Trapattoni(73 anos) - Uma época/1 Título de Campeão e uma presença na Final da Taça de Portugal
Jorge Jesus(58 anos) - 3 Épocas/1 Título de Campeão(Como no tempo de Trapatoni não havia Taça da Liga, não é item comparável)
O italiano tinha ao seu dispôr este plantel: AQUI
O homem da Amadora tinha no seu primeiro ano o seguinte grupo: AQUI
Mas quanto ao restante currículo. O que fizeram antes do Benfica?
Trapattoni:
7 Ligas italianas; 1 Liga Alemã; 2 Taças de Itália; 1 Supertaça de Itália; 1 Taça da Alemanha; 1 Taça da Liga Alemã; 1 Taça dos Campeões; 3 Taças UEFA; 1 Taça Vencedores das Taças; 1 Supertaça Europeia; 1 Taça Intercontinental
Jorge Jesus:
1 Campeonato 2ª Divisão; 1 Taça Intertoto
Acrescento que os títulos de Trapattoni acima mencionados, antes de treinar o Benfica, foram ganhos até aos 58 anos de vida do italiano. A idade de Jorge Jesus hoje.
Também, a esmagadora maioria desses mesmos títulos foram vencidos antes dos efeitos da Lei Bosman, em que não se enchia um plantel de estrangeiros e se encostavam os valores nacionais. O futebol não era dominado por meia dúzia de clubes, mas sim por muitos outros que com essa mesma Lei Bosman desapareceram da ribalta.
O valor investido pelo clube em 2004/2005 não tem comparação com o valor investido e que culminou no plantel de 2009/2010. Nem no investido desde então.
Trapattoni chegou ao Benfica sem nunca ter treinado em Portugal.
Jorge Jesus já treinava em Portugal há 20 anos quando chegou ao Benfica.
A história do Benfica fez-se e faz-se de vitórias. Títulos.
Não se fez nem faz de vitórias morais, de sucessos parciais e insuficientes, nem de falta de exigência.
Transformar Jorge Jesus no melhor treinador que passou pelo Benfica nos últimos 20 anos é desprezar o que realmente conta no desporto profissional: o sucesso desportivo.
E este sucesso desportivo não contabiliza recordes de vitórias, golos marcados, goleadas a clubes inferiores.
O sucesso desportivo apura-se nos resultados com os melhores, tendo como auge as vitórias finais.
Comparativamente, Jorge Jesus com mais recursos e qualidade no plantel, fez menos que Trapattoni, que tinha um plantel claramente inferior. Isso é ser melhor? Claramente, não é.
إرسال تعليق