Que merda anda Oblak a fazer no Benfica?

مواضيع مفضلة

الجمعة، 12 يوليو 2013

Que merda anda Oblak a fazer no Benfica?

Ok, já sei que muitos virão com a conversa da parte jurídica da coisa.

Que o homem tem contrato e que só tem é que se apresentar; que o Benfica lhe paga o ordenado a tempo e horas e só tem é que comer e calar; que assinou um contrato de 6 anos e ninguém lhe apontou uma pistola à cabeça.

Tudo isto está muito certo mas, moralmente, acho que há muito de errado no meio disto tudo.

Oblak assinou pelo Benfica aos 17 anos. Não foi propriamente um grande achado do Benfica, até porque o talento do miúdo já era seguido por grandes clubes europeus. Não sei se escolheu o Benfica por causa do ordenado, por causa do sol da Costa da Caparica, pelo projeto, pelas promessas que lhe fizeram, ou simplesmente porque chegámos primeiro. O que sei é que aterrou em Portugal, um esloveno de 17 anos, sem falar a língua, não sei se com família em Portugal ou não, mas seguramente um miúdo carregado de sonhos e seduzido pelo nome Benfica.

Eventualmente, ou seguramente, dispôs-se a fazer sacrifícios em nome da carreira, imaginou até que porventura acabaria por andar 1 ou 2 anos emprestado a algum outro clube, que tudo isso faria parte do seu processo de crescimento mas, na cabeça dele, o projeto, o sonho, chamava-se Benfica.

O sonho Benfica, porém, esfumou-se muito rápido. O que há do Benfica em Oblak é apenas um papel assinado e meia dúzia de treinos em que dará para ter cheirado um pouco das instalações ou tirar uma foto ao lado da estátua do Eusébio. Mas o sonho Benfica acaba aí. 

O sonho de Oblak transformou-se em empréstimos sucessivos a clubes de um campeonato medíocre (sim, o português), e passagens por clubes como Beira-Mar, Olhanense, Leiria ou Rio Ave. Em cada fim de época terá sonhado com o regresso à casa mãe, até porque a critica às suas atuações ao longo dos anos foi sempre positiva. Mas não, do Benfica surgem sempre dúvidas, indecisões e adiamentos, por isto ou por aquilo, e o menino Oblak tem de aceitar a falta de confiança da entidade patronal, e ver a sua ascensão – o sonho com que chegou a Portugal – eternamente adiado. 

Alguns dirão: “Mas isto não é só com o Oblak. Isto é assim com o Oblak, com o Nélson Oliveira e com todos os outros. O futebol é assim.” Eu sei que o futebol é assim mas discordo. O Nélson Oliveira, ainda assim, é português, e andar emprestado a um Braga ou a um Paços, não faz dele emigrante nem um oásis em terra estranha. Continua a falar a sua língua, a ter amigos, família e namorada, e comida quente no prato sempre que chega a casa depois dos treinos.

Agora, a um estrangeiro, nestes moldes, acho mal. E se calhar até tenho maior simpatia pelo moço, porque eu próprio sou emigrante e sei o que custa ter de largar tudo e partir em nome dos nossos sonhos. E todos os sacrifícios farão sentido, desde que os nossos sonhos se realizem. O problema é quando corre tudo ao contrário do que sonhámos. Acho de todo injusto ser permitido trazer um miúdo do outro lado do mundo aos 17 anos, prometer-lhe mundos e fundos, assinar um contrato de 6 anos, e mantê-lo prisioneiro desse contrato quando o miúdo não terá feito mais do que dois ou três treinos na Luz.

Será apenas o Benfica que augura a Oblak um grande futuro? NÃO! Ao Oblak todos auguram um grande futuro, seguramente em Lisboa e no Porto, mas também em Madrid ou em Londres. Oblak não é seguramente um jogador que, se rescindisse hoje com o Benfica, tivesse dificuldade em encontrar outra entidade patronal. 

Será surpresa se este imbróglio acabar em rescisão e o Esloveno acabar no Porto? Também não! Mas não choremos Benfiquistas, porque se tal acontecer, a culpa é exclusivamente de quem deixa muitos destes miúdos “morrer” por esses campos fora entregues à sua sorte! 

E basta colocar-me na pele do Oblak: “Venho para um clube estrangeiro aos 17 anos, assinei por 6 anos e já passei 3 emprestado. Pelos vistos querem que rode mais um ano, e depois eventualmente outro e ainda outro. O treinador nunca me deu garantias nenhumas quanto a um regresso, o mesmo treinador que nunca quis apostar em mim acabou de renovar por mais dois anos e desde que cheguei já contratou Mika, Roberto, Paulo Lopes, Artur e Copetti, e quantos destes serão melhores do que eu? Nunca vi um projeto ou um plano objetivo para a minha carreira, nunca tive a mínima garantia que o regresso à Luz algum dia aconteça. E do outro lado tenho um sem numero de clubes dispostos a dar-me uma oportunidade no imediato, gente que confia em mim! Mas que merda é que ando aqui a fazer? ”

E a pergunta é mesmo essa? Que merda anda Oblak a fazer no Benfica? Se não serve, libertem-no, deixem o moço prosseguir os seus sonhos noutro lado, que 3 anos já é tempo suficiente para ter pago pelos seus pecados. Ou será exigir muito, um pouco mais de lisura e clareza neste processos, e ter no mínimo, um projeto desportivo para os nossos atletas, projetos claros e discutidos (e explicados) aos próprios atletas, para que todos saibam com o que contam? Será ético, tratar jovens de 17 e 18 anos (ainda por cima estrangeiros) como mercadoria?

Eu acho que não, mas isto sou eu a dizer.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف