Dois anos e um mês depois...

مواضيع مفضلة

الجمعة، 2 أغسطس 2013

Dois anos e um mês depois...



O video acima é datado de 26 de Junho de 2011. Pedia-vos o especial favor de ouvirem com atenção as palavras de Rui Costa na justificação da aposta destes jogadores e, especialmente, atentem às palavras de cada um dos jovens entrevistados pela BenficaTV.

Uma das frases de Rui Costa foi «É um prazer especial, uma honra muito grande apresentar estes quatro jogadores oriundos da formação. Representa a aposta do clube, um dos projectos que o Benfica tem para o futuro, e é um prémio que cada um recebe pelas óptimas prestações que têm vindo a ter».

Passados dois anos...

... Ruben Pinto não fez um único jogo pela equipa principal do SLBenfica, tendo integrado a equipa B no ano seguinte ao deste video, depois de uma época onde apenas treinou e nem um minuto de competição teve. Este ano volta a estar na equipa B.

... David Simão ainda chegou a integrar o plantel dessa temporada, tendo até Janeiro feito 68 minutos em dois jogos (Portimonense e Naval). Foi depois emprestado à Académica onde voltou a mostrar potencial, seguiu-se a época passada no Marítimo, onde estava a correr muito bem até ser afastado sem explicação conhecida publicamente. Desvinculou-se do SLBenfica e assinou pelo Arouca por 4 anos.

... Miguel Rosa chegou a este dia depois de um ano emprestado ao Carregado onde "carregou" a equipa às costas e depois de um ano no Belenenses onde, mais uma vez, voltou a liderar a equipa. Ainda fez o estágio na Suiça neste ano, mas entrou sempre miseráveis minutos e para a posição de... defesa direito. Rezam os "conhecedores", numa situação não confirmada, que a sua "sentença" terá sido ditada por ter perguntado ao Jorge Jesus porque jogava sempre a defesa direito e não era utilizado na sua posição. Acto contínuo: Novo empréstimo, novamente ao Belenenses, tendo como resultado ter sido o melhor jogador da II Liga. Na época passada, capitaneou e liderou o Benfica B... antes de, ao que tudo indica, ser cedido a titulo definitivo, como o David Simão, ao Belenenses. Saldo: Nem um jogo oficial pelo SLBenfica.

E finalmente, Nelson Oliveira. Saiu desta apresentação para o Mundial Sub20 onde foi o segundo melhor jogador da competição, atrás de Oscar desde então em ascensão no Chelsea. Chegou a este dia já com experiência de I Liga. Na época de 09/10 fez 12 jogos pelo Rio Ave em meia época, na altura ainda com idade de junior sem qualquer golo marcado. Na época seguinte, havia jogado toda a temporada no Paços Ferreira, juntamente com o David Simão, correspondente ao primeiro ano de senior, tendo o Paços feito a sua melhor classificação até então apoiado em Melgarejo, Pizzi, Nelson Oliveira e David Simão - 23 jogos no campeonato, apenas 10 a titular, 4 golos marcados e 1.105 minutos jogados.

Depois deste video, tal como Miguel Rosa e David Simão (e o Ruben) integrou o plantel quando regressou do Mundial Sub20 era visto por Jesus, a par de Rodrigo, como o futuro do SLBenfica:

"Estava à espera de uma saída forte da equipa, já havia sinal disso, e com a entrada do menino [Nélson Oliveira], sabia que ele podia surpreender. O jogo correu-nos bem. Tanto o Nélson como o Rodrigo jogam ainda muito na emotividade e na ansiedade. É com estes pormenores que se vai crescendo. Mas em termos de futuro do Benfica, são eles " dizia Jesus depois de um jogo com o Zenit em que lançou o Nelson Oliveira e ele marcou um golo.

Fez 12 jogos para o campeonato, 390 minutos jogados e dois deles a titular. Na Taça da Liga jogou 5 vezes a titular e marcou dois golos! Parecia um título percurso de "lançamento" de um jogador jovem a precisar de ser "trabalhado" e ajudado.

Até que ao segundo jogo na alta roda, na Champions com o Chelsea... (coisa pouca para qualquer jovem), terá cometido o pecado capital de falhar um golo que daria o apuramento (poderia ter passado a bola). Foi o fim de Nelson Oliveira no SLBenfica. Depois disso fez mais cerca de 100 minutos em 4 jogos.

No final dessa temporada, o "futuro do Benfica" foi emprestado já tardiamente na pré-temporada , com todos os planteis já formados, ao Deportivo da Corunha onde o Jorge Mendes tinha ido meter o seu "lixo" mal resolvido. Ainda assim foram 31 jogos... 28 como suplente, num total de 845 minutos - jogou menos ainda que no Paços Ferreira, numa prova de um péssimo empréstimo. E este ano, está a render mais um milhão ao Benfica emprestado em França, no Rennes, 13º classificado da época passada.

Só para recordar:

Rui Costa: «Representa a aposta do clube, um dos projectos que o Benfica tem para o futuro, e é um prémio que cada um recebe pelas óptimas prestações que têm vindo a ter».

Jesus: "Tanto o Nélson como o Rodrigo jogam ainda muito na emotividade e na ansiedade. É com estes pormenores que se vai crescendo. Mas em termos de futuro do Benfica, são eles"

VIVA O BENFICA!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف