Como ponto prévio, repito o de sempre: Luis Filipe Vieira é, na minha opinião, a melhor pessoa para ser Presidente do SLBenfica entre todas as possibilidades que conheço poderem e quererem ser presidentes, ao dia de hoje
Dito isto, que já aqui escrevi vezes sem conta, importa não o confundir com considerar Luis Filipe Vieira um Deus que tudo sabe e tudo acerta.
A entrevista de ontem, agora mais a frio, terá sido das mais mal preparadas de Luis Filipe Vieira, porém com uma agravante, aparece num momento onde teria sido crucial "estar em grande". E a culpa não é nem pode ser só de Luis Filipe Vieira.
Estar na televisão, como bem sabe o director de comunicação do SLBenfica, implica a um conjunto de circunstâncias, onde por exemplo, os políticos são mestres, através do trabalho de preparação dos seus acessores e do treino que fazem, chamado "media training" para saber estar e responder na TV e saber conduzir uma entrevista no sentido que mais interessa ao entrevistado. Quem o sabe fazer, torna uma entrevista muito difícil... Ao entrevistador. Se há quem tenha essas competências inatas, como Mourinho, outros há que precisam de treino e apoio.
Luis Filipe Vieira precisa claramente de uma de duas coisas: 1) ou tem uma equipa de comunicação muitíssimo forte e tem acompanhamento/treino para falar aos meios de comunicação; 2) ou faz como realmente fazem os Presidentes dos grandes clubes e se resguarda na gestão corrente e operacional do futebol, trazendo à frente alguém com maior capacidade e conhecimentos - o que não invalida que essa pessoa não seja também treinada e assessorada.
Pelo contrario, a actual comunicação do Benfica, perdoe-me o João Gabriel que pode ser e seguramente é um homem de respeito e um profissional capaz, não está minimamente preparada para lidar com um "monstro mediático" como o SLBenfica.
O Presidente do Benfica, e menos ainda quando este chama a si tudo e mais alguma coisa, não é o mesmo que o Presidente da República que aparece cinco vezes por ano para dizer verdades de La Palice e elogiar duas ou três empresas e sectores em inaugurações e visitas oficiais.
Estão a transformar o Presidente do SLBenfica num político barato, populista e sem credibilidade pública. Não acreditam? Basta ver a entrevista de ontem e ler o que circula nas redes sociais, blogs e cada vez mais nas conversas de rua. Oiçam os sócios nas AG e talvez percebam no que essas pessoas "transformaram" o Presidente do SLBenfica.
Ontem ficou claro, por exemplo, que temos dificuldades em referir o nome do Presidente do FCPorto e o nome desse clube. Deve ser algum estigma de inferioridade, não sei. Mas aqui no NGB não tenho esse problema e se aponto essa gente no muito que fazem mal e ilegal, também o faço claramente nos exemplos favoráveis, sem vergonhas n pudores. Aliás, até já conseguimos ver em Bruno de Carvalho autênticas lições de liderança e comunicação no SportingCP que o SLBenfica não deveria ter vergonha de tomar como exemplo.
Atentem, por exemplo, às palavras do Presidente do Sporting sobre a sua presença no banco, ou anteontem sobre o empate com o Rio Ave. Diz Bruno de Carvalho que está no banco enquanto sentir que os atletas precisam saber viver e sentir o clube, enquanto precisar de ter a certeza que eleva ao limite a noção de responsabilidade... E depois cobra-a precisamente aos jogadores e treinador: sobre o empate, disse que sim houve um penalty, mas isso não pode apagar a má exibição que os deixou à mercê dos erros dos árbitros e que lhes cabe a eles corrigir e ser competentes no campo.
De Luis Filipe Vieira vemos precisamente o oposto. Com frases lapidares como dizer que da época passada aprendemos que as finais são para ganhar! Perdão? Ficámos a saber também que fomos até "demasiado competentes" à excepção do jogo com o Guimarães. A serio? "Demasiado competentes"?
A impreparação foi total! Não sei quem lhe deu aquele exemplo absurdo do Bayern para comparar com o que fez o Benfica da época passada para este ano... até porque se quiser ir copiar os demais, podem começar por copiar a organização.
Por falar em organização, Octávio Ribeiro tentou ajudar Vieira no tema de "quem lidera" o futebol... E Vieira espalhou-se ao comprido dizendo que ele é o Presidente e depois há o treinador, o Sheu que representa a liderança do Presidente no banco (??!!), o Lourenço Coelho, o Ricardo Lemos... E o gabinete de apoio à família!!!! Valerá a pena comentar?
É como sempre tenho dito! Manda-se "de menos" no Benfica, ou melhor, o presidente manda "de menos". Falta obviamente uma estrutura de liderança, de responsabilidade, de competência e de conhecimento. Falta um líder no futebol e qualquer coisa dita noutro sentido é pura demagogia barata. Bem percebo que assim há, rotativamente, vários para culpabilizar, mas isso é preparar-mo-nos para as derrotas, não para as vitórias.
O Presidente já sabemos que não é responsabilizado porque não marca golos nem os defende. Jesus não é porque não escolhe os jogadores (o que até nem acho mal, aliás sempre disse que o problema do Benfica não são treinadores), o Sheu, Lourenço e Ricardo Lemos também não são responsabilizados. Sobra o Rui Costa que é quem escolhe os jogadores, mas na verdade... É o Rui Costa então, podem lá ser responsavel por algo mau, o maestro...
E sobre esta organização diz o Presidente que vêm cá aprender e copiar! Pois eu gostava de saber quem são, porque os de topo de ganham, não estão organizados assim... Será que vieram cá aprender e perceberam que não faz sentido?
O Presidente tem que perceber que copiar não é errado! O que é absurdo é copiar o que está mal ou insistir no que não funciona.
Fui só eu que reparei numa expressão do Presidente a questionar o Octávio Ribeiro sobre o Bayern que dizia: "você sabe seguramente mais de futebol que eu..." - nem quis acreditar!
Só uma dúvida: e o Benfica, quem se preocupa com o Benfica, dado que está tudo "orientado", mas o Benfica continua sem ganhar!!!?
Vou passar a frente de coisas como a pergunta a quem é a alternativa a Artur? Oblak... E depois para o banco vai sempre o Paulo Lopes.
Vou passar a frente de que à BenficaTV disse que já recebíamos mais pelos direitos do que o Oliveira nos propôs... E ontem já disse a realidade, que recebemos mais do que recebíamos até aqui. Até aqui nada de mau, apenas o "regressar à terra" num projecto que é claramente um sucesso e se o é devemos a Luis Filipe Vieira.
O que nos leva a outra questão... Então com a BenficaTV em "prego a fundo" temos necessidade de mais uma vez nos mostrarmos agradecidos a Joaquim Oliveira? Não se compreende... E menos ainda no mesmo dia em que um jornal de Joaquim Oliveira fez um lamentável e miserável comunicado contra o SLBenfica.
Mas isto mantém-se noutra dimensão: Octávio Ribeiro perguntou claramente se hoje em dia voltaria a apoiar Fernando Gomes... E Vieira fugiu à questão e disse apenas que ainda não profissionalizou os árbitros, como se isso fosse garante de credibilidade ou o fim da corrupção. Alguém consegue perceber que não se tenha ali mesmo "tirado o tapete" a Fernando Gomes?
Não satisfeito... Ainda disse que não apoiara Mario Figueiredo, mas agora que foi eleito tem que ter o apoio do Benfica. Como é?! Não percebi e tenho medo do que venha a concluir quando perceber...
Voltando ao futebol, ainda ontem arrisquei aqui nos comentários do blog quais seriam os títulos dos jornais de hoje... E não falhei.
Cabe na cabeça de alguém falar em estar na final do Estádio da Luz com aquela assertividade e dizer que investimos no futebol e recusamos, segurem-se agora, 130M em receitas para vencer o campeonato e para estar na final da Champions na Luz?
Além das primeiras páginas que isso ia dar, obviamente.... Será que ninguém pensou que está encontrado o meio de pressão mais fácil à equipa e a Jorge Jesus? A cada escorregadela, lá virá a conversa dos 130M e do investimento feito para o título...
Obrigado Presidente, além da "fantochada" do valor... Ainda conseguiram colocar uma pressão na equipa que era mesmo o que estavam a precisar, até porque andam a deslumbrar em campo, não é?
E já agora, quando fizerem dessas, lembrem-se antes de ter o discurso coordenado com o treinador e até entre vocês da SAD... Uns falam nos 1/8 da Champions, e agora fala-se na final. O treinador, coitado (e bem) quer é ser campeão nacional e o resto logo se vê jogo a jogo.
O Presidente não terminou sem um choramingo inacreditável: defendam o Benfica! Os benfiquistas que defendam o Benfica dos outros em vez de andarem a criticar o que fazemos.
COMO É? Defender o Benfica de quem?
Das pessoas que o Presidente se recusa a atacar?
... Ou defender o Benfica de quem aconselha o Presidente a ter este tipo de entrevistas que só prejudicam o Benfica e os benfiquistas?
Para finalizar, dois aspectos positivos:
- A defesa incondicional de Jorge Jesus no caso do final do jogo de Guimarães, fazendo ver que não faz qualquer sentido castigar o treinador numa circunstância daquelas.
... Porém, e é isto que me irrita (há sempre um "mas"), era mesmo preciso alimentar o tema durante 25 minutos? Só tinha que ser directo e objectivo e não espaço a conjecturas e correlações, até porque sim... É verdade que é preocupante termos "casos" com o capitão, o treinador e o goleador. Aliás, quando se referiu que não deveria ter acontecido, o assunto deveria ter morrido aí: Jesus teve uma atitude digna, que eu teria no lugar dele, mas que tal como o próprio reconhece, se permitiu a levar o entusiasmo longe de mais na defesa dos nossos adeptos e foi só essa a sua falha. Ponto!
- A defesa incondicional de Cardozo. Desmentiu, como deveria ter feito, que Jesus não tivesse pedido a saída do jogador e valorizou a integração do mesmo como importante para o treinador e para o grupo.
... Todos sabemos que não corresponde à verdade, mas o papel do líder é este mesmo. A defesa dos jogadores, numa perspectiva como se tem com os filhos "se alguém critica sou eu, à minha frente ninguém o faz". Desta forma valoriza Cardozo e, com sorte e bem trabalhado, Cardozo acabará por ir fazer um ultimo grande contrato fora de Portugal, pois a sua situação no Benfica nunca mais será a mesma, mas publicamente o Benfica tem que assumir precisamente o contrario para valorizar o jogador.
Em resumo, uma entrevista muito mal preparada, que falhou na mensagem que quis passar e não capitalizou um momento relevante para atacar o Sistema. No que diz respeito ao clube, mantém-se a ausência de liderança do futebol, que parece entregue a Jesus (e... seja o que Deus quiser), confusão na estrutura e ausência total de cultura de responsabilização.
Para finalizar e sobre os "tiros nos pés", depois do empate dos adversários como estaria a ser a nossa semana sem que Jesus tivesse tido aquela "paragem cerebral" e se Vieira ontem tivesse sido agressivo e bem preparado na entrevista?
Já pensaram...
... Em vez disso que pensaram, optámos por dar mais uns quantos tiros nos pés.
إرسال تعليق