Se eu tivesse oportunidade de decidir a integração de jogadores emprestados do SLBenfica, optaria pelos seguintes, e já passarei a explicar em que condições e objectivos:
- Jan Oblak, João Cancelo, Miguel Rosa, Ruben Amorim e Nélson Oliveira.
Todos, sem excepção, contam como jogadores formados no clube, algo que para a UEFA é fundamental na inscrição da Champions, obrigando a 4 jogadores com esta condição. Aqui teriamos cinco, aos quais juntaria mais o Andre Gomes, o André Almeida e o Steven Vitoria, como jogadores formados em Portugal, condição para a qual temos que ter oito jogadores e assim ficaria com o quadro completo.
Jan Oblak, como já aqui escrevi há dias, depois de um brilhante ultimo terço de campeonato no Rio Ave, onde foi titular praticamente toda a época, fará todo o sentido ter uma temporada de "preparação" para ser lançado ao mais alto nível. E o que é isso?
Será integrar Oblak no plantel, a treinar com os melhores e a apontar ao jovem brilhante guarda-redes as Taças nacionais (Taça de Portugal e Taça da Liga). Paulo Lopes, aos 35 anos - e também ele jogador que entra nas contas da UEFA como formado em Portugal - passaria a 3º guarda-redes e importantíssimo pilar de suporte à formação do Jan. Seguramente que não iria jogar menos do que já jogou este ano que passou...
João Cancelo é um diamante por lapidar e estes têm que ser lapidados em competição! Silvio é bem vindo, mais um que conta como formado no Clube (aí vão oito, com este!) e será uma boa opção para o lado esquerdo da defesa. Eu não iria pelo caminho que outros foram ao apostar nele para o lado direito. Para essa ala apostaria em João Cancelo como rotação do Maxi Pereira e do André Almeida, a treinar integrado na equipa A (sempre!) e a jogar na equipa B, excepto nos jogos da Taça de Portugal e Taça da Liga, como indicado no caso acima para o Jan Oblak.
Lapidar o David Luiz, o Ramires ou o Witsel... ok, é importante mas é significativamente menos difícil do que trabalhar e fazer evoluir diariamente um jogador "em bruto" como o Cancelo - um talento!
Miguel Rosa! Pronto... já estraguei o dia ao Jesus e a algumas pessoas da estrutura do SLBenfica! O melhor jogador da 2a Liga há duas época seguidas tem que integrar o nosso plantel e ser a alterantiva válida, para qualquer jogo, aos titulares. Tem qualidade para ser titular do SLBenfica? Possivelmente não tem... precisa de mais desenvolvimento e mais capacidade? Então para que pagamos ao Jesus como treinador de topo e potenciador de jogadores? Não é para isso mesmo??? Miguel Rosa pode facilmente ser uma alternativa muitíssimo válida para a posição 10 (o Jesus parece que não tem nenhum dado que diz que o Djuricic é um 9,5 lol) e para as alas (não tanto como a 10, mas...).
Ruben Amorim seria um jogador para fazer rotação activa com o Enzo Perez. O que entendo por rotação activa é que nenhum tem que ser necessariamente o titular absoluto. Ambos têm qualidade, talvez o argentino um pouco mais, mas o Ruben tem todas as condições para discutir o lugar com o Enzo jogo a jogo. E no tempo... poderá ainda ser a referência que precisamos no plantel - jogador português, formado no clube e com longa presença no clube e no futebol nacional.
Nelson Oliveira é outro caso bicudo, como o de Miguel Rosa. Fácil, fácil é entregar ao jogador a responsabilidade de corrigir os erros mentais do passado, empresta-lo novamente e quem quiser que faça dele um jogador. Vimos o que isso deu com o Coentrão: ZERO! Rio Ave, Nacional e Saragoça... nunca resultou!
A minha sugestão, já a disse antes aqui no blog. É hora de "agarrar" o Nelson Oliveira e "trabalhar" aquela cabeça. Dar-lhe a oportunidade de substituir Cardozo ou... substituir o avançado da equipa B. Ou seja, dar ao Nelson a oportunidade de agarrar um lugar na Luz, no espaço deixado por Cardozo, mas se não corresponder rapidamente e já na pretemporada, não será emprestado a nenhum clube, terá o destino que merece: A 2a Liga, na equipa B do Benfica, para um jogador que não tem cabeça e humildade para ser mais que isso.
Dar ao Nelson todo o apoio e oportunidade de mostrar que realmente merece ser visto como uma confirmação, como a alternativa a Lima e Rodrigo ou como o substituto de Cardozo. Como jovem que é, e depois de tanta asneira, tem a obrigação de se quer ser alguém no futebol, começar a mostra-lo já imediatamente no estágio de pretemporada. Ou então... o caminho dele é a equipa B até querer ter outra atitude ou até esta o levar a passar ao lado de um grande carreira.
André Almeida, como disse acima, é um excelente jogador para rotação activa com o Maxi no campeonato e Champions. Steven Vitoria é claramente o 3º central para mim e tem qualidade para "aparecer" na equipa e crescer, especialmente nas Taças. E André Gomes talvez deva, esse sim, ser este ano emprestado. Depois do que vi no Mundial, tal como o Nelson Oliveira, tem que "repensar" a atitude e definir o que quer, pois nesta fase não é um 6 para substituir o Matic (que nos falta) e não cumpre a 8 (para onde o Ruben Amorim com facilidade o supera, neste momento).
Esta é a minha leitura, mas também facilitada pelo facto de eu entender que deveriamos sempre apostar 10x mais em tempo, dedicação e trabalho com os "nossos" do que com os que vêm de fora.
إرسال تعليق