Nelson Oliveira - Saber proteger os nossos

مواضيع مفضلة

السبت، 9 فبراير 2013

Nelson Oliveira - Saber proteger os nossos

Como sabem sou um profundo admirador das competências de Nelson Oliveira em particular, mas em geral um defensor da aposta nos jogadores da formação do SLBenfica.

Li esta semana o Nelson Oliveira, finalmente, falar da sua situação no Corunha e do impacto que isso tem na sua evolução como jogador.

Não posso estar mais de acordo com o Nelson e entendo que o SLBenfica tem efectivas responsabilidades na (não) evolução de Nelson Oliveira nos últimos dois anos.

Tem que haver, definitivamente, no SLBenfica um plano de desenvolvimento de competências dos jogadores que são identificados como potencialmente capazes de integrar o plantel principal.

Ou seja, é preciso que cada jogador tenha, desde os juniores, um acompanhamento quase personalizado ao longo do ano final na formação, no período de transição entre o futebol jovem e profissional e... Nos primeiros anos de futebol profissional.

O SLBenfica só está a cumprir como o primeiro 1/3 desta situação.

Estamos a cometer um erro comum no futebol de alta competição que é o de ficar a aguardar que os jogadores superem todas as circunstancias e se destaquem sobre qualquer prisma, independentemente do treino que tenham, do tipo de equipa que integram, o treinador, etc.

Quem não comete estes erros são, pois claro, os clubes de topo na formação que mantêm um apertado plano de acompanhamento dos jogadores que vai desde a escolha criteriosa dos empréstimos, passando pela analise profunda do tipo de treino e de treinador, as expectativas de quem procura e recebe o jogador, etc.

Na minha perspectiva o Nelson criou (erro dele) e criaram-lhe (erro do clube) a ideia de que era jogador do plantel principal. Nesse sentido, obviamente, a equipa B deixou de ser uma opção e acabou "empurrado" para mais uma das negociatas do Jorge Mendes que também não o quis ver desvalorizado e já estávamos na altura no final do período de transferencias.

Um ano perdido para um dos jogadores da formação do SLBenfica que mais potencial tem e demonstrou até hoje.

Ainda vamos a tempo e concluir a formação do Nelson Oliveira. Mas já não teremos muito mais tempo, com pó menos ainda temos para o Miguel Rosa. São dois jogadores que mais ano, menos ano aceitam a condição de "inaptos para o grande SLBenfica" e depois de um ou dois anos num clube inferior, acabam a ser uma aposta clara de um cube de relevo que lhe dará o acompanhamento necessário para evidenciarem as suas competências e qualidades. Esse é o tal momento em que acabamos por nos arrepender...

Dirão alguns "que exemplos há desses?". E eu respondo que também não houve até então potencial como o de Nelson e Miguel.

Mas há outros que merecem mais atenção e melhor acompanhamento: Miguel Victor e Roderick sao claramente dois jogadores que deveriam (de forma diferente) ter outro tipo de acompanhamento - o primeiro com mais oportunidades para jogar efectivamente e outro tendo a oportunidade de jogar duas épocas inteiras a titular numa equipa da primeira liga.

Volto a reforçar, nenhum dos quatro jogadores tem hoje em dia, possivelmente, lugar no 11 do SLBenfica, mas todos eles têm capacidade e competência para vir a ter esse lugar e até poderem ser boas fontes de rendimento futuro, desde que o SLBenfica queira fazer um trabalho de sustentação e desenvolvimento das suas capacidades técnicas, mentais e físicas.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف