O ESTRANHO CASO CLÍNICO DE MAXI PEREIRA
Após um Derby onde várias coisas foram constatadas, mais do que provadas e acima de tudo, tornadas fatídicas, venho aqui falar dos boletins clínicos que assolam o plantel do Benfica. Durante o jogo perdemos o Enzo Perez, o Salvio e o Gaitan. Vi ainda o Luisão massajar várias vezes a coxa na parte final do jogo... Noutros tempos, diria que algo de estranho se passa com o plantel, voltámos ás alturas em que os jogadores subiam as escadas dos balneários, e quando chegavam ao relvado, já tinham uma contractura muscular... Claro que se não tinham, diziam que sim, que não podiam continuar em campo. Claro que como disse, eram outros tempos, tempos até onde se queimavam treinadores, e se mostrava que com este mister não vamos jogar. Mas isso era quando os jogadores percebiam que mandavam mais que o treinador. Estes já todos viram que mais facilmente muda o plantel que o treinador, por isso, não duvido da veracidade das lesões.
Agora, o caso clínico que mais me preocupa é outro, de um senhor chamado Maxi Pereira. Estranho, muito estranho mesmo, o que se passa com esta "mini-locomotiva". É certo que nunca foi um primor de técnica, é certo que nunca foi um senhor rápido, nem tão pouco de conduta fair play exemplar. A sua agressividade sempre o levou a cometer aqui e ali alguns excessos, que por vezes nos penalizaram a ficar com menos homens em campo, outras vezes passaram incólumes. Nunca foi lateral direito de raiz, era médio direito algumas vezes, a maioria delas era médio centro. Foi assim a sua carreira inicial. Mas na Luz, tapadas estas posições por outros mais competentes, cedo não se mostrou conformado, e neste estádio onde tudo e todos se adaptam a novas posições, Maxi assim o fez: tornou-se lateral direito.
Senhor de uma força assinalável para alguém com aquele tamanho, senhor de um coração inesgotável, senhor de um profissionalismo que acima de tudo não lhe permite sair de campo sem ter deixado recordações nas canelas dos adversários, porque defrontar o Benfica não pode ser para todos. Maxi sempre fez questão de vincar isso. E isso eu até gostava. E se fizessem fita, ou queixas ao árbitro, tinham ali iniciado um rol de problemas que, coitados, tão cedo os pesadelos e terrores nocturnos não os iriam abandonar.
As correrias constantes pela lateral direita, o apoio ao ataque, a presença na defesa, o pouca terra muita terra que nos habitou fez-nos pensar que de todos os problemas que uma equipa pode ter, por ali não iríamos perder o sono. Ali sabemos que temos um lateral que não é Gareth Bale, ou Dani Alves ou Maicon, mas é daqueles gajos que dá tudo, nunca vira a cara á luta, e com um pulmão que mesmo que o jogo tenha dois prolongamentos, ele iria sempre chegar á linha para cruzar.
Maxi entrou numa espiral que não anunciava bons resultados. Único lateral UTILIZADO na direita, 60 jogos pelo Benfica por época, e no final, quando todos iam de férias ganhar bronze, Maxi rapava o cabelo e ia representar o Uruguai num Mundial, numa Copa América, num Mundialito, numa taça de Confederações, "what ever"... e apanhava o avião privado direto para a Luz, porque havia um jogo importante pelo Benfica e o seu profissionalismo e caracter de guerreiro vencedor não lhe "permitiam" ir de férias! E isto, não ADMITO QUE NINGÚEM ESQUEÇA! Pode-se criticar o jogador, mas nunca se esqueçam que na sua raça e profissionalismo ninguém lhe pode apontar o que quer que seja. Se quisermos apontar dedos a alguém, talvez áqueles que (não) têm gerido a sua planificação sazonal e utilização.
Agora, Maxi está a milhas do jogador que nos mostrou ser. Super pesado, super lento, alheado das jogadas, não lendo táticamente os lances, sendo sempre surpreendido com os desenlaces destes. Sobretudo, o seu olhar está triste, e quase sempre de olhos no chão. Não vejo Maxi encarar as bancadas, ou brincar com os colegas. Vejo-o refugiar-se nos laços das suas chuteiras, e um passar constante das mãos pela nuca e testa, como se estivesse sempre com vozes dentro daquela cabeça a gritar-lhe que não vai conseguir. Será que "queimámos" o Maxi com tanta exigência. Épocas sucessivas sem férias como deve de ser, para poder limpar o sistema e fazer reboot ao software criaram este "bug" mental no Uruguaio? O final de época passada pesa em todos, mas julgo que no Maxi ainda não terminou. Acho que ainda está preso naquele minuto 92, onde está a reviver vezes sem conta o cair de joelhos no chão.
Mas diga-se que já antes do final da Época passada, já não "tínhamos" o nosso Maxi conosco. Já era apenas uma triste e pálida imagem do jogador que outrora ali morou. E a grande questão é esta: porque estamos a queimar Maxi? Ele não está bem, já todos vimos, todos estamos a queimar-lhe a nuca com o nosso olhar de pena, que para alguns se vai transformando em raiva, pois há ainda quem pense que ele não joga porque não lhe apetece. Maxi está de rastos, e o seu estatuto não pode atribuir-lhe a titularidade. Respeite-se a equipa, os seus colegas que porventura merecem muito mais a titularidade, mas sobretudo respeite-se o Maxi Pereira, enquanto homem e jogador. Ele não merece que permitamos que se continue a arrastar pelo campo, penosa e desconcentradamente. Claro que para JJ, é como a música dos D-Zert: "para mim tanto me faz... digas coisas boas ou coisas más..." Mas não pode ser. Para Maxi, ele nunca vira a cara a luta, e nunca irá dizer que lhe dói a coxa ou o joelho. Ele irá sempre encher o peito de ar, e vestir orgulhosamente a nossa camisola, subindo o relvado cheio de vontade. O pior, é quando ele quer e tenta, e vê que não consegue...
Este é um caso Clínico para tratar. E Urgente. Há uns que com gelo melhoram, este não será assim. É um caso bem mais complicado, mas que merece toda a atenção. Já sei que não será pelo treinador preocupado que temos que Maxi irá melhorar, nem tão pouco pelo Presidente culto que temos, que percebe muito do foro psicológico do ser humano. A resposta destes será:
JJ - Max, eu sei o que vales, para mim tou a marimbar-me para o que dizem, *#lho! jogas e pronto!
LVF - Maxi, o Benfica está a incomodar muita gente, tens de perder o medo de errar. Agora vai lá dar uma entrevista á BTV.
O que eu diria? Maxi... Para mim, o Benfica fez-se com jogadores com a tua atitude. E o Clube é feito de homens com carácter. Ninguém está acima do Benfica, mas este clube não destrói ou mastiga as pessoas quando estas estão caídas. Faço questão que sejas um homem feliz por estares no Melhor clube do mundo, vamos tratar de ti, podes tirar as caneleiras e coxa elástica, respira fundo que vais descansar... E vais voltar ainda mais forte que alguma vez estiveste!
Carrega Benfica, Sintam a Mística
إرسال تعليق