Vamos a votos e decisões!

مواضيع مفضلة

الجمعة، 17 مايو 2013

Vamos a votos e decisões!

Já todos vimos o episódio do "agarrem-me senão vou-me embora" do Jorge Jesus em Amesterdão, naquele registo do Presidente "se não atingir os 300.000 sócios vou-me embora porque não confiam no meu projecto".

Enfim, estas "novelas mexicanas" eu dispenso bem. Os lideres não precisam de criar "ondas de apoio" e, seguramente, não precisam de ouvir o mundo inteiro a chamar por eles para estarem bem onde estão.

Eu já aqui dei a minha opinião: JESUS É PARA FICAR!

Não que considere que o depois de Jesus é o caus, ou que entenda que só com Jesus é possível ganhar! Bom... na verdade, com Jesus não tem sido muito possível ganhar, mas adiante.

Na verdade, Jorge Jesus cumpriu a promessa que nos deixou quando chegou: Com ele o SLBenfica ia jogar o dobro. Em boa verdade, não disse que ia ganhar o dobro, mas seja como for, eu prefiro sair de uma final da Liga Europa sem titulo mas com o respeito de todos, com tudo o que isso representa até para quando queremos trazer jogadores para o Clube... prefiro isso do que não chegar lá. Mas em boa verdade, também aceitaria "fazer o papel" do Chelsea - ter jogado menos, mas ganho!

Bom, mas adiante. O que vos desafio hoje é pensarem e comentarem sobre algumas hipoteses, que - com honestidade - considero qualquer uma delas possível, ainda que só deseje uma e já afirmei qual é. Então:

- Jorge Jesus FICA no SLBenfica!

Neste cenário penso que há muito trabalho para fazer para não continuarmos a falhar nos momentos críticos. Jorge Jesus, por mérito seu, mas também do Presidente, já não está no SLBenfica de há quatro anos, sem jogadores de qualidade, sem cultura de exigência, sem estabilidade, sem estratégia... 

Jorge Jesus como um "one man show", é o homem certo para o SLBenfica de há quatro anos, o homem que vem de baixo e vem fazer muito com pouco. 

Mas, como disse, o actual Benfica cresceu (também com mérito dele), fez crescer jogadores e viu passar jogadores de dimensão e qualidade, que tem agora hábitos de vitoria... 

Neste nosso actual Benfica, Jorge Jesus a lutar sozinho e com esta estrutura deficitária e pouco competente, não chega... e falhará sempre nos momentos críticos. 

Para manter "este Jesus", neste Benfica... É preciso despedir Carraça e lá meter alguém que fale futebolês e tenha poder na SAD: Rui Costa... mas COM PODER (será capaz, Presidente) e a efectivamente liderar a SAD. Teria, depois, de ter um "braço direito" jovem e com vontade de inovar e crescer, porém com passado no futebol - "um João Vieira Pinto" por exemplo. 

Jesus teria que aceitar a estrutura e a estrutura aceitar o espaço de Jesus - difícil de ambas as partes, mas o sucesso tem um preço e já evidente que a "formula" actual não resulta.

Depois, claro, importantíssimo para o sucesso de Jorge Jesus seria a renovação integral da Comunicação do SLBenfica onde Moniz pode dar um claríssimo impulso. Também a importância de DSO teria que ser drasticamente reduzida, o que não significaria a sua saída ou sequer menosprezo, simplesmente menos poder.

- Jorge Jesus SAI do SLBenfica!
É importante que todos percebam que há uma possibilidade de isto acontecer até ao dia do preto no branco! E a acontecer, pode até ser para o nosso rival FCPorto. Eu já aqui afirmei várias vezes sobre esse tema que um treinador que lhe passa essa hipótese pela cabeça (trocar o SLBenfica pelo FCPorto), é um funcionário que está a mais no nosso clube, tenha ele a capacidade/competência que tiver.

Reitero que, apesar de desejar a sua permanência, se este aparecesse anunciado para o FCPorto, eu estaria longe de ficar deprimido ou considerar que isso daria ao FCPorto um passo em frente perante o SLBenfica.

Ficaria sim claro que o Jorge Jesus não seria o Homem que eu quis acreditar que ele seria, mesmo depois das suas demonstrações publicas de simpatia para com alguém que só quer mal ao SLBenfica: Pinto da Costa.

Assim sendo, eu não vejo outro cenário para JJ em caso de saída que não seja o FCPorto. A ambição dele a isso impõe. Mas como que me interessa é o SLBenfica, volta a impactar sobre duas escolhas minhas para esse cenário:

- Se o SLBenfica insistir em manter aquela estrutura que contribuiu para a "bazófia" que nos afastou de já estarmos campeões, a minha aposta seria alguém que conseguisse lutar sozinho por resultados, ou seja, alguém que não poderia contar com ninguém para vencer. A aposta nesse caso seria: RUI VITÓRIA, sem dúvidas.

- Se o SLBenfica, finalmente, apostasse em transformar o futebol do SLBenfica, numa estrutura altamente profissionalizada, competente, dedicada, apaixonada pelos resultados e pelo Clube, inconformada, fria, calculista, etc... nesse caso optaria por um treinador estrangeiro: Frank De Boer, pela relevância da dimensão europeia que não seria possível obter no curto prazo com Rui Vitória, mas que se seguramente o treinador português viria a entregar no médio prazo.

Seja como for, com todos os defeitos e virtudes de JJ, espero e desejo que fique, que aprenda com os erros que lhe têm retirado a glória nos momentos decisivos e que o SLBenfica contribua para essa melhoria, com a Direcção, especialmente o Presidente, também ele a aprender com os erros.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف