No SLBenfica é muito comum confundir a "beira da estrada" com a "estrada da Beira". Mas é geral, atenção! Não falo apenas dos adeptos, pois o exemplo vem dos dirigentes que passam a vida a confundir e a confundir-se... Aliás, considero até que a Direcção é a principal culpada desta situação, como já aqui tive oportunidade de dar conta quando me referi à brutal tendência para dividir os benfiquistas (de um lado os criticos que são abutres e papagaios, de outro lado os que alinham na teoria que são os verdadeiros benfiquistas).
O desporto em geral, mas particularmente o futebol, é um espetaculo de massas e os adeptos são muito daquilo que vêem reflectido através da Direcção. Olhemos ao exemplo claro do SportingCP onde, sem entrar na discussão da qualidade, a liderança de Bruno de Carvalho num estilo mais próximo dos sócios, alheio a "protocolos" e mais dado à personificação dos desejos e ambições dos sportinguistas tem levado todos a acreditar no projecto, a unirem-se em torno dele, a deslocarem-se nos jogos fora, a acreditarem... e tudo isso é a imagem que passa de Bruno de Carvalho para os adeptos e, nota-se de forma evidente, para a equipa.
É FUN-DA-MEN-TAL mudar esta mentalidade no SLBenfica. É preciso aproximar o Clube dos sócios e adeptos, envolver as pessoas e fazê-las sentir parte do Clube. Hoje em dia são muitos os que apontam a esta Direcção que os sócios só servem para pagar quotas, RedPass e ficar caladinhos... Estou certo que não é assim que pensa o Presidente nem a Direcção do Clube (no caso de alguns Administradores e colaboradores da SAD já tenho mais duvidas...).
Isto deve-se ao facto de o Clube não saber interagir com os sócios, não saber lidar com a imprensa, recear enfrentar os adversários e não se impor nos orgãos que na lideram, não apenas do futebol nacional, mas do desporto, na qualidade de maior instituição desportiva do país.
O resultado disto é qual? Este histerismo que vemos entre os adeptos, uma completa esquizofrenia que tomou conta de todos os adeptos e imprensa onde de repente tudo se critica... O estado de espírito é tão baixo e o grau de desconfiança tão alto... que principalmente Jesus e Vieira são "presos por ter cão e presos por não ter". São criticados por não fazerem determinada situação... e criticados mais tarde por a terem feito.
A esquizofrenia é absurda? Claro que sim... mas tem como justificação a incapacidade de o SLBenfica saber antecipar os acontecimentos e "preparar o terreno" para que as reacções dos adeptos não sejam ao sabor do apetece escrever à imprensa, mas sim do que o SLBenfica em tempo útil fez compreender.
Um exemplo: A exclusão de Bruno Cortez da lista da Champions.
Vamos a factos:
- O jogador, desde que chegou, não só por ser "desconhecido" como por efectivamente em campo não ter convencido (especialmente a defender) foi logo alvo de uma crucificação dos adeptos. À entrada do período de transferências o SLBenfica tinha Melgarejo e Luisinho para o lugar... Chegou Cortez e perto do final sairam os dois que cá estavam, ficando Cortez como a única opção.
Consequências:
- Ao cabo do segundo jogo de Cortez, percebeu-se que Melgarejo era inexplicavelmente uma "carta fora do baralho". Os sócios, que se "habituaram" à ideia de ter o paraguaio no lado esquerdo e ganhando consicência que o próprio jogador que começava a ultrapassar as efectivas fragilidades, viam agora uma alternativa que... não era melhor e tinha exactamente o mesmo problema: não defende bem.
- Pelo caminho o paraguaio (e Luisinho que nunca foi opção apesar de quando chegou Jesus lhe ter destacado imensos elogios) saia do clube para Russia por... 5M€ e com agradecimentos aos adeptos (apenas).
- Ficou "apenas" Cortez até ao ultimo dia do mercado e já todos sabiamos que era com ele ia iriamos até ao fim do Mundo e tinham que o aceitar como ele é e com o risco de alternativa serem adaptações (Silvio e André Almeida).
- Chega no último minuto o Siqueira (excelente contração) e Cortez, até aqui o único reforço que era titular, é imediatamente riscado da lista da Champions sem o novo reforço ter sequer feito 1seg à Benfica.
- Sucedem-se as criticas dos adeptos, as capas de jornais e os comentários de paineleiros, comentadores, jornalistas, editores... todos!!!!!
- O brasileiro passou de criticado... a vitima do Benfica! (UOOOHHH...)
Como se evitava:
- Quando se "controi" um plantel, temos que ter consciência que na Champions temos que garantir sempre a inscrição, de acordo com as regras, de dois atletas por posição. Ou seja, neste caso concreto, Cortez (e um reforço que chegasse - ou não) teriam sempre que ser considerados para ser inscritos. Sem discussão!
- Se a situação anterior não foi acautelada, Jesus não poderia nunca ter colocado Cortez na "linha de fogo" até à lista da Champions. Ou seja, se Jesus acreditava que Cortez poderia ser excluido neste processo se chegasse um reforço, teria que manter Melgarejo (ou Luisinho, ou mesmo utilizar ali o Sílvio) até ao fecho do mercado e integrado no plantel. Não dando exclusividade da posição ao brasileiro e, acima de tudo, nas declarações públicas dar conta que Cortez tinha ainda que se adaptar ao futebol europeu, que era uma aposta do SLBenfica, mas que obviamente é importante ter mais opções para o mesmo lugar e que até ao fecho do mercado tudo seria possível.
Ora, desta forma, o SLBenfica mostraria aos seus adeptos e sócios que Cortez poderia não ser o "dono" do lugar (estariam lá Luisinho, Sílvio ou Melgarejo) como alternativas válidas e porque não até na frente do brasileiro... e quando chegasse Siqueira, já ninguém estranharia esta situação da lista da Champions. Ainda que, reforço, é absurdo só manter um defesa esquerdo nesta lista.
Usei este exemplo, por ser o mais recente, de como somos afectados na imprensa (e por consequência, perante os sócios) pela falta de capacidade de o SLBenfica antecipar os factos e, com isso, condicionar as opiniões favoravelmente aos seus objectivos.
O SLBenfica está, perigosamente, a entregar a gestão da comunicação ao Record, O Jogo e A Bola. E refiro perigosamente porque, se por um lado, isto permite dar continuidade aquele conveniente mito de que a imprensa vive para prejudicar o SLBenfica... por outro lado, isso só "cola" quando há titulos que sustentam os factos. No momento actual, os benfiquistas já começam a "emprenhar pelos ouvidos" e com isso o tal "ruido" da imprensa torna-se viral, contagiando os benfiquistas que, confusos, acabam a disparar em todas as direcções, pouco disponíveis para compreender as decisões do Clube.
Repito, sem títulos, esta estratégia de não comunicar para não errar, permitindo que tudo seja gerido através dos jornais e depois criticar os jornais, é altamente devastadora. O cerco vai necessariamente apertar a cada deslize da equipa, os jogadores estarão cada vez mais pressionados, o treinador ainda mais... e a pressão vai começar a escalar até ao Presidente que ficará cada vez mais na "linha de fogo" dos adeptos.
De forma crescente, se continuarmos assim nesta política de ausência total de consciência comunicativa e de relação e orientação aos benfiquistas, mesmo que em parte das situações até possa ser verdade, cairá a ideia de que perdemos por culpa da imprensa, das arbitragens, do Vale Azevedo, etc...
Um nota final para reflectirem: coloquem-se no lugar dos directores de jornais! Uma derrota do SLBenfica deixa os adeptos irritados e pouco disponíveis. Uma vitória ou uma jogada fabulosa, permite fazer reportagens, capas e paginas de jornais durante uma, duas semanas... Vejam o exemplo do Markovic que desde o "derby" tem sido capa de jornais, alvo de reportagens usando o pai, a avó, o periquito, o cão, gato, seleccionador... tudo.
Eles "alinham" com quem alinha com eles e os ajuda a vender. Pelo paragrafo acima já perceberam o que vende... só falta agora quem os ajude a ter o "bom material" para venderem e, já agora, contribuirem com vitórias que dêem dimensão a tudo.
Será que pelo contrário no Benfica não optam pelo clima de "guerrilha" contra os jornalistas para poderem impor esta ideia que está tudo, no Mundo, manipulado contra nós?
Será que não somos nós, como viram pelo exemplo acima com o Cortez, que "damos tiros nos próprios pés"?
Eles "alinham" com quem alinha com eles e os ajuda a vender. Pelo paragrafo acima já perceberam o que vende... só falta agora quem os ajude a ter o "bom material" para venderem e, já agora, contribuirem com vitórias que dêem dimensão a tudo.
Será que pelo contrário no Benfica não optam pelo clima de "guerrilha" contra os jornalistas para poderem impor esta ideia que está tudo, no Mundo, manipulado contra nós?
Será que não somos nós, como viram pelo exemplo acima com o Cortez, que "damos tiros nos próprios pés"?
Dito isto, o que acham que eles preferem... MESMO!? Será que é mesmo que o Benfica perca??!
إرسال تعليق