Finalmente viu-se o Benfica a ganhar em Braga com Jorge Jesus!
Um jogo marcado por um Benfica com duas faces.
Na primeira parte, Jesus montou um Benfica diferente do habitual muito por culpa da indisponibilidade de Cardozo. O Benfica entrou com um meio-campo reforçado com Gaitán a jogar como maestro. O Benfica entrou forte e a aposta em Gaitán foi ganha com este a saber lançar os alas e Lima que por sua vez aproveitaram bem as (muitas) fragilidades defensivas do Braga, com o guarda-redes Beto a ficar mal na fotografia nos dois golos.
Viu-se uma equipa concentrada com uma defesa solidária, um Artur ao seu nível habitual (depois das oscilações nos últimos dois jogos para o campeonato) e um meio-campo e ataque fortes. Sálvio e Lima a darem água pela barba aos bracarenses.
Na segunda parte viu-se um Benfica diferente que entrou mais cauteloso e a jogar claramente para defender o resultado. Uma táctica contra-natura para o Benfica de Jesus e que normalmente resulta em dissabores para o Benfica.
Felizmente, desta vez as coisas correram bem porque (atipicamente) o Benfica jogou contra 11 e não contra 14 como costuma ser hábito nestas deslocações. O Braga tentou pressionar e chegar ao empate mas a mim nunca ficou a impressão de que pudesse lá chegar com vários elementos-chave da equipa claramente desinspirados e sem aquela vontade anti-benfiquista típica dos ressabiados.
Apesar de não ter gostado da táctica na segunda parte, tenho que dar a mão á palmatória a Jesus. Baralhou a equipa e com isso confundiu o Braga e na segunda parte a aposta na defesa do resultado funcionou com a equipa a corresponder. Não será algo que recomendo que se faça contra outras equipas fortes (principalmente no Dragão no fim do campeonato) mas desta vez funcionou.
Para ser franco estava á espera que fosse este o jogo em que o Benfica ia ser atirado para baixo pela corrupção. Estava á espera daquelas armadilhas típicas dos Corruptos B, de um árbitro caseiro e de um público hostil. Comparado com anos anteriores não se viu nada disso. O público esteve mais calmo que o habitual (será resultado de os "queridos amigos" do Porto terem provocado a morte de um bracarense? De se aperceberem que a retórica anti-benfiquista de Salvador é só fogo de vista de quem é parceiro de negócios de Vieira e que vende jogadores ao Benfica se o dinheiro aparecer?), não se viram armadilhas rasteiras da estrutura do Braga e o árbitro surpreendentemente não assaltou o Benfica. Devem estar a guardar os Proenças, Jorges Sousas e Xistras para o final do campeonato...
إرسال تعليق