Este tópico é especialmente dedicado aos adeptos que já estão a ver algumas noticias sobre a BenficaTV como se fosse um facto já consumado de sucesso garantido. Cuidado! A aposta que a Administração da SAD do SLBenfica fez, e bem, é de altíssimo risco financeiro e operacional, estando longe de ser um sucesso no curto prazo, o que não quer dizer que não venha a ser.
A mudança do local do estágio
Quando se soube, em cima da hora, que o estágio ia ser no Caixa Futebol Campus ao invés de ser em França, ficaram claros para mim os motivos: O SLBenfica não cedeu os direitos de transmissão dos jogos à Gamasport, que por sua vez ficou sem uma importante fonte de receita (a revenda dos direitos à Sporttv) para suportar os custos do estágio do SLBenfica.
Ora, entre um arranque com um conteúdo apelativo e um estágio fora de Portugal, a Administração da SAD optou, e bem, por garantir os jogos e com isso chamar desde já clientes para a BenficaTV Premium, mesmo que ainda no "formato antigo" (já lá vamos a isto do "formato antigo").
Este é o tipo de decisões que espero de um Administrador da SAD como o Dr. Domingos Soares Oliveira.
As audiências
No entanto, logo de seguida vimos duas consequências de "publicidade à Benfica" que me deixam profundamente irritado, pois escolhemos o caminho do populismo ao invés do profissionalismo.
1. Jogo do SLBenfica visto por 12x mais "televisões" que o jogo do FCPorto na Sporttv. A sério meninos? Querem mesmo comparar a audiência de jogos do SLBenfica (ainda para mais os particulares) com os jogos do FCPorto?
Ao longo do ano, é preciso não esquecer que os jogos do FCPorto têm uma grande audiência, próxima dos do SLBenfica, por dois motivos: a) os estabelecimentos comerciais colocam sempre os jogos das equipas grandes; b) além do ponto anterior, há sempre também adeptos do SLBenfica e SportingCP a querer ver os jogos deles, nem que seja na esperança de os ver perder.
Ora, na pré-epoca isso não acontece. Além de os jogos em si terem um share muito mais baixo que os jogos "a doer", dá-se ainda o facto de só realmente os adeptos dos respectivos clubes é que vêm os jogos da equipa para conhecer as "caras novas". Como se não bastasse, os estabelecimentos comerciais também optam sempre por um jogo do SLBenfica em vez de um do FCPorto, porque tem mais "clientes interessados".
Dito isto, não me parece que possamos extrapolar o sucesso da BenficaTV por este elemento, é um indicador positivo, que vem confirmar a tendência e dar argumentos positivos ao SLBenfica na negociação de publicidade, mas... por enquanto só isso.
Nota sobre esta parte: 5.000 adesões num dia que entupiram as operadoras!? Não me gozem... reduzam lá a bazófia.
Promoção do canal.
Não vou escrever muito sobre isto. O Redmoon já o disse no tópico BenficaTV - Dúvidas que se levantam. Tal como aconteceu com os Redpass, a campanha de lançamento do canal Premium foi... inexistente, para não dizer amadora.
A publicidade à Benfica é ir libertando este tipo de informações sobre os shares e adesões e afins, para que o "povão" vá na onda e adira por contágio e envolvidos no sucesso comunicado. É uma forma... de fazer muito pouco e gastar menos ainda.
Na verdade, uma campanha de pré-lançamento antes do dia 1 de Julho, aliada a uma antecipação do novo formato gráfico e de conteudos da BenficaTV e uma campanha publicitária direccionada aos sócios e outra a estabelecimentos comerciais... teria tido um muitíssimo maior retorno.
Penso que perdemos a oportunidade de primeiro preparar uma campanha de adesão ao canal (tal como aconteceu com a venda dos Redpass). Seria uma coisa simples, direccionada à imprensa escrita, site oficial e para partilha nos blogs:
Bastaria criar uma campanha com envolvimento de personalidades do clube, com promoções e brindes para quem adquirisse até determinada data, como por exemplo assistir em exclusivo a um treino à porta fechada com sessão de autografos privada com todos os elementos do plantel, etc - é apenas uma ideia, mas haverá outras.
Primeiro lançamos as coisas e já depois de todos falarem nelas, aparecemos a querer fazer um push sobre a adesão das pessoas, já depois de muito "ruido" criado. Temos capacidade para muito mais e melhor.
O "formato antigo"
Tal como o Redmoon também já tocou neste ponto, aqueles comentários actualmente dão-me... urticária. Reduzam por favor a taxa de bazófia e parcialidade nos comentários. Eu sei que é o canal do Clube, mas também é o canal que pretendemos divulgar com conteudos diversos, logo para adeptos de outros clubes também, ou seja, amantes do futebol em geral.
Para isso é preciso "alterar o chip" e não passar um jogo a partilhar as coisas bonitas e maravilhosas como se estivessemos no país das maravilhas. A função do comentador ou jornalista não é criticar ou elogiar... é comentar, dar a sua perspectiva e levar aos adeptos um relato fiel dos factos. Isto na questão do relato dos jogos.
Quanto ao resto sobre a questão do formato, conteudos e meios, não me vou alongar mais do que aquilo que já escrevi aqui: O Fim das dúvidas na BenficaTV?
Para terminar, dizer apenas que tenho uma expectativa muito boa sobre a evolução do canal, mas temos que ir passo a passo, sem populismos e trabalhando de forma muitíssimo profissional, porque a concorrência que queremos atacar é muito exigente.
E reforçamos mais uma vez o Aviso: Proibida publicidade a streams da BenficaTV.
Para terminar, dizer apenas que tenho uma expectativa muito boa sobre a evolução do canal, mas temos que ir passo a passo, sem populismos e trabalhando de forma muitíssimo profissional, porque a concorrência que queremos atacar é muito exigente.
E reforçamos mais uma vez o Aviso: Proibida publicidade a streams da BenficaTV.
Post a Comment