube em conjunto com a publicidade dos parceiros, aumentando a visibilidade e valor da imagem e marca dos parceiros, como sejam acções promocionais, ou produtos específicos.

Caso fosse o modelo acordado com os parceiros dos namings das bancadas, poderia passar também pela abertura destes espaços publicitários a outros/mais parceiros que pudessem partilhar o custo, pois a interactividade durante duas horas e meia ou mesmo que apenas durante 105 minutos (90 + intervalo) pode ser interessante ser partilhada para evitar mensagens demasiado repetidas.

Ora, o desafio estaria, então, em como pagar os 3 ou 4M€ que poderia custar uma solução destas (se calhar é menos, não interessa!)...

... bem, numa primeira analise simplista digamos que bastaria ter evitado o custo do Lisandro Lopez, que nem jogou pelo Benfica e que além dos 5M€ custa salários, para pagar todo o investimento. Se não quiserem esse há muitos outros como o Djaló, Funes Mori, Ola John, Rojas, Jardel, Mitrovic, etc.

Mas se não quiserem ir por aí, ou seja, por evitar investimentos sem retorno para o Clube, haveria outros formatos como desafiar os quatro (pelo menos) patrocinadores a investir nesta solução:

Se considerarmos 4M€, diria no máximo 1M€ a cada um (não anualmente, mas apenas uma vez!).

- Se não quisermos que represente um investimento destes, ou se não tiverem budget de marketing para tal, poderia ser abatido ao contrato de patrocínio futuro (ao invés de pagarem 3M€/ano durante 5 anos, pagam 2,8M€).

- Se efectivamente quisermos fazer um trabalho de aumento de visibilidade, de exposição, logo também do valor do patrocínio, poderia ser feita uma renovação antecipada do namming da bancada, considerando esta nova capacidade/potencial adicional de exposição, aumentando a receita anual do patrocínio para o SLBenfica e suportando assim os custos de investimento do Benfica nesta infra-estrutura.

- Depois há ainda a hipótese de "abrir", mediante negociação com os parceiros actuais, este espaço a novos parceiros.

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