"Luís Filipe Vieira prometeu a Jorge Jesus formar uma grande equipa para atacar campeonato e Liga dos Campeões na próxima época. O CM sabe que jogar a final da principal prova da UEFA, que se vai disputar no Estádio da Luz, é o grande sonho do líder dos encarnados, que se comprometeu com o técnico a envidar todos os esforços para que tal aconteça.
Apesar do fracasso na luta pelo título e também da derrota frente ao Chelsea (1-2), na final da Liga Europa, esta temporada, Vieira reiterou ao treinador a sua convicção de que o plantel poderá lutar por esses objetivos se for retocado.
Jorge Jesus, sabe o Correio da Manhã, comungou da mesma opinião do presidente do clube e foi com esses dois objetivos em mente que começaram a preparar a próxima época.
Vieira prometeu também tentar segurar a maioria das estrelas (Gaitán, Matic, Cardozo, e Garay) e dar atenção às lacunas da equipa. Contratar dois laterais (direito e esquerdo) e um médio-defensivo que seja alternativa a Matic ou o possa libertar para missões mais ofensivas é outra prioridade. Técnico e presidente convergiram em que o plantel terá de ser mais homogéneo do que o desta época, para evitar o desgaste evidenciado na ponta final. A falta de soluções no banco, na fase mais crítica da temporada, foi tema de diálogo entre ambos. O centro da defesa já foi reforçado com o sérvio Mitrovic, enquanto Sulejmani, Markovic e Rojas vêm preencher as alas, e Djuricic é considerado o substituto ideal para Pablo Aimar no meio-campo." - In CM.
Mais uma época a chegar ao fim, com os resultados comuns aos mandatos de Luis Filipe Vieira e começam a aparecer as promessas do costume para a temporada seguinte.
'Ninguém nos pára', 'os outros têm medo do que estamos a fazer' e outras frases feitas que são servidas como prato requentado ano após ano desde a chegada de Luis Filipe Vieira ao clube.
Em ano de final da Champions no Estádio da Luz, é natural que os adeptos do Benfica sonhem com a presença do clube nesse momento tão especial. Daí até às promessas é um pulo.
A imprensa portuguesa tem sido conivente, na sua maioria, com o branqueamento da corrupção desportiva em Portugal. Em grande medida, não são favoráveis ao SL Benfica.
Mas quando se trata de Luis Filipe Vieira, a coisa muda de figura.
São os elogios à gestão, à sua capacidade negocial e o passar da mensagem de que tudo está no bom caminho, como sempre.
Nos últimos dias a polémica acerca da transferência de Carlos Eduardo tomou conta da discussão. Estaria o Benfica realmente interessado? Será que o FC Porto realmente venceu o Benfica em cima da meta da contratação?
De acordo com os jornais, o Benfica perdeu essa corrida.
O pior é quando se diz que foi Vieira a ser derrotado mais uma vez pelo antigo amigo Pinto da Costa.
O Benfica perder, dentro e fora do campo, é pouco importante porque estamos no bom caminho, é o que se diz e repete até à exaustão.
Mas se a cara da derrota for Luis Filipe Vieira, os cruzados do Vieirismo levantam-se porque é impossível Vieira perder seja o que for. A sua gestão e decisões são marcadas pelo sucesso.
Tem é azar, como Jorge Jesus. Ambos são os melhores, mas têm muito, muito azar.
Infelizmente para o Benfica e para alguns que se tornaram adeptos do Sport Lisboa e Vieira, Luis Filipe Vieira continua a coleccionar derrotas dentro e fora de campo com o FC Porto, clube de que foi sócio até 2009.
Muitas delas com auto-golos incríveis como o apoio reiterado a Fernando Gomes(quantos campeonatos ganhamos desde então?), a introdução e manutenção de vários portistas na estrutura profissional do Benfica, e a sua insistência em dirigir o futebol do Benfica, desporto do qual não gosta e para o qual não tem disponibilidade para acompanhar dia a dia, como não tem disponibilidade para acompanhar as modalidades com a sua presença assídua nos pavilhões, seja na Luz ou fora.
Quando o líder máximo acompanha o jogo do título no balneário, em vez de dar a cara e demonstrar aos atletas e equipa técnica que nada teme, isso é um tiro...na sua própria capacidade de liderança.
Até o Vale e Azevedo acompanhou um jogo nas Antas entre os adeptos, dizia-me um benfiquista à dias.
O súbito aparecimento de Rui Costa na praça pública nestes últimos dias juntamente com as frases de que continua a ter um papel vital em todas as decisões do futebol, é mais uma estratégia de marketing nestes dias recentes em que perdemos para o FC Porto os títulos de futebol, hóquei em patins e andebol.
Quando lhe convém, Vieira cola Rui Costa à sua gestão, parecendo desconhecer que a reputação de Rui Costa junto dos adeptos já conheceu melhores dias, em grande parte por ter aceite ficar numa prateleira dourada.
Lamento que o Sport Lisboa e Benfica esteja mais centrado em proteger o seu presidente que o clube.
Mais uma temporada que se avizinha, e pede-se a Luis Filipe Vieira que mude este paradigma.
A sua receita para o Benfica produziu alguns resultados positivos, mas é insuficiente.
Tenha coragem para tomar decisões, mesmo que algumas delas sejam difíceis.
Paulo Gonçalves, António Carraça, Jorge Gomes ou Luis Lemos são nomes a riscar do Benfica.
Mas por si só isso não chega.
Ouça os benfiquistas. Como este aqui. Não aqueles que lhe fazem cócegas nos ouvidos ou os 'yes-man' que o rodeiam.
Na blogoesfera benfiquista, por exemplo, tem dezenas de blogues que procuram dar o seu modesto mas sério contributo.
Não queremos um Sport Lisboa e Vieira mas o nosso Sport Lisboa e Benfica.
Nota: Ver benfiquistas que tanto criticam os portistas pelo seu apoio cego a Pinto da Costa fazerem o mesmo seja com quem fôr é preocupante. Muito preocupante.
إرسال تعليق