Uma selecção com futuro discreto... ou incerto?
Assim termina a prestação da selecção no Mundial de Sub-20. Com uma derrota por 3-2 frente á (fraquinha) Selecção do Gana. Escrevo fraquinha porque já vejo futebol há algum tempo, e sei ver que mesmo sem estrelas quando uma Selecção apresenta um conjunto forte, musculado e dominante. O Gana não tinha nada disto e mesmo assim, saiu vencedor, qualificando-se para os quartos de final.
A portugal, tenho algumas dúvidas quanto aos elogios que possa fazer... Por que sinceramente, mostrámos pouco, muito pouco, demasiado pouco para uma selecção que se considerava favorita a pelo menos marcar presença na meia final. Tirando o jogo com Cuba, que não era "deste" Mundial, Portugal falhou sempre em mostrar fio de jogo, qualidade táctica, e tirando o Bruma, qualidade técnica. O primeiro jogo foi o melhor, frente á Nigéria, e depois, foi sempre a descer.
Mas o que me preocupa mais, dentro da nossa Selecção, é a prestação dos nossos atletas. E devo dizer que infelizmente, não fugiram á mediania dos restantes jogadores.
Bruno Varela - Guarda-redes, 18 anos: A baliza já tinha dono, o José Sá, do Marítimo. Por isso, este não era o seu Mundial sub-20. Pela idade que tem, ainda 18 anos, o próximo terá de ser aquele onde a baliza não pode fugir das suas luvas, isto se pretender fazer desta profissão a sua carreira. Tem também aqui a palavra o Benfica, pois Bruno Varela terá de ser aposta a titular na equipa B, para poder cimentar o seu lugar na Seleção Nacional. Eu acredito em Varela, precisa também aqui o Benfica de acreditar...
João Cancelo - Defesa Direito, 19 anos: O nosso futuro lateral direito teve azar... o primeiro jogo, mostrar que ataca bem, mas desguarneceu em demasia a defesa, que custou muitos sustos na retaguarda. Por isso, acabou sempre como suplente nos jogos (importantes) seguintes. Para mim, perdeu a Selecção, pois com ele em campo, a lateral direita ganha outra velocidade, dinâmica e agressividade ofensiva. Foi aqui, para mim, um dos principais problemas da nossa Selecção. Basta ver a produção atacante frente a Nigéria e Cuba, com a nossa asa direita sempre a carregar. Mania da malta meter um central a lateral, convencidos de que assim se defende melhor... Treinador tuga é assim! Volto a dizer, quando uma asa lateral não ataca, e ficam lá atras os jogadores, é um convite por escrito para tanto o extremo como o lateral adversários subirem para virem cumprimentar a nossa grande área. Mas devo ser o único a ver isto... De qualquer forma, este podia ter sido o trampolim para uma época em grande, entre a equipa B e a principal nos jogos da taça da Liga. Perdeu-se também hoje por isso uma oportunidade para este jovem que infelizmente, me assustou um pouco nas fragilidades defensivas. Algo a trabalhar, palavra a Hélder Cristóvão.
André Gomes - Médio, 19 anos: Uma decepção o seu rendimento! Só hoje, frente ao Gana, vi alguns lances do André que já vi jogar com personalidade no Benfica. Quero acreditar que no entanto, a culpa do seu rendimento assenta em 2 pontos: jogou mais recuado do que devia, pois continuo a dizer que este jovem é melhor a atacar do que a defender, e afastá-lo da área adversária é um erro; inexistência do meio campo português de alguém que ganhasse bolas e pressionasse, libertando assim o André. teve o nosso miúdo de andar a correr de um lado para o outro a cheirar a bola, e depois quando esta lhe chegava aos pés, já não há pulmão,.... Mas era preciso mais e melhor do André Gomes. Não quero desculpá-lo em tudo, pois acho que também faz bem responsabilizar e uma crítica construtiva ajuda mais a crescer que os améns dos "media" a dizer que está ali um grande jogador. Está sim, mas se subires o patamar do teu jogo André! Tens altura para dominar o jogo aéreo, tens cabedal para encostar o ombro, tens pezinhos para driblar e desmarcar... estás á espera de quê? Não te deixes contagiar pelo mau jogo dos colegas, se eles jogam mal, assumes tu a batuta, tens de assumir. Que este Mundial te sirva como uma das melhores lições para a tua carreira!
Ivan Cavaleiro, Avançado, 19 anos: Entrava nas etapas complementares, mas sem grande espaço na equipa, pois o treinador tinha em mente outras opções. É um jogador interessante, mas de boas intenções está o inferno cheio. Acho que sobretudo, nunca se sentiu confiante, e ao contrário do que acontece no Benfica B, nunca se sentiu opção válida pelos próprios colegas. Serviu para crescer, mas gostava que tivesse feito o gosto ao pé num joguito, para mostrar que estava ali para ajudar, que podiam contar com ele. Tem agora pela frente uma época importantíssima, onde irá provar se podemos ter aqui jogador. E a nossa Selecção bem precisa de um bom avançado!
Como disse, gostei do Bruma, ainda com 18 anos, acredito que vai dar que falar. Pena que não esteja nos nossos quadros... pode ser que venha a ser, quem sabe? E pena o Aladje ter falhado na pequena área, logo aos 18 segundos de jogo, o primeiro de portugal. Podia ter sido diferente. Mas não conseguimos dar seguimento á prestação da Geração de Aço do Nelson Oliveira, Roderick, Danilo, Luis Martins, etc. Cabe ao Benfica ajudar os que hoje defenderam as nossas cores na Turquia!
quanto ao resto... Sintam a Mística! Carrega Benfica!
إرسال تعليق