Foto Isabel Cutileiro/SL Benfica |
Este jogo foi um espelho do que tem sido o Jorge Jesus dos últimos 3 anos.
Enquanto tem hipótese de salvar a pele por si próprio, insiste nas suas soluções já mais que batidas, nos jogadores adaptados que têm que resultar seja de que maneira for, nos que por recolherem a sua simpatia têm que jogar mesmo que fora de forma ou vindos de uma lesão.
A espaços o Benfica criou mais oportunidades do que tem sido habitual. Alguma infelicidade no momento final de cada jogada aumentava a ansiedade, quer dos adeptos quer da equipa e do treinador.
Mas na maior parte do jogo o Benfica voltou a ser uma equipa previsível, lenta de processos, e sempre insistindo na mesma forma de jogar: só se marca golos entrando com a bola pela baliza dentro. Não há remates de longe, não há espaço para a improvisação.
Até que vem a falha de Maxi Pereira. O uruguaio não faz um bom jogo há quase um ano. Mesmo assim continua a ser titular. Isto não é querer dar confiança ao jogador. É comprometer os superiores interesses da equipa e queimar o jogador em lume brando. E não é por falta de opções, com jovens portugueses como André Almeida ou Cancelo. É mais um dos caprichos de Jorge Jesus.
O desconhecido Deus estava a conseguir, como tantos outros, marcar ao Benfica e bloquear a táctica que todos conhecem de Jorge Jesus. Mais uma vez, o mestre falha.
Pouco antes, percebendo que precisava de colocar todas as cartas na mesa para salvar a pele, saem Gaitan, Salvio e Rodrigo e entram os sérvios Markovic, Djuricic e Suljemani.
Daí a equipa baralhou e deu outra vez. Os adeptos, que nunca pararam de apoiar durante todo o jogo, tiveram um feeling que algo poderia acontecer. Mas nem o mais optimista adivinhava o que viria a seguir.
Foi fantástico, em especial para os jogadores que ao contrário do que afirmou Luis Filipe Vieira não têm medo de nada. Têm é que ter espaço para colocarem o seu talento em campo. Fora da 'ideias' de um treinador teimoso que só olha para o seu umbigo.
Porque não têm os sérvios lugar na equipa inicial? Há lugares cativos na equipa?
Não pode.
Na próxima semana temos uma deslocação muito difícil perante o nosso grande rival.
Veremos se Jorge Jesus consegue aproveitar este 'click' que poderá ser a reviravolta perante o Gil Vicente.
E se coloca em campo os que estão em melhor forma.
إرسال تعليق