Jesus: Calar ou Dispensar?

مواضيع مفضلة

السبت، 3 نوفمبر 2012

Jesus: Calar ou Dispensar?


Fica desde já a minha escolha: CALAR e MANTER... com regras novas.

Antecipo um jogo complicado com o Guimarães hoje. É sempre assim quando começa a correr bem, Jorge Jesus deixa-se tomar pela soberba e desata a dizer o que não deve, quando não deve e numa forma totalmente desadequada.

Nas duas últimas vezes que abriu a boca, conseguiu "rebentar" publicamente com o Luisinho, Ola John e agora com o Melgarejo...

... Não satisfeito, quis considerar-se maior que o SLBenfica e ser ele a definir as condições de uma eventual renovação, assumindo desde logo que não estava dependente do título para tal.


Não sei se o Moniz estará como Administrador da SAD para cuidar da comunicação, ou apenas para os Direitos Televisivos, mas uma coisa eu sei: ALGUÉM QUE CALE O JORGE JESUS... ou pelo menos que lhe digam o que dizer.

Juntamente com o lote de Domingos, José Peseiro e Fernando Santos, Jorge Jesus integra um grupo de excelentes treinadores portugueses capaz de fazer parte das escolhas dos grandes. Todos eles têm defeitos, cada um o seu. Peseiro precisa de quem "segure" o balneário, por exemplo...

Portanto, há duas questões que se colocam:

1. O que é exigível a um treinador com um contrato milionário como Jorge Jesus - fala-se em 4M€/ano.

2. De quem é a responsabilidade de colmatar as falhas e defeitos do treinador?


No que me diz respeito, um treinador com um vencimento tão elevado (mesmo que fosse metade do que se diz, eu considerava muito alto) tem mesmo que valer campeonatos. Tem que fazer a diferença nos momentos decisivos da temporada... mas diferença positiva, pois as últimas intervenções de Jesus marcaram a diferença sim, mas pela negativa, dado que nenhum líder de um grupo de homens faz intervenções tão disparatadas.

Nesse sentido, entendo que um novo vínculo desta dimensão financeira para Jesus deveria estar necessariamente indexado ao cumprimento dos objectivos para os quais foi contratado: Ser campeão em 2/3 das temporadas do contrato, juntamente com a conquista de pelo menos uma Taça de Portugal e atingir uma final Europeia.

Porém, se não houver uma equipa de gestão da SAD, devidamente interventiva e competente para colmatar as suas evidentes falhas e faltas de competência no domínio comunicacional com os seus jogadores e nas intervenções públicas... e Jorge Jesus verá sucessivamente as suas equipas ruirem como castelos cartas ano após ano.

Poderemos ficar contentes por fazer milhões em vendas, pois os jogadores que são contratados com elevado potencial, saem com elevados encaixes - ainda estou por perceber a magia disto! Ou seja, quando será que vou ver jogadores de potencial pouco perceptível, se transformarem em jogadores de topo - isso sim é potenciar jogadores (exemplo: Paulo Ferreira, Costinha, Bosingwa, Raul Meireles, Maniche, etc. com Mourinho. São jogadores que só renderam com Mourinho... tal como muitos dos jogadores do Inter).

Mas se quisermos antes ser campeões, Jorge Jesus tal como o conhecemos tem que mudar. O SLBenfica tem que ter realmente um director desportivo que exerça efectivamente uma liderança sobre o treinador, limitando as suas tarefas ao que se espera realmente dele - que treine e oriente os jogadores, de acordo com um modelo de jogo definido, para o atingimento dos objectivos do SLBenfica.

Depois, terá que isto ser complementado por uma equipa de comunicação que funcione nos bastidores e que compreenda o futebol nacional, os interesses e conheça os interlocutores (jornalistas e outros). Essa equipa de bastidores (não é suposto dar a cara) é quem deverá orientar o discurso e a mensagem de Jorge Jesus, limitando-a aos interesses do SLBenfica... e não aos interesses do treinador.

O melhor para o SLBenfica, não é o Jesus que decide.

PS- Já agora expliquem ao homem que ele não conquistou os 32 titulos do SLBenfica, mas sim o 32º.

إرسال تعليق

المشاركة على واتساب متوفرة فقط في الهواتف