O PASSADO, O PRESENTE E O QUE NOS PODE RESERVAR O FUTURO!
Ora vamos lá ao segundo post, sobre os sectores do Benfica. Falemos agora da Defesa! costuma-se dizer que uma boa equipa se constrói de trás para a frente, assente numa defesa rotinada, forte, que saiba catapultar a equipa para a frente! Concordo que uma equipa sem uma boa defesa, não vai longe. Para mim, o mais importante é o meio campo, pois é um sector que precisa de defender, precisa atacar, e tem de saber marcar o ritmo da partida, acelerando ou contemporizando consoante os adversários e as contingências dos jogos. No entanto, uma defesa forte, dá sempre aquela confiança extra á equipa: "a bola passou? A malta lá de trás já a recupera!" Esta confiança nos colegas mais recuados é essencial!
segunda parte: 2) A DEFESA
Julgo que será unânime afirmar que as ultimas grandes referências na nossa defesa foram: Aldair, Mozer e Ricardo Gomes. Especialmente este último, que era um verdadeiro senhor em campo. Não havia situação de jogo que não controlasse, não era surpreendido por ninguém, e só era ultrapassado em velocidade já na parte final da sua carreira, após o seu "comeback" do Paris Saint Germain. Foram jogadores que marcaram a defesa do glorioso, e nos davam toda a confiança necessária.
Mais recentemente, e falando dos jogadores que já abandonaram o clube, podemos referir que para mim, apenas mais 3 jogadores subiram a um patamar semelhante, mas ainda a alguma distância. David Luiz e Fábio Coentrão. Consenso geral ou não, e até pelas vendas milionárias que representaram, qualitativamente e historicamente estão no degrau mais elevado. Ainda esperamos que possam regressar ao nosso clube, desde que em boas condições, não apenas para a reforma. O outro a que me referia, era para mim o melhor destes 3: Carlos Gamarra! Nunca após Ricardo Gomes, tinha visto tanta classe em campo. O homem era rápido, não fazia faltas, não havia cartões, antecipava-se, jogo aéreo eram favas contadas, e ainda saía com a bola controlada. Que grande defesa tivemos nós... apenas por uns meses, já que as faladas debilidades financeiras da altura nos levaram este jogador de classe mundial.
Depois deste" trio", vou aqui destacar os seguintes defesas: Hélder Cristovao; Abel Xavier; Dimas; Miguel; Ricardo Rocha; Léo;
Fazem parte daquele patamar: Razoáveis acima da média. Hélder vindo do Estoril, cedo demonstrou poder físico, velocidade, vontade e profissionalismo. Pegou de estaca, e na seleção também deixou a sua marca. Abel Xavier, teve um grande contra. Exigiram demasiado dele, demasiado cedo. Psicologicamente não estava preparado para aguentar toda a instabilidade do clube, e toda a cobrança dos sócios, que inexplicavelmente se viraram contra ele. Mais tarde, até pela sua carreira, mostrou ser razoável acima da média, e não medíocre como muita gente acha. Este Abel, nos dias de hoje e no Benfica actual, teria sido um caso sério de sucesso. Mas isto sou eu a falar! Dimas marcou pela sobriedade, pela eficiência. a própria seleção não dispensou este jogador que cumpria o que tinha de cumprir. A Juventus foi um merecido prémio! Miguel, a maneira como saíste do clube, só me apetece mandar-te a um certo sítio, mas se as histórias e os contornos que envolveram esse episódio forem verdadeiros, a culpa não foi tua. No entanto, foste o primeiro lateral moderno do Benfas, e a luz era unânime: está aqui um belo lateral direito. Ricardo Rocha fez uma bela carreira na luz. vindo do Braga, não se escondeu, e Trapatoni bem pode agradecer a Simão e a este defesa, que fez uma época tremenda. Léo, dos melhores laterais que tivemos, mas como no melhor pano cai a nódoa, tivemos um treinador que gostava deles grandes, altos e espadaúdos, e decidiu encostá-lo.
Bermudez, Tahar, Scott Minto, Ronaldo, Argel, Armando Sá, João Manuel Pinto, Fyssas, Anderson, Cesar Peixoto, Nelson, Marchena, William; Todos jogadores que muito se esperava, e por esta ou aquela razão, não confirmaram as expectativas. O melhor: Scott Minto. Bela surpresa este defesa inglês, sem deslumbrar, cumpria. Mais épocas por cá, e quem sabe, estava no grupo de cima. Argel, sobretudo por ter vindo do Dragay, e ter partido os computadores da torre das Antas quando se veio embora! Maluco q.b. ao menos não deixava os colegas dormir em campo! Bermudez era o melhor defesa sul americano, mas não se adaptou ao futebol europeu... Marchena tinha pinta, mas nunca se identificou com o clube, e Nelson fez uma época inteira a jogar em grande nível a lateral direito, até rasgar. Nunca mais foi o mesmo. E por aí fora...
Das misérias, vou aqui referir alguns nomes, que nem merecem ser destacados a negrito: king, Jorge Soares, Steve Harkness, Gary Charles, Samuel Okunowo, Rojas, Pesaresi, Alcides, Miguelito, Zoro, Luis Filipe, Edcarlos, Sepsi, Emerson, Capdevila, Luisinho, Paulo Pereira... (ja chega...). Pronto, vou só destacar um: King! WTF?? Emprestado pelo farense... foi quando batemos no fundo... Rojas, ao menos dava tudo o que tinha em campo. Não podemos apontar-lhe nada, pois dava tudo o que tinha! Não tinha era talento... Capdevila, tinho sido interessante há 10 anos atrás, os "bifes"... era deitá-los fora, estavam claramente passados de prazo!
Agora, os jogadores que "aproveitámos" das camadas jovens: Verissimo, semelhanças com Pepe Guardiola dizia-se, mas apenas físicas. Nunca conseguiu passar do futebol jovem para o profissional, nunca conseguiu ser o exemplo que era enquanto junior. Paulo Madeira, bem que se tentou, bem que se forçou, com cabelo, sem cabelo, com rastas, com rabo de cavalo, não jogava nada. Era mediano quando jogava bem... e deu uns pregos valentes, que lhe fecharam de vez o caixão na luz. kenedy, só melhorou depois de sair do Benfica, mostrando quão frágil psicologicamente era. Abel silva, de campeão de Riade, a titular do Glorioso, parecia estar tudo preparado. Ainda hoje não sei o que se passou, e julgo que ele também não... Pedro Henriques, este é que tinha qualidade para ter tido outra história. Mas vou aqui "culpar" o plantel da altura, que falhou em absorver este lateral esquerdo e o tomou por corpo estranho. Bruno Bastos, Sousa, Diogo Luís, para estes não dava para mais, e provou-se fora do Benfica. José Soares, o que fez de melhor foi o chapadão que deu ao Jardel quando rodava no campomaiorense, Jorge Ribeiro, é irmão do Maniche e isso diz tudo! , Miguel Vítor, para mim, o problema dele foi só um: as lesões! Não me entendam mal, não era um virtuoso para se assumir patrão, mas tinha fibra, raça. Pena que se lesionava sempre nas alturas piores, e era sempre para a próxima... Está de saída da Luz, vamos a ver para onde, e como vai correr a nova época! E dos outros... nem vale a pena falar, não tiveram impacto.
Agora, falemos do Presente e Futuro: Garay era importante manter. Forma com Luisão das melhores duplas de sempre na luz, e complementa com classe o nosso capitão. Este não está a ir para novo, mas o Girafa já deixou a sua marca no clube. Já há muito que não tínhamos ninguém tantas épocas no clube. Jardel capaz do melhor e do pior, para mim apenas 3a ou 4a opção. Maxi Pereiraum verdadeiro guerreiro. Mas para mim, a ficar sem pernas, sem o fôlego de outros tempos. Tem sido espremido ao limite, e acho que já se nota o desgaste. André Almeida é para mim, o próximo António Veloso. Joga na esquerda e na direita, quer agarrar o lugar, e acho que começa a mostrar peito para a função. Fiquei agradavelmente surpreendido pela sua evolução. Melgarejo não pode ter deixado de prestar assim de repente! Para Jesus era um excelente lateral, e de repente, já o André Almeida lhe fazia o lugar. Falta de convicção de JJ ou acabou-se a gasolina antes do tempo... Precisa de jogar, talvez rodando noutra equipa.
Agora, gostava de saber se: Lionel Carole vai fazer parte dos planos. Ele é bom lateral, para mim melhor que o Melgarejo. Era trocá-los no plantel. Luís Martins, pode ter muito Benfiquismo, mas falta provar que tem também qualidade. Sidney (e vou aqui deixar isto tudo em polvorosa), é para mim dos melhores defesas do Benfica. Rápido, forte, antecipação, sobe com a bola, mas o grande problema é que foi já queimado na luz. O que se fez ao Abel Xavier, tenta-se fazer ao Sidnei. Este é bom jogador, está é desmotivado e sem fé nele próprio. Para mim, se Garay sair, era ele que entrava no 11. Roderick, fraquinho fraquinho! Não gosto, não quero, não pode estar cá!! João Cancelo, Fábio Cardoso: Acho que podem vir a ser muito bons jogadores. Para mim, era mais uma época na Equipa B, e Taça da Liga com eles.
Quanto a contratações, já hoje aqui anunciado o Steven Vitória, excelente contratação, mas para as rotinas do Luisão. Fica a faltar mais um central (caso o Garay saia) e um lateral esquerdo. Mais uma vez, para deixar aqui tudo aos saltos, apostaria na contratação de Pepe, do Real, e no empréstimo de Fabio Coentrão. Pepe, encaixaria como uma luva neste Benfica. Fim de ciclo no Real, só tem contra o facto de ser... o Pepe. Pela história, pelos clubes onde passou, tem pouca margem para agradar, mas a mim, dá-me todas as garantias em entrega, em empenho e classe, porque vamos lá a admitir, é o único a suar na Seleção Nacional! O puto das caxinas, era apostar ao máximo: voltar a valorizar o jogador ao Real, para o deixarem vir, e valorizar a nossa defesa, enquanto o Melga ou outra opção é preparada para a próxima época! Quanto a ordenados, julgo não haver problema: Garay por Pepe, deve ficar ela por ela, e o Fabio, fica metade a cargo do Real, porque eles podem! ehehehhe
Por isso, e após o primeiro Post onde não iria ás compras para a baliza, aqui ficam as contratações até ao momento por mim sugeridas: PEPE e FABIO COENTRÃO!
Quanto ao resto... Carrega Benfica! Sintam a Mística!
إرسال تعليق