Lição de humildade

مواضيع مفضلة

الاثنين، 13 مايو 2013

Lição de humildade

Como havia previsto a quente após o jogo com o Estoril o Benfica perdeu no Dragão. Uma previsão que me custou muito ver concretizada mas que veio apenas confirmar a realidade estatística do Benfica contra o Porto naquele estádio.

Se existe algo que muito benfiquista tem que aprender com o jogo de ontem é que é essencial ter humildade. E esta é uma lição que o mais simples adepto até aos membros da Direcção têm que aprender.
Na 6ª-feira apanhei um táxi conduzido por um sportinguista ou portista que vinha completamente desvairado e passou metade da conversa a zurzir nos colegas de trabalho benfiquistas - que o Porto os ia calar no dia seguinte (eu não dei seguimento a conversas sobre bola senão ainda me chateava com o homem e falei sobre assuntos mais consensuais como malhar no Coelho e Gaspar e sobre o tempo).
No entanto, esta situação levou-me a reflectir sobre como muitos benfiquistas vivem o Benfica. Muito sinceramente, eu sou benfiquista mas não me gabo do clube. Prefiro guardar os foguetes para quando há motivos para festejar e não gosto de esfregar na cara de amigos e colegas de outros clubes as "glórias" do meu clube. Acho que é por causa disso que se criam ódios e sentimentos primários contra o clube. Prefiro viver as alegrias do Benfica com quem partilha essas alegrias do que me rir da miséria alheia.
Acordei para a realidade de que muitos benfiquistas (especialmente da zona de Lisboa) não vivem assim o Benfica e pura e simplesmente adoram esfregar na cara dos outros o seu "benfiquismo". Esta atitude é pervasiva e vai desde o mais simples benfiquista até ás altas esferas do clube. Basta ver os festejos totalmente descabidos por parte da equipa técnica e membros do clube após a vitória na Madeira. O campeonato não tinha acabado na Madeira e pelos vistos só acordaram para essa realidade anteontem.

O que me interrogo é de onde vem esta atitude?
Nos últimos 20 anos existe razão para esta fanfarronice depois das repetidas humilhações a que o Benfica foi submetido? Não chegaram estes vinte anos para ganhar alguma humildade??

O Benfica actual não passa de uma caricatura do Benfica de outros tempos. Um Benfica que em 50 anos de história garantiu 9 finais europeias e ganhou três (contando com a Taça Latina). Esse Benfica atingiu esse patamar não com gabarolice, fanfarronice e pavoneando-se nos bons momentos e escondendo-se nos maus mas com uma atitude de conquista, de não contar com as vitórias antes dos jogos estarem jogados.
O que ficou desses tempos infelizmente foram apenas os troféus na vitrine porque a atitude e a postura humilde e trabalhadora para os alcançar - aquilo que verdadeiramente definia o Benfica - perdeu-se.
Claro que eram outros tempos. Tempos em que quem governava o País era um senhor tétrico que incutia nos portugueses que as melhores qualidades eram a modéstia e a frugalidade ao mesmo tempoque estagnou o País no tempo. Mas nessa época, o português era humilde mas sabia que tinha que trabalhar para sobreviver e alcançar o sucesso - estender a mão e pedir subsídios á Europa não era uma opção.

Muita coisa mudou no Benfica desde então, já atravessámos o nosso calvário e o clube está a caminho da recuperação. Mas para completar esse processo falta uma qualidade essencial: humildade. Assumir que todos os adversários são um Cabo das Tormentas á espera de ser ultrapassado e não um simples cruzeiro de verão pelo Mediterrâneo. E essa atitude tem que vir de cima. Luís Filipe Vieira é uma pessoa que subiu a pulso na vida. E essa subida não foi alcançada com gabarolice e a pôr a carroça á frente dos bois. Logo, não esqueça de onde veio e do que teve de suar para chegar onde chegou. Implemente esse espírito de sacrifício no clube porque é isso que está a faltar para darmos o salto.
Acima de tudo ensine isso a quem está na estrutura e pensa que o Benfica é rei do futebol português por legítimo direito. Não é. O Benfica era o clube mais ganhador porque era quem mais lutava pelas vitórias mas esse espírito morreu com os anos 80. Para o Benfica voltar a ser grande é necessário que volte a ser humilde.

Edit. Caros leitores o facto de não haver humildade no Porto é fácilmente justificável: eles ganham títulos.
Nós não temos títulos que justifiquem a basófia que tanta gente, da Direcção a adeptos e sócios demonstram.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف