No seguimento do tópico anterior do Redmoon, gostaria de deixar uma sugestão para uma correcta gestão dos activos mais jovens do SLBenfica. Alguns jogadores que poderão tornar-se casos de grande competência e valorização para o futuro de curto prazo do SLBenfica. A saber:
- Jan Oblak (Rio Ave)
- Nelson Oliveira (Corunha)
- Miguel Rosa (equipa B)
- David Simão (Marítimo)
- Derlis Gonzalez (juniores)
- Diego Lopes (está no Rio Ave)
- Sancidino Silva (juniores)
- João Cancelo (equipa B)
Depois há ainda os recém contratados: Bryan Garcia, Diogo Rosado, Rui Fonte, Rojas... que não tenho conhecimento dos mesmos para saber da sua perspectiva futura.
Relativamente aos emprestados, não me parece que nenhum dos jogadores deva regressar ao SLBenfica já na próxima temporada, por motivos distintos, vejamos:
- Oblak, está a fazer uma ENORME temporada ao serviço do Rio Ave e como expliquei nos comentários do tópico do Redmoon, mm GR que está "sempre em jogo" tem os niveis de concentração permanentemente activos e se for bom GR, tende a destacar-se.
Dificil, dificil é quando chegam a grandes clubes e passam 85 minutos sem estar em jogo e de repente têm que fazer uma defesa que vale um jogo. Foi precisamente isto que "matou" Roberto e que o faz de novo no Saragoça voltar a exibir-se a bom plano.
Nesse sentido considero que Oblak se deveria manter em Portugal, mas emprestado a um clube com maior solidez defensiva e, portanto, menos activo durante todo o jogo: Guimarães, Marítimo ou mesmo Braga.
- Nelson Oliveira, teve uma temporada... perdida! Totalmente perdida! Foi muitíssimo mal escolhido o Clube por parte de Jorge Mendes. A escolha foi tardia e acabou num clube sem rumo e, pior ainda, que já tinha um avançado "histórico" no clube e outro cujo empréstimo era preciso rentabilizar a curto prazo (Pizzi).
Como habitualmente o jogador foi por ali "abandonado" e erradamente a sua situação não foi revista em Janeiro. Deve, portanto, regressar a Portugal para ser emprestado - na minha opinião- a um clube com ambições reais e que jogue futebol de ataque. Tal como o Oblak, a minha sugestão fica no eixo Guimarães, Marítimo, Braga.
Já aqui escrevi no tópico Rubrica GB: Braga x Guimarães que entendo que a inclusão do Nelson Oliveira na aquisição do Eder do Braga seria uma excelente perspectiva para o SLBenfica (e para o Braga). O SLBenfica valorizava muito o Nelson, o Braga com sorte saia até a ganhar em termos de jogador e ainda recebia o dinheiro da transferência (7 ou 8M€) e o Ruben Amorim em definitivo, que com a ascensão do André Gomes não faz sentido regressar.
- David Simão, está claramente numa época de arranque. Afirmou-se a titular de uma equipa competitiva e faz alguns jogos de grande qualidade, mas falta-lhe "pegar na equipa às costas" como faz o Miguel Rosa e assumir-se como decisivo. Para o próximo ano, novamente o empréstimo com esta característica: manter um elevadíssimo grau de competitividade para que o David se assuma de vez.
- Diego Lopes, está no clube certo e este ano já foi jogando (está no primeiro ano de senior) e deve continuar o seu percurso para que possa (ou não) vir a confirmar o elevado potencial.
Quanto aos que estão esta temporada no Clube (equipa B e Juniores), à excepção do Miguel Rosa, a minha sugestão é o empréstimo em Portugal na I Divisão, no caso do João Cancelo, e a equipa B para os restantes.
Clubes como Paços Ferreira, Rio Ave, Académica, etc são os clubes certos para uma primeira temporada do João Cancelo na divisão mais importante do futebol nacional. Derliz e Sancidino terão na equipa B um importantíssimo processo de transição acompanhado (deseja-se).
Esperemos que haja capacidade do SLBenfica para gerir bem estes activos que potencialmente poderão vir todos ou quase todos a ser atletas da equipa principal a curto/médio prazo. Acredito que temos ali potencial para obter no mínimo 5 em 8 atletas que se valorizarão e valorizarão a equipa principal.
إرسال تعليق