Aqui há uns tempos o NGB lançou o desafio de comentarmos 4 questões no sentido de clarificarmos o as razões que nos conduziam a escolher um Presidente. Como reconheço o NGB como um espaço deveras interessante de pluralidade decidi - em contra-ciclo com os post's que aqui têm sido publicados - responder a essas perguntas, justificando, dessa forma, o meu voto em Luís Filipe Vieira.
O que o vai fazer a si, sócio do Benfica, decidir?
Decidi votar em Luís Filipe Vieira porque confio no trabalho que realizou até aqui e acredito na sua capacidade de corrigir erros que foram sendo cometidos ao longo do percurso. O Benfica tem conseguido, ao longo da última década, reestruturar-se e ganhar força e acho que uma mudança de líder nesta altura seria o pior que nos podia ter acontecido. Todos sabemos que este tinha sido prometido como o mandato do sucesso desportivo e, como tal, é óbvio que queria ter ganho mais. Vencemos 1 campeonato, 3 taças da liga e conseguimos 3 apuramentos para a champions. Vencemos inúmeros títulos nas modalidades, mas isto não chega. Eu sinto isso, tu que estás a ler sente isto e o Presidente também o sente - talvez melhor que ninguém.
Contudo, acho que o Benfica de hoje - particularmente depois da tríade Vieira, Rui Costa & Jesus - é muito mais competitivo e está muito mais próximo de ganhar consecutivamente. Fomos campeões a jogar um futebol de topo, atingimos os quartos de final da champions tendo caído aos pés do campeão Europeu (e de forma injusta) e chegamos a meia-final da Liga Europa. O 2º lugar para os Benfiquistas é o primeiro dos últimos e os títulos em catadupa nas modalidades não servem em tempo de eleições e parece que só têm sentido quando o futebol também ganha. É bom que no Benfica haja este sentimento, mas se hoje pensamos assim devemos isso a Vieira que nos devolveu a competitividade e títulos (mesmo que poucos) 11 anos depois.
Para além das questões desportivas existe um trabalho institucional e financeiro que devolveu credibilidade ao Benfica e, na minha modesta opinião, era muito difícil alguém ter feito melhor. O Benfica - por mais ficção que se promova à volta das suas contas - não tem salários em atraso, não fecha modalidades e nem vê os seus prémios da UEFA retidos. O Benfica foi o único clube Português a integrar o projeto-piloto do fair play financeiro e isso demonstra a transparência das contas. Mais, os encaixes das transferências de Witsel e Javi, aliados à renegociação dos patrocínios das camisolas e dos direitos televisivos vão permitir uma discussão completamente diferença em exercícios futuros. E, por tudo isto, só faz sentido que seja Vieira a continuar esse trabalho. Ou acham que era possível fazer bons negócios sem ter existido o trabalho de reestruturação que foi feito?
Que pontos acha essenciais para apoiar o candidato A ou B? O que espera ouvir de cada um deles?
Para mim os pontos essenciais na candidatura de Vieira teriam de passar por aspectos muitos simples e que já os vi manifestados, publicamente, pelo Presidente:
- Ser capaz de assumir alguns erros de gestão no futebol e aprender com eles;
- Apostar de forma consistente na integração de jogadores da formação na equipa principal;
- Explorar todas as possibilidade existentes para a questão dos direitos televisivos permitindo ao Benfica não só um bom negócio, mas também encontrar um parceiro comprometido com o sucesso do Benfica;
- Motivação para ganhar mais, que entenda como missão "devolver" aos sócios o que é seu por direito: a hegemonia do futebol Português.
(Não tenho dúvidas - por isso é que defenderei a sua eleição - que estes princípios estão presentes no novo ciclo de Luís Filipe Vieira)
De um candidato da oposição esperava arrojo e inovação. Esperava que fosse capaz de traduzir em projetos e ações práticas as críticas que galvanizaram a sua candidatura. Mesmo que pensasse coisas distintas do que penso, elogiaria um manancial de ideias concretas que nos permitisse contrastar com aquilo que este Presidente tem feito. Nunca esperaria de um candidato da oposição uma revisão de feitos de LFV e uma mão cheia de nada para o futuro...
O que espera do próximo Presidente do Benfica?
Partindo do princípio que deu origem a este post (justificar e argumentar o meu apoio a LFV) o que espero do actual/futuro Presidente do Benfica é, alicerçado em tudo (infra-estruturas, credibilidade institucional, projeto desportivo) o que construiu até agora, ganhar, ganhar, ganhar!
Mais, mais do que ganhar, quero ser primeiro. Primeiro no futebol, primeiro nas modalidades, primeiro nos contratos publicitários, primeiro nas receitas com os direitos televisivos, primeiro em nº de espectadores no Estádio, primeiro na formação de futebol, primeiro na formação de todas as modalidades, primeiro na luta pela verdade desportiva. E quando não for primeiro, quero ser o melhor...
Acredito que LFV é o homem certo para atingir estes objectivos.
إرسال تعليق