Eis um tema complicado! Todos dizemos que o SLBenfica é péssimo neste aspecto, porém não é menos verdade que todos nos esquecemos que o SLBenfica é noticia por si mesmo, ao contrário de todos os nossos adversários e rivais que só são notícia se fizerem algo por isso. No SLBenfica, somos notícia até se nada fizermos.
Contudo, ao contrário das teorias vigentes, discordo totalmente que me digam que a imprensa tem alguma coisa a ganhar em prejudicar ou incentivar algo que prejudique o SLBenfica. Eles vendem muito mais nos nossos bons momentos.
Volto a reforçar que estas ideias e conceitos decorrem de um processo totalmente amador e sem qualquer vínculo ou interesse que o sustente, além de abrir a discussão entre os benfiquistas.
Dito isto, o processo de comunicação numa organização da dimensão do SLBenfica deverá ter em conta os seguintes factores:
Muito do que aqui tem sido escrito sobre a Comunicação do SLBenfica, que mais uma vez não deve ser confundido com colocar em causa a competência das pessoas, vai no sentido da impreparação da estrutura para o contexto (futebol) onde estão inseridos, que é porventura totalmente diferente de outros contextos empresariais que fizeram parte do passado desses profissionais. Essa impreparação resulta, na generalidade das situações, numa imensa e gritante falta de capacidade de antecipação das situações.
Nesse sentido, resumiria a linha condutora do modelo de comunicação desejável para o SLBenfica em quatro elementos totalmente interligados e interdependentes:
Um factor, para implementação deste modelo, que se torna fundamental é a separação da Comunicação da SAD (futebol) face à Comunicação institucional (Clube).
Assim, uma medida fundamental seria a Autonomização da Comunicação da SAD face à Comunicação institucional do Clube, na medida em que são entidades totalmente distintas e com necessidades distintas. Contudo, operacionalmente a estrutura de suporte à Comunicação seria comum à SAD e ao Clube, por forma a assegurar um fio condutor e a partilha de informação e estratégias.
Assim, uma medida fundamental seria a Autonomização da Comunicação da SAD face à Comunicação institucional do Clube, na medida em que são entidades totalmente distintas e com necessidades distintas. Contudo, operacionalmente a estrutura de suporte à Comunicação seria comum à SAD e ao Clube, por forma a assegurar um fio condutor e a partilha de informação e estratégias.
- Comunicação da SAD na directa responsabilidade do CEO da SAD e lider de todo o futebol, de acordo com o perfil anteriormente traçado.
- Comunicação do Clube na directa responsabilidade de um vice presidente eleito e com conhecimentos no sector
- Modelo de Comunicação coincidente, mas com responsabilização diferente dadas as diferentes necessidades de cada organização.
- Criação de Programa contínuo de Media Training para os principais interlocutores com meios de comunicação.
A Estrutura
Ao nivel de estrutura de base, vejo a Comunicação como uma fase invisivel exteriormente, mas altamente dotada de capacidade e competências de trabalho internas, tanto no Clube como na SAD, num fundamental apoio ao Presidente e à sua estratégia.
Analisemos então, na perspectiva da liderança do Presidente, um possível modelo estrutural (recursos) de comunicação do SLBenfica:
Atentem como considero, neste modelo que a face mais visivel do projecto desportivo, o Presidente, seja o "topo da cadeia alimentar", sendo que no caso da SAD, a estrutura de comunicação, não teria propriamente um director de comunicação, mas uma estrutura de apoio ao CEO, o verdadeiro responsável pela comunicação do core business do Clube.
Tentando definir uma matriz de competências destes três tipos de acessores, uma tarefa totalmente ingrata para quem não é da área e porventura não domina a amplitude das competências de alguém de um departamento de comunicação, prefiro antes apresentar uma visão externa para o "papel" de cada um na estrutura sugerida:
Tentando definir uma matriz de competências destes três tipos de acessores, uma tarefa totalmente ingrata para quem não é da área e porventura não domina a amplitude das competências de alguém de um departamento de comunicação, prefiro antes apresentar uma visão externa para o "papel" de cada um na estrutura sugerida:
Cenas do próximos capítulos: BenficaTV e RadioBenfica, sim eu sei, a RadioBenfica foi noticia ontem, mas aqui no blog já tinhamos escrito sobre essa ideia no dia 22 de Junho no tópico O Fim das dúvidas na BenficaTV?
إرسال تعليق