Aqui está uma discussão que gosto!

مواضيع مفضلة

الأربعاء، 31 يوليو 2013

Aqui está uma discussão que gosto!

O nosso companheiro Ricardo, do blog Ontem vi-te no Estádio da Luz, lançou o que na sua perspectiva se chama "A Portização do Benfica". Antes de abrir a discussão e dar a minha perspectiva sobre o tema, gostava de destacar algumas frases, que verão adiante que não as destaco necessariamente por concordar com todas:


"Começou no princípio dos anos 90, aumentou exponencialmente no final dessa década e atingiu o apogeu nos 13 anos de Vieira no Benfica: os benfiquistas estão cada vez mais parecidos com os portistas no que concerne à submissão acrítica ao líder e sobretudo à forma como preferem desconversar a encarar de frente actos indignos de quem dirige o clube. Dizem que assim defendem o Benfica" 


"Até 2009, eu era um benfiquista como todos os outros: triste com a situação desportiva do clube (...) Eu era um benfiquista agradecido a Vilarinho e a Vieira por terem recuperado algum do Benfica que estava perdido e quase morto." 

"E então o que foi que mudou em 2009? Mudou a História do Benfica. Perdeu-se a História democrática do Benfica. Vieira foi o autor do crime - não lhe tenho ódio; tenho demasiado amor ao Benfica e à sua História para conseguir aceitar um acto torpe dessa dimensão; a partir dali, para mim era simples: Vieira não merecia ser Presidente do Sport Lisboa e Benfica." 

"Era evidente no próprio dia em que aconteceu esse atentado ao Benfica que aquilo não era um pormenor; aquilo era o princípio dos anos ditatoriais de Vieira. Como um tirano, construiu até 2009 as bases para que a partir dali, já com a lavagem cerebral a uma maioria de adeptos completada, usar o Benfica como quisesse." 

"Nas últimas eleições, achou que os sócios e adeptos nem mereciam ter um debate entre os candidatos - claro, para quê? Ia ganhar de qualquer forma, democracia, discussão, argumentos, ideias, projectos? Não é preciso, a malta vai em força votar e dizer "Carrega, Benfica" e "é preciso é apoiar"." 

"(...) o enriquecimento pessoal do líder. Tudo sob o manto de um Benfica cada vez mais pujante, quase-quase a ganhar coisas. Faltava só um bocadinho. Aquele bocadinho que dá sempre para justificar com factores sobrenaturais, esotéricos, paranormais - este ano foi o minuto 92 (maldito sejas, minuto 92!, se não fosses tu tínhamos ganho tudo); o ano passado foi a arbitragem em Coimbra. No outro foram as primeiras três jornadas e antes do Jesus foi a incompetência dos treinadores - que o Vieira tinha escolhido e queimado mas isso não interessa nada. No fundo, Benfica-Benfica só existe desde 1994 se for para justificar o insucesso desportivo com o Vale e Azevedo e desde 2009 se for para justificar o insucesso desportivo com os árbitros e esse estranho esoterismo do minuto 92. 

Tenho uma novidade para vocês: nasceu em 1904, tem um palmarés invejável em termos mundiais (e, espantem-se, o Vieira não tem nada a ver com isto), sempre se pautou por servir e aproveitar o amor, a solidariedade, o empenho, a dedicação dos seus associados, adeptos e simpatizantes, manteve-se fiel aos seus princípios democráticos enquanto o país era varrido por um cacique beato que até o nosso Hino e a nossa cor quis eliminar do mapa" 

"O Benfica hoje é um clube sem identidade - perdeu a que tinha para entrar numa espiral de equívocos, entre o completo insucesso desportivo e a imitação de procedimentos à Pinto da Costa." 


*******************

E porque trago aqui este texto do Ricardo, que aproveito para saudar como grande benfiquista de coração? Apenas para dizer que discordo em absoluto? Para reforçar e concordar totalmente? Nem uma coisa, nem outra...

Trago-o para me rever no conceito de "portização" do SLBenfica onde o líder parece acima de qualquer circunstância, mas para me distanciar e pedir ao Ricardo que reconsidere a forma e percepção odiosa sobre o dito lider. Ou seja...

... Este texto do Ricardo é um excelente exemplo de como Luis Filipe Vieira é apanhado no meio de um turbilhão de coisas bem intencionadas... mas muito mal feitas!

Já aqui falei na política de "dividir para reinar" que Luis Filipe Vieira cometeu o erro de impor no SLBenfica, dividindo os benfiquistas e levando ao que hoje o Ricardo (e eu já aqui também escrevi sobre isso) chama de "submissão acrítica ao líder" que leva a que os benfiquistas se insultem, humilhem, agridam até... em defesa ou ataque (dependendo do "lado") ao Presidente do SLBenfica. Curiosamente, não em defesa ou ataque ao SLBenfica, mas porque essa paixão pelo SLBenfica está hoje confundida com o apoio ou crítica à forma como Luis Filipe Vieira lidera o Clube.

Esse foi, na minha perspectiva, o "pecado capital" de Luis Filipe Vieira que, ao contrário do Ricardo, não entendo que tenha sido uma "estratégia", mas uma consequência da sua obstinação absurda em "acertar contas" com o outrora amigo Pinto da Costa - essa "fixação" tornou-se mais importante que o SLBenfica e agora que de há um ou dois anos para cá o Presidente percebeu que não vale a pena viver assim... é tarde demais e não tem quem o ajude a mudar esta percepção.

Dito isto, importa clarificar que disse várias vezes, e mantenho, que não conheço nenhum benfiquista, neste momento, com melhor perfil para liderar o SLBenfica do que Luis Filipe Vieira. O que não quer dizer que entenda que o faz da melhor maneira. Já aqui tenho escrito sobre imensas formas e áreas que deveria mudar.

Porém, em 2009 com medo que os resultados desportivos colocassem em causa uma vitória eleitoral... Luis Filipe Vieira ao invés de encher o peito e justificar porque deve ser o líder, escolheu evitar o confronto e optou pelo caminho de menosprezo dos adversários. Isso resultaria com resultados desportivos... sem eles é uma questão de tempo até se virar contra ele. E é o que começa, lentamente a acontecer.

Ora, mais uma vez, discordo do Ricardo quando diz que foi uma estratégia! Novamente penso que está a ser dado um sentido que não teve e mais ainda, penso que Luis Filipe Vieira, infelizmente, não está rodeado de gente assim tão boa para que este tipo de questões sejam premeditadas. Antes pelo contrário, a impreparação da "máquina" que deveria apoiar o Presidente nas suas decisões, leva a que ele acabe por decidir, em grande parte das vezes, em reacção ao invés da deseja iniciativa e proactividade.

Vou "passar à frente" a parte dos adjectivos que nesse texto são apontados ao Presidente. Não me parecem adequados e em 8 anos de blogsfera e outros de opinião activa, nunca fui partidário desse tipo de caminho.

Luis Filipe Vieira sente o SLBenfica? Acredito que sim, mas deixa-se enredar naquele protocolo e no distanciamento, que alguns consideram necessário para tomar decisões, que coloca de parte a paixão e leva alguns a ver o benfiquismo como uma razão. Diz que sabe que só estando "lá dentro" se percebe porque tem que ser assim. Pois, nunca estive "lá dentro", não quero estar, nem conheço quem esteja... mas tenho forte resistência em considerar esse o único caminho.

Portanto, depois do pecado capital de "Dividir para Reinar" que apontei acima, seguiu-se então este pecado de "fuga para a frente" nas eleições. Nunca perdoarei ao Presidente essas eleições onde, pela primeira vez, votei em branco (em protesto), como jamais perdoarei que nessas, como nas do ano passado, não tenha sido feito um debate, que o Presidente pouco ou nada tenha apresentado de projecto de mandato.

Logo depois, para evitar novos sustos, deu-se a mudança dos estatutos, como refere o texto.

Quanto a esta mudança, perdoem-me o vernáculo, mas "vão todos à merda" mais a este assunto! Foram mais de 10 os tópicos que escrevi a mobilizar para as AG!!!! Os estatutos não foram mudados pelo Presidente. Houve pelo menos duas AG onde estive presente para votar e propor alterações. Pouco concorridas, das menos concorridas que já vi... interessava a muito poucos este tema e agora, depois de tudo alterado, vêm dizer que foi um "golpe"? Então e onde estavam todos enquanto se "golpeava" nas AG de forma democrática? Engraçada a analogia que muitos fazem do Vieira e do Chavez... pois, também esse era um alegado ditador, mas que ganhava eleições livres! Enfim... sobre este assunto, não me merece qualquer comentário e sim, aqui faço a defesa do Presidente e não do SLBenfica, porque merece justiça!!!!

Chegamos aos dias de hoje, então, com um facto que é referido e que, sinceramente, não percebo a sua adequação. Luis Filipe Vieira está cada vez mais rico. Certo! E então? Mas alguém no seu perfeito juizo acredita que alguém na posição de Presidente do SLBenfica não tem acesso aos mais influentes sectores da sociedade e economia nacional, e com isso dinamizar também o seu percurso empresarial e profissional! Eh pah, deixemo-nos de romantismos...

Como disse antes, não estou a fazer, nem quero fazer, a defesa do Presidente (desculpem-me mas o respeito pelo cargo leva-me a que escreva sempre em maiúscula). Por outro lado também não quero fazer a crítica naquilo que não entendo fazer sentido.

No entanto, o SLBenfica de hoje sofre efectivamente de uma tremenda extremização dos comportamentos. Só há benfiquistas (os que apoiam) e os abutres infiltrados (os que criticam), visto de uma perspectiva. Ou visto da outra, só há os seguidistas ou vieiristas (os "acriticos") e os que querem um Benfica de volta aos valores do passado (os inconformados com a falta de resultados). Razão? Não tem nenhum deles... têm todos! Enfim...

A liderança do SLBenfica tem, por isso, um elevado défice de humildade e incentivo à unicidade que caracterizam a história do Clube. É importante que se saiba, e nesse aspecto o Ricardo tem toda a razão, que a história do SLBenfica começou a ser escrita em 1904 (quem não a sabe que veja o Museu) e aquilo que notabiliza o SLBenfica pouco ou nada aconteceu depois do início da década de 90. Quem está actualmente no SLBenfica conquistou dois campeonatos em 13 anos... mas nos 96 anos anteriores haviam já sido conquistados outros 30 campeonatos, 23 taças de Portugal, 2 taças dos campeões europeus, etc. etc. etc.

Certo e seguro é que se o Presidente continuar nesta linha de liderança, só tem duas escapatórias:

1. Manter a postura de liderança, mas ganhar titulos de forma consistente, assim como aquele Presidente que muitos (estupida e ingratamente) desprezaram. O SLBenfica tem que ser capaz de ganhar mais títulos do que aqueles que perde no futebol.

Neste caminho, Luis Filipe Vieira terá nos resultados a legitimidade que a norte Pinto da Costa tem para uma presidência cheia de processos duvidosos e, seguramente, pouco orientada à historia e valores do Clube.

2. Mudar drasticamente a postura de liderança, a política e conceitos de comunicação, investir na aproximação aos sócios, sem que seja por via de discursos moralistas ou obras de betão, ser mais capaz de incorporar os benfiquistas, a visão de diferentes perspectivas, o aproveitamento do que de melhor tem o benfiquismo e a paixão em benefício do Clube.

Neste caminho, é preciso possivelmente mudar muito a estrutura da SAD e do Clube, ou pelo menos mudar os conceitos e e a forma como alguns acreditam que contribuem e influenciam a sua liderança. Aqui fica menos exposto aos títulos.

Se não acontecer um dos caminhos acima e conhecendo a realidade corrupta e suja do futebol nacional, acredito que o SLBenfica continuará a ganhar pouco e a margem de manobra fica cada vez mais curta até ao dia em que acontecerá uma efectiva "revolta generalizada" contra o líder.

Eu, se pudesse opinar sobre este tema, optaria claramente por preparar o SLBenfica para vencer (caminho 2.) ao invés de preparar o Presidente para ser um vencedor (caminho 1.). Mas isso sou eu... pois se o SLBenfica vencer, vencem todos os que lá estão... se o Presidente vencer, o SLBenfica só vence por consequência e num período limitado no tempo.

Se, por outra via, o Presidente acabar por ser vitima da sua própria liderança, acabará por sair de um lugar onde poderia ficar e, dentro do que conheço da realidade à data de hoje, deveria ficar para o bem do SLBenfica. Uma coisa é certa, da forma como está hoje... não vai correr bem!

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف