BES: O próximo "Joaquim Oliveira" do SLBenfica

مواضيع مفضلة

الأحد، 22 سبتمبر 2013

BES: O próximo "Joaquim Oliveira" do SLBenfica

Quando "judas" de LFV chegou ao Benfica para suceder a Damásio (falo de JVA), rapidamente encontrou em Joaquim Oliveira o seu principal alvo. Não vale a pena recordar o que aconteceu, todos sabemos que o homem estava certo.

Chegou Vilarinho (com Luís Filipe Vieira) e rapidamente inverteram o caminho e, qual os partidos fazem nas eleições, trataram de recompensar Joaquim Oliveira pelo apoio e ajuda eleitoral, elegendo-o como "new best friend". Até há pouco menos de um ano o Presidente ainda nos dizia que tínhamos muito a dever a Joaquim Oliveira, que era um "amigo" e eram mais que conhecidas as histórias de amizade pessoal de ambos - inclusivamente escritas numa carta de "perdoa-nos" de Joaquim Oliveira a Luis Filipe Vieira depois de um episódio vergonhoso da SportTV num jogo do Benfica.

Algo se terá passado pelo caminho, há quem defenda que perante a ausência de títulos Vieira não terá tido outra hipótese senão apostar nesta via, e esta amizade virou concorrência e o Benfica autonomizou a gestão dos seus direitos televisivos e foi mais longe, desferindo duros golpes ao amigo... Do Banco Espírito Santo!

Joaquim Oliveira, Banco Espírito Santo... Mau GB, onde queres chegar?!

É muito simples: ao longo do seu percurso de empresário desastrado com falências sucessivas, a fazer lembrar o seu amigo do Norte e Presidente do FCPorto, Joaquim Oliveira contou com vários amigos - uns que lhe viraram costas por divergências várias (como José Eduardo Moniz); mas também outros que ainda lhe valem (como Jorge Mendes, Lourenço Pinto, Pinto da Costa ou... Ricardo Salgado).

Olhando à "tropa" dos amigos que perduram, é interessante ver como todos se unem num interesse comum chamado... FPF! O BES é o principal patrocinador da selecção, que tem todos os jogadores que interessam ao Jorge Mendes valorizar ou dar visibilidade devido aos acordos de patrocínio e onde há sempre espaço para que isso aconteça precisamente com... Os do FCPorto. Tudo isto numa FPF liderada por... Fernando Gomes (será que ainda há quem acredite na birra dele com o Pinto da Costa? Coincidências, claro!

Quem conhece a vida e percurso de Joaquim Oliveira sabe bem a importância que a FPF e o respectivo beneplácito dos seus sucessivos líderes tem no monopólio que criou. Obviamente que isso tem um preço... E cabe ao amigo Joaquim Oliveira ajudar também, colocando os amigos a investir/patrocinar a selecção.

Maaaaau, mas o tópico não é sobre o BES? Já lá vamos... Não tenham pressa!

Já que querem falar nisso, além da FPF, quem o BES andou durante uns anos a patrocinar também, nas costas das camisolas? Os três grandes, pois claro! Quem tem dívida (em grande) na banca e especialmente no BES? Os três grandes, pois claro!

Ora, seguindo uma teoria do nosso amigo Eagle01 que nunca tinha pensado e que faz todo o sentido, pergunto: não terá então o BES interesses nos três grandes, precisamente pelos motivos acima expostos, especialmente no caso da dívida, pois a "malha apertada" dos reguladores já os obrigou a desinvestir na publicidade?

A resposta é: claro que sim!!! 
O BES tem, então, imensos interesses nas performances desportivas dos clientes? Não muito mais abrangente.

O Grupo económico onde além de muita dívida de clubes, há empregados que fazem "part times" na arbitragem, no dirigismo desportivo ou associativo... Tem interesse na gestão da capacidade de pagar dos principais clubes portugueses, com destaque para os três grandes.

... E como muito bem questionou o Eagle01 nessa conversa: E qual é o clube que se aguenta melhor sem títulos, pela sua dimensão e capacidade de geração de receitas? O SLBenfica...

O que acontecia a FCPorto se estivesse três anos sem ganhar um título? Qual seria a capacidade destes de vender jogadores (até porque ficariam sem qualquer capacidade para pagar os ordenados,quanto mais para os comprar)? E sem essa capacidade... Qual seria a capacidade do FCPorto para fazer face às responsabilidades com a banca???

E o SportingCP? Dirão alguns? Então esses andam pela rua da amargura e até lá têm o Ricciardi, do BES. Precisamente... Para esses, por essa ligação haverá sempre dinheiro, mas reparem como a chegada de Bruno Carvalho muda o figurino a favor do Sporting? Já pensaram que o Sporting simplesmente virou as costas às exigências do BES e, sem lhes dar as garantias que eles querem, aliaram-se aos angolanos?

De repetente, o BES já sem Ricciardi lá dentro precisa que os rapazinhos cumpram com o que devem e já agora que os amigos comuns angolanos não fiquem a perder dinheiro, pois são amigos desses que dão caminho ao BESA (BES Angola).

Então e o quadro no SLBenfica?
... Pois, ao contrario do FCPorto que nunca os deixou lá meter a perninha, o Benfica tem um "testa de ferro" do BES na Administração da SAD, tem o pagamento dos ordenados a tempo e horas securizado pela cativação de várias receitas, entre elas as de bilheteira e, salvo erro, dos direitos televisivos... Daí a necessidade de andarmos sempre a procura de novas fontes de receita.

Portanto, o Clube aguenta-se, há gente no "Inside" as receitas entram para pagar os salários e financiar as aquisições de jogadores são sempre bom negocio, precisamente para a bilheteira, e para futuras receitas com transferências que darão boa capacidade de pagar os juros dos elevadíssimos "rolling loans", ou sejam, os empréstimos que servem para pagar os anteriores e financiar mais necessidades... Assim tipo o que faz o estado que emite dívida para se financiar e pagar a dívida que estava a vencer.

Há aqui alguma critica aos benefícios do SLBenfica perante o trabalho feito com uma entidade financeira?! Nada... Parecem-me boas medidas de gestão.

O que é efectivamente questionável são os interesses bem mais vastos e abrangentes que o BES terá no futebol nacional e na influência de algumas situações que, invariavelmente, têm vindo a afastar o SLBenfica de vitórias desportivas, em beneficio da capacidade dos adversários de honrar os compromissos financeiros e/ou gerarem novas receitas para BES.

Igualmente questionável é, no contexto desta teoria, que a equipa de gestão da SAD pactue com esta situação sem apontar ao BES o caminho de fora do SLBenfica...

PS- já agora, quando é que Joaquim Oliveira deixa de ser accionista da SAD?


إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف