Vencer a Taça da Liga é como vencer a Liga dos Campeões? Evidentemente que não. Tem o mesmo peso de vencer o Campeonato ou até mesmo a Taça de Portugal? Quer-me parecer que também não. Das quatro competições em que o Benfica entra para vencer no início de cada época, todos estaremos de acordo que a Taça da Liga será aquela de menor importância.
Agora, alguma vez durante as duas últimas épocas ouvimos alguém no Benfica reclamar uma época de sucesso por terem vencido a Taça da Liga? Não me parece. Acho que a celebração dessas conquistas foi feita à medida da dimensão do troféu, ou seja, uma pequena alegria dada aos adeptos mas, sem o prestígio suficiente para arrastar multidões para o Marques do Pombal nem para salvar uma época.
Então, se assim é, porque razão vem esta criatura de nome Miguel Guedes, por causa de um erro estratégico do seu clube com todos os indícios de vir a dar a exclusão da competição, eleger com ironia a Taça da Liga como a competição mais importante do pais a seguir à Eusébio Cup?
Parece-me de uma falta de gosto a toda à prova! De uma falta de respeito atroz pelo maior símbolo que alguma vez o Portugal desportivo já teve! De facto, esta gente só vai começar a valorizar a competição Taça da Liga no dia em que forem capazes de vencê-la. Esta gente esquece-se que foram derrotados numa final dessa competição por 3-0 pelo tal clube que foi capaz de conquistar essa Taça durante quatro anos seguidos! Ou se calhar só vencemos porque eles nos deixaram vencer, era um troféu que ficava mal na vitrina deles.
Esta gente, que anda a contar conquistas de Super-Taças em cada ano para reclamar mais troféus conquistados do que o Benfica, tem depois a lata de tratar a Taça da Liga como um troféu clandestino? Quer-se dizer, as Super Taças contam e as Taças da Liga não? Está bem ó Guedes!!
E para desacreditar ainda mais o valor desta Taça, têm de trazer à baila e fazer pirraça de Eusébio Cups ou dos Troféus do Guadiana? Mas alguma vez o Benfica reclamou essas conquistas de troféus particulares, como conquistas importantes da época?
Em abono da verdade, e em teoria, vencer uma Taça da Liga pode ser bem mais difícil do que vencer uma Taça de Portugal. Basta ver o ano passado, onde o Sporting chegou ao Jamor sem disputar nenhuma eliminatória contra um grande clube! Basta ver este ano, onde o Benfica também poderá levantar o caneco sem ter disputado nenhum jogo com Porto, Braga ou Sporting, enquanto é impossível vencer a Taça da Liga sem eliminar pelo menos um destes adversários numa meia-final ou final da competição.
Mas no fundo é isto o Anti-Benfica: Fazem até questão em fazer acreditar os mais desatentos de que é o Benfica que está mal por ter uma Eusébio Cup ou por respeitar (e ganhar) uma competição oficial do pais. Certos estão aqueles que tudo fazem para desacreditar competição;
É o Benfica que está mal por não ter ainda seguido o mesmo caminho que os clubes deles, por ter em mãos a hipótese de fugir da manada da Olivedesportos e traçar o seu próprio caminho no que aos direitos televisivos diz respeito. E tão preocupados que eles andam...;
É do Jorge Jesus que todos querem saber se continua ou não na próxima época, e o Vítor Pereira lá anda e ninguém se preocupa nem lhe passa cartão, o país quer lá saber se o homem fica no Porto mais um ano, ou se vai mostrar no clube seguinte que todos os canecos levantados a Norte tiveram bem pouco da sua contribuição;
É do Benfica que se fala um ano inteiro, porque contratou um guarda-redes frangueiro por 7.4 milhões e vendido posteriormente por 7.5. Os Viscondes lá andam, falidos mas em paz, sem ninguém querer saber onde andam os 6.5 milhões do Pongolle ou os 8 milhões do Elias.
É do Benfica que se fala, porque quando não há Benfica para falar, é apagar a televisão e encerrar os pasquins, fazer as malas e ir de férias!
...E é por isso que eles nos odeiam...
Bem sei que não é pelo facto dos adeptos do Benfica serem em maior número, que as nossas vitórias têm mais ou menos importância que as dos outros clubes. O que são é muitíssimo mais grandiosas, porque a grandiosidade faz-se de massa humana, não se faz de vitrinas nem de latão...
A verdade, nua e crua, é que foram trinta anos de vitórias azuis e, o país, em vez de se ter pintado de azul, continua a ser cada vez mais vermelho... Esse sim é que é o nosso verdadeiro património... a prova irrefutável da grandeza de um grande clube.
إرسال تعليق