Iniciamos este dossier/projecto de partilha de ideias com a comunidade benfiquista pela figura do Presidente. Recordamos mais uma vez que é um trabalho de ideias para partilhar com a comunidade, um trabalho anônimo e sem qualquer objectivo (ou seja, o mensageiro não tem qualquer relevância, mas sim discutir o conteúdo).
As ideias que vamos apresentar são abertas à comunidade benfiquista para que sejam melhoradas, trabalhadas e que um dia, se tiverem valor possam até ser adoptadas pelo Clube. São de cariz totalmente amador e exterior ao SLBenfica, ou seja, não têm em conta variáveis desconhecidas do "grande público" e que, obviamente, têm que ser tidas em conta na análise de viabilidade das ideias apresentadas.
As ideias que vamos apresentar são abertas à comunidade benfiquista para que sejam melhoradas, trabalhadas e que um dia, se tiverem valor possam até ser adoptadas pelo Clube. São de cariz totalmente amador e exterior ao SLBenfica, ou seja, não têm em conta variáveis desconhecidas do "grande público" e que, obviamente, têm que ser tidas em conta na análise de viabilidade das ideias apresentadas.
O mais alto representante da nação benfiquista é, habitualmente, o alvo preferencial de todas as perspectivas e criticas nos momentos menos bons do Clube, nomeadamente nos resultados negativos.
- Emoção
- Comunicação
- Proximidade
O objectivo deste reposicionamento da relação do Presidente com os sócios será o de mais facilmente obter a compreensão e tolerância nos momentos menos positivos, bem como acelerar o processo de adesão e galvanização nos momentos positivos.
1.1 Liderança pelo Exemplo
O SLBenfica sempre é um clube de base popular, onde os adeptos querem seguir o exemplo da liderança e se revêem no no Presidente, sendo o primeiro polo de execução da mensagem. Não se pode dividir esta massa “una”.
É importante quebrar os “protocolos presidenciais” e aproximar o Presidente dos adeptos pelo exemplo, de forma a que os adeptos sintam que o Presidente é a representação fiel dos seus sentimentos e paixão:
1.2 Comunicação como factor diferenciador
A forma de comunicar para o exterior do Clube, necessita de ter sempre em conta os seguintes aspectos:
É preciso falar a lingua dos sócios e explorar os factores que nos motivam e/ou preocupam:
Que titulo terá a notícia? FUNDAMENTAL: Assumir sempre que toda e qualquer comunicação exterior será notícia e é importante predefinir os seguintes factores para influenciar a forma como a notícia chegará aos benfiquistas e outros publicos-alvo:
Que mensagem?
» O que queremos dizer? Que mensagem pretendemos passar ao publico alvo? Quais os conteudos mais fortes que não podem falhar? Que destaque será dado pelos jornalistas?
Que forma?
» A mensagem deverá ser exposta em função dos objectivos da mesma: Formal/Discursada ou “Improvisada”/Falada (nunca há improvisos); Verbal ou Escrita (Comunicado); Inserida num contexto ou propositada/provocada? Curta ou Extensa; Imperativa ou Colaborativa?
Que Publico-Alvo?
» Quem é o destinatário? Uma comunicação exterior com destinatários internos? Adversários? Benfiquistas? Sócios?1.3 A proximidade - Lado a lado com os nossos
O Presidente deve impor a si próprio uma cultura de proximidade com os benfiquistas em geral e com os sócios em particular, além do movimento integrado nas Casas do SLBenfica.
Suportado na maior emotividade e comunicação efectiva com os benfiquistas, deverá expor mais a sua presença no quotidiano do SLBenfica, na relação diária com o “benfiquismo”.
A proximidade com todos os benfiquistas envolve-os no processo e na estratégia da Direcção.
O envolvimento proativo de todos os notáveis e menos notáveis, fomenta um processo de união em torno de um projecto, motivado pelas percepções de:
- contributo comum
- motivação colectiva
- trabalho de equipa
- objectivo único: O melhor para o SLBenfica
Todas as iniciativas que não tiverem estas premissas, serão eliminadas naturalmente pela “maquina” de sócios.
1.4 Perspectiva Interna - Reogranização da SAD
Já aqui escrevemos imensas vezes sobre a relevância de reestruturar a SAD.
O cargo de Presidente do SLBenfica, e por inerência presidente do maior accionista da SAD, deveria ser remunerado. Não por uma perspectiva financeira, mas porque no Sec XXI, os clubes são geridos como empresas e carecem de dedicação a tempo inteiro e, consequentemente, remuneração pela actividade em função dos resultados.
1.4 Perspectiva Interna - Reogranização da SAD
Já aqui escrevemos imensas vezes sobre a relevância de reestruturar a SAD.
O cargo de Presidente do SLBenfica, e por inerência presidente do maior accionista da SAD, deveria ser remunerado. Não por uma perspectiva financeira, mas porque no Sec XXI, os clubes são geridos como empresas e carecem de dedicação a tempo inteiro e, consequentemente, remuneração pela actividade em função dos resultados.
Criação de um nucleo estratégico suportado entre o Presidente (do Clube e SAD), o CEO da SAD e responsável por toda a estratégia, comunicação e liderança do futebol do Clube, e o Administrador Financeiro como suporte à actividade, de controlo financeiro e não como elemento decisor ou de definição estratégica. Este tema e respectiva organização proposta já foi mais que detalhada aqui no blog.
A criação da figura de CEO da SAD, a reportar directa e unicamente ao Presidente, com autonomia para liderar todo o futebol do SLBenfica é fundamental. O Presidente Luis Filipe Vieira não tem essas competências.
O esboço, sujeito obviamente a ajustes de fundo, para renovação/reoganização da SAD já não é novo aqui no blog:
A criação da figura de CEO da SAD, a reportar directa e unicamente ao Presidente, com autonomia para liderar todo o futebol do SLBenfica é fundamental. O Presidente Luis Filipe Vieira não tem essas competências.
O esboço, sujeito obviamente a ajustes de fundo, para renovação/reoganização da SAD já não é novo aqui no blog:
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