Discordo em absoluto do Vermelhusco. Jorge Jesus não quer ficar!!!
Jorge Jesus conhece o SLBenfica e conhece muito bem Luis Filipe Vieira. Depois das duas derrotas deste ano e dos sucessivos falhanços nos jogos com o FCPorto, Jorge Jesus sabe que para muitos benfiquistas a sua margem de manobra está muito reduzida.
Sabe perfeitamente Jorge Jesus que se falhar novamente, passará do homem que nos pôs a jogar o dobro, como prometera, para o homem que não nos faz ganhar.
E sabe, com isso, que quando essa pressão aumentar, Luis Filipe Vieira não hesitará deixa-lo cair, apesar destas declarações de amor eterno de que Jorge Jesus é o seu treinador. Se é, porque esperou até esta fase para lhe renovar o contrato e não o fez há seis meses depois de reeleito?
Luis Filipe Vieira está pessimamente mal rodeado. Gente incompetente, que gosta de protagonismo e de feiras de vaidades, de bazofia e de ter voz... Enfim, amadores num "mundo" que exige cada vez mais profissionalismo e competência.
Mas obviamente que o Presidente sabe disso. Ele próprio, no seu estilo, gosta desta postura de "dividir para reinar", metendo todos a chocar, para no final aparecer como o grande decisor. Pura ilusão.
Uma gestão desta forma é uma total ausência de estratégia e planeamento de longo prazo. Desta forma, Luis Filipe Vieira anda ao sabor dos momentos e de... Do grandes "acontecimentos" que dão projecção mediática, como as vendas de jogadores.
Jorge Jesus sabe tudo isto!
E Luis Filipe Vieira sabe que só Jorge Jesus sabe trabalhar e ter resultados neste caos imposto por este tipo de gestão, onde apenas um parece realmente ter um papel de líder e um caminho definido (não necessariamente o melhor), chama-se Domingos Soares Oliveira.
... Só que Pinto da Costa também sabe tudo isto, como sabe que a melhor forma de entrar no ultimo mandato é precisamente, roubando o "treinador do Vieira". Depois da declaração de fidelidade feita por Luis Filipe Vieira, nada melhor que apresentar Jorge Jesus como o sucessor de Vítor Pereira, para dar ao FCPorto a capacidade europeia que eles não conseguem ter, onde sempre que o desafio aumenta de complexidade... O FCPorto mostra não ter o estofo europeu que Jesus deu ao SLBenfica, como se viu na 4a feira.
É este "síndroma Peseiro", aliado ao amadorismo e impreparação da estrutura do SLBenfica, que deixa os treinadores entregues ao seu próprio destino e sujeitos às pressões e boicotes internos, que faz com que Jesus considere efectivamente a saída.
O desafio é decidir entre a sua grande ambição: Sair para o estrangeiro, onde Inglaterra chama por ele, ou manter-se em Portugal, o que é bastante mais seguro até face à barreira da língua. Ao manter-se em Portugal, não tenho duvidas que Jesus tem a certeza aí o projecto que lhe oferece melhores garantias de apoio e projecção europeia é o FCPorto.
É por isso que afirmo que Luis Filipe Vieira, se considera Jesus "o seu treinador", comete dois erros de palmatória:
1. Não lhe ter proposto a renovação logo quando foi reeleito e com a duração do seu mandato
2. Insistir em manter uma estrutura de apoio ao futebol com pouca competência e muito impreparada para os imensos desafios e jogos de bastidores do futebol português. Desta forma, deixa os treinadores "entregues à própria sorte". Se juntarmos a isto a feira de vaidades no resto dos dirigentes onde todos se consideram legitimados para ter opinião e exercer sob o Presidente influencia nesse sentido.......
Ao cabo de mais de 15 treinadores nos últimos 10 anos, será nunca ninguém constatou que o problema não estará nos treinadores?
إرسال تعليق