AG de ontem: Não contem comigo para isto

مواضيع مفضلة

السبت، 28 سبتمبر 2013

AG de ontem: Não contem comigo para isto

Lamentável, é a forma como classifico a AG de ontem, e por vários motivos.

O primeiro de todos é precisamente o mesmo que me fez votar em branco nas duas últimas eleições, depois de antes ter votado em Luís Filipe Vieira. Aliás na ultima, em grande parte por manter na sua equipa dois benfiquistas que admiro (Rui Cunha e Rui Gomes da Silva) iria ter o meu voto, mas mais um "golpe de asa" fez-me recuar, porque a minha dignidade vem primeiro.

A AG de ontem deixou claro o que há muito digo, aparte de todo o mérito e dos defeitos que o Presidente e a direcção tenham... O SLBenfica deixou de ser dos sócios. Esta Direcção entende que ao ser eleita, faz o que entender porque.... Foi eleita.

Comecemos pelo que fez sair muita gente abandonar a AG: a buzina!

Aguenta-se o Presidente exaltado, aguenta-se sentir a Direcção a dar explicações absurdas sobre o relatório e contas e até se aguenta ouvir um vice presidente a dizer que não apresentaram novas contas depois do chumo da ultima AG porque sentiram que o chumbo não teve a ver com as contas, o que é absolutamente absurdo...

... Mas estar numa AG onde o vice presidente da mesa usa uma buzina para calar os sócios quando lhe apetece, ou quando pronunciam algo que saia unicamente da vulgaridade, ou... Quando pronunciam a palavra "SAD"... Isso não!

Se alguém vinha falar de resultados desportivos, do passivo da SAD, etc PLIIIM!!! Calado...

De fazer inveja a qualquer "reality show" dizia um sócio na AG.

No caso dos que queriam falar da SAD não deixa de ter a sua graça, pois na verdade minutos antes o Nuno Gaioso tinha referido precisamente várias vezes a SAD e o impacto dos resultados da SAD nos do clube, o que faz sentido dado que somos (Clube) o sócio maioritário... Mas se forem os sócios a levantar o tema... PLIIIIIM!

Quanto aos resultados, novamente dá-se o facto de ter ficado a sensação que houve mais sócios propensos ao NÃO do que ao SIM, mas na verdade... Houve mais votos SIM do que NÃO.

A votação foi electrónica. Recuso entrar na conversa de que os votos foram eletronicamente alterados como ontem já se dizia na AG, mas isso acontece por culpa da direcção, pois inacreditavelmente não divulgaram o número de votantes em cada sentido. 

Ou seja, ao invés de (como sempre e como faz sentido) referirem: X número de sócios, correspondente a Y número de votos votaram SIM... Não, só foram divulgados os resultados de 10.500 votos a favor e 2.700 contra entre 522 votantes.

Fica a ideia que não o fizeram porque em número de sócios na verdade houve mais a votar não. Eu acho que era preferível a Direcção saber lidar com esse facto do que o ocultar. Passa assim a ideia que isso não se deve saber...

... Não entendo isso!!! Os votos são claros, nada houve de ilegal e não é suposto ter em conta o número de votantes, mas sim o de votos, para efeitos de decisão. Mas isso não invalida que os dados não sejam todos claros e que não se tirem ilações dessa conjugação.

Quanto às duvidas que isso levantou no pavilhão sobre a independência do voto electrónico, eu não quero sequer entrar por aí, ainda que já o afirmei ontem que a forma como a direcção faz estas coisas é que leva a estas desconfianças. O que me preocupa nos votos é outra coisa:

Ver chegar, por exemplo, um Presidente de uma Casa do Benfica que terá levado para a sala o direto a... 70 votos! 50 da Casa e 20 dele próprio. Eu fiquei com essa sensação no registo, mas não tive depois forma de o comprovar, mas curiosamente também me apercebi que os próprios das Casas desconheciam que "votavam duas vezes".

Ora, a confirmar-se esta ideia com que fiquei... Os resultados são fáceis de explicar e, pior, quem estiver na Direcção (seja esta ou outra equipa) ganhará qualquer eleição nos próximos 20 anos. Mais uma vez, a culpa não é só da Direcção, mas sim dos 200.000 que ficaram em casa ontem e que também ficararam em casa quando se discutiu os estatutos. Agora aguentem.

Enfim, eu que até considero que este Presidente tem capacidade, como Presidente do Clube, para entrar na história, fico profundamente desiludido com tudo isto e mais ainda ao ver que ele considera mesmo que vai entrar na história, mas pelo Museu, Estádio, etc.. Está tão enganado, Presidente!

Não sou capaz de me rever nestas "manobras" que considero profundamente desnecessárias e, porventura, incentivadoras de comportamentos extremados como aconteceram ontem, a envolver o próprio presidente e um sócio que o desafiara e que vira o Presidente...reagir.

Isto vai acabar mal para todos. Principalmente para o Benfica.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف