Como fui eu e não o blog que lhe respondeu, vou falar em nome pessoal. No meu entender o papel de cada um na vida do SLBenfica não pode ser feito de trincheiras.
Entendo os argumentos que o levam a justificar a ausência do local onde realmente se discute o SLBenfica. Nem sequer é nos blogs ou redes sociais. Aí mais não deve ser do que partilha de opiniões, pois a discussão que faz crescer o SLBenfica... é feitas nas assembleias.
Seja como for, quem acompanha este blog desde que o fundei há 5 anos, sabe que tento reger a minha vida por um lema: "Não se aceitam ideias de quem saiba mais, mas sim de quem tenha feito melhor".
Quem tem a ambição, perfeitamente legítima diga-se, de um dia ser Presidente do SLBenfica, não o pode ser com acções pontuais ou iniciativas avulsas. Eu não sou dos que entende que "Depois de Vieira mais nada", e isso tem uma explicação... sempre houve Benfica antes de Vieira e sempre houve Benfica depois de Cosme Damião. Isto para dizer que não critico quem acredite ser capaz de fazer melhor e ter a ambição de ser Presidente do SLBenfica. Até dentro da estrutura actual há pelo menos três com essa ambição, porque não há-de o Bruno Carvalho a ter?
No entanto, depois de 12 anos de "trabalho" do Presidente Vieira, concordemos ou não com a sua gestão, a realidade é que atingimos um ponto de estabilidade corrente - e não quero com isto dizer que a mesma foi atingida no nível adequado. Ora, tudo isso torna qualquer transformação muito complicada, especialmente num país onde o grau de formação é tão baixo e as pessoas se consideram cultas porque lêem o Correio da Manhã, vêem a TVI e lêem A Bola.
Posto isto, entendo que há dois caminhos que devem ser seguidos ao invés de andar "aos tiros para o ar".
1. Constituir uma equipa de trabalho, não necessariamente uma futura equipa de gestão, de benfiquistas que estejam disponíveis para "mostrar como se faz" e por isso ao serviço do SLBenfica.
Ou seja, é fácil dizer que a forma como são lidados determinados "dossiers" é errada... mais dificil é dizer como deveria ser feito... e mais dificil ainda é propor aos actuais dirigentes do SLBenfica essa mesma forma.
Quero com isto dizer que se há formas de melhorar o SLBenfica, porque não começar por apresentar essas ideias, de forma devidamente estruturada, aos orgãos sociais eleitos pelos sócios do SLBenfica?
Depois, se a Direcção não quiser seguir esse caminho, será da responsabilidade da mesma julgar os motivos pelos quais despreza a ajuda de um grupo de sócios que entende que dispõe de soluções melhores que as actuais. Se despreza por "avareza" serão julgados por isso, se despreza por incapacidade das propostas, serão os proponentes a ter que repensar a sua atitude.
Agora, dizer que a actual direcção tem "agendas escondidas", que são incompetentes ou pouco sérios... e não sermos os primeiros a disponibilizar-se para ajudar a fazer melhor... parece-me um mau principio. O que é afinal importante? A decisão/estratégia ser de A ou de B... ou ser em prol do SLBenfica?
2. Apostar não na crítica como um fim, mas apenas como um meio para estruturar a construção de soluções que sejam partilhadas com os benfiquistas de forma unilateral - caso o que sugeri no ponto anterior seja recusado pela Direcção.
Nesta linha, o blog NGB está ao inteiro dispor para o convidar a apresentar essas propostas no nosso blog directamente. As propostas, não as criticas e/ou divergências.
Quer isto dizer, teremos todo o gosto em que o Bruno de Carvalho escreva no blog Novo Geração Benfica sempre que entender que tem propostas válidas para apresentar ao sócios do SLBenfica, sendo que lhe deixo a minha sugestão de que as mesmas deveriam sempre ser colocadas primeiro ao dispor e consideração da Direcção do SLBenfica.
Pode até dizer que lhe estou a recomendar algo que nós não fazemos... mas na verdade há um factor fundamental que nos diferencia: Nenhum dos bloggers do NGB tem a ambição de ser Presidente do SLBenfica, porventura nem nos consideramos com capacidade para tal. Nenhum de nós quer sequer que as nossas opiniões sejam avaliadas por quem somos, mas sim pelo conteúdo das mesmas, incentivarmos o anonimato. Contudo, se algum dia o SLBenfica entender que, mantendo os pressupostos que descrevo (atenção que esta questão dos pressupostos é fundamental!), poderemos ser úteis ao Clube, jamais recusaremos ser parte da solução. Nunca seremos "convertidos" de bloggers/benfiquistas dedicados e com opinião, a funcionários que se juntam ao rol como já outros o fizeram.
Por outro lado, também pode considerar que este desafio será demasiado romântico, considerando que com a actual Direcção, depois do que o Bruno Carvalho passou, será impossível essa colaboração. Eu prefiro ver isso como uma oportunidade de realmente se efectivar uma relação cordial, do que uma dificuldade de contribuir para a evolução/crescimento do SLBenfica.
Por outro lado, também pode considerar que este desafio será demasiado romântico, considerando que com a actual Direcção, depois do que o Bruno Carvalho passou, será impossível essa colaboração. Eu prefiro ver isso como uma oportunidade de realmente se efectivar uma relação cordial, do que uma dificuldade de contribuir para a evolução/crescimento do SLBenfica.
Um futuro Presidente do SLBenfica, não tem necessariamente que representar uma fractura com o passado (ou neste caso, com o presente). Um futuro sucessor de Luis Filipe Vieira poderá perfeitamente ser isso mesmo... um sucessor e não um salvador.
Dos discursos de "agarrem-me senão o Benfica assim morre" penso que já tivémos o suficiente. O caminho tem que ser outro...
Pior que não conseguir, será porventura nunca ter tentado.
إرسال تعليق