Ontem não tinha encontrado o melhor exemplo, mas enquanto lia hoje uma noticia da actualidade política, vi que efectivamente há um exemplo que encaixa na perfeição: a tentativa do Governo português de culpabilizar os juízes do Constitucional pela situação actual do país...
Ou seja, reparem como as iniciativas/medidas que o Governo procura levar a cabo, e que foram "bloqueadas" pelo Constitucional, tinham efectivamente o objectivo de aliviar as contas do país e nos permitir cumprir com as nossas obrigações. Porém, não é menos verdade que há uma lei fundamental que não pode ser esquecida, como por vezes se pede.
Ora, perante isto, o Governo tem duas hipóteses:
- Ou procura definir medidas que sejam executáveis à luz da lei fundamental, que já existia antes deste Governo lá chegar e, boa ou má, tem que ser cumprida enquanto existir no formato actual.
- Ou altera a lei antes de definir caminhos que a lei constitucional, como está, não permite.
O Governo não está a fazer nada disto!
Não mexe na Constituição porque não quer "mandar uma mensagem" aos eleitores de que lhes quer tirar benefícios, mas também não quer manter esses benefícios ao Povo e "atacar" antes os interesses que têm impedido de mexer em segmentos da economia que afectam quem os "mantém no poleiro".
Então que caminho têm escolhido? Tentar fazer passar leis que não são possíveis sem alterar a lei, para poder manter os privilégios a todos os que o protegem os políticos. Perante as dificuldades, culpa-se os juízes de falta de sentido de estado, quando estes se limitam apenas a fazer cumprir a lei... Algo que, alias, se fosse comum aos demais segmentos da justiça, funcionaria muito melhor como um todo.
Isto para dizer o quê...
No SLBenfica podemos continuar a proteger os erros que continuamos a cometer, desculpando-nos com os "nossos juízes do constitucional", que são a imprensa, os árbitros e o FCPorto... E tal como no Governo, vamos tendo sucessos pontuais, mas nunca faremos um trabalho competente, com resultados estruturais que nos farão sair do "buraco".
... Ou por outro lado, sem levantar ondas, podemos melhorar primeiro todo o trabalho que fazemos "em casa", resolver o nosso amadorismo contínuo, para nos preparamos para enfrentar os nossos rivais que sao igualmente muito profissionais e competentes a fazer as coisas certas e... As coisas ilegais. Na verdade, será como "mudar a lei Constitucional" do Presidente Vieira, alterando a sua forma de liderar e as pessoas que o ajudam a gerir o Benfica.
Se optarmos pela primeira via, vamos continuar todos os anos "a caminho da UE e do FMI", ou seja, os sócios do Benfica... A arranjar constantemente desculpas para os insucessos e pedir que nos continuem a apoiar e a acreditar, a continuar a pagar-nos as quotas, RedPass e afins, que chegará o dia que finalmente "cumpriremos as metas de crescimento e do défice" ou seja, finalmente conquistaremos títulos recorrentes.
Se, por outro lado, optarmos por nos prepararmos em casa primeiro, tal como Gaspar tentou, teremos um período inicial em que nos reorganizamos e invertemos o caminho descendente ou inconstante, mas depois seremos mais fortes, teremos mais gente a apoiar-nos em consenso ao invés de haver constantes divergências... E invariavelmente acabaremos por conquistar mais títulos, de forma mais solida e sustentada... Contribuindo sem duvidas para o enfraquecimento real não só do nosso adversário como dos seus métodos "sujos".
Atentem ao exemplo da BenficaTV. Só foi possível desferir este "golpe" ao Sistema, porque fomos capazes de estruturar um produto e ataca-los de forma mais preparada e competente do que eles, aproveitando para ser muito fortes (reparem quem sao agora as caras da BTV) quando eles viviam à sombra do monopólio, procurando sempre inventar desculpas para nos relativizar...
ACORDA BENFICA!
إرسال تعليق